TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NUMA ABORDAGEM EDUCATIVA SOBRE O ACOMPANHAMENTO ÀS VÍTIMAS

Por:   •  23/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................... 4

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA ......... 5

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO ...................... 5

4 JUSTIFICATIVA ........................................................................................... 5

5 METODOLOGIA ......................................................................................... 6

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ........................................................................ 6

7 CRONOGRAMA ........................................................................................... 8

8 ORÇAMENTO .............................................................................................. 8

9 RESULTADOS ESPERADOS ..................................................................... 9

10 REFERÊNCIAS ......................................................................................... 9

1 INTRODUÇÃO

A violência em seus mais variados contornos é um fenômeno histórico na construção da sociedade brasileira, iniciada desde a escravidão, primeiro com os índios, depois com a mão de obra africana, a colonização mercantilista, o coronelismo, os oligárquicos antes e depois da independência contribuíram enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do Brasil.(CAMARGO, 2013).

De acordo com Camargo e Buralli (1998), violência significa "ato de violentar, qualidade do que é violento, força empregada abusivamente contra o direito natural, constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a praticar algo." A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e o abuso da força, ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer.

Todos os dias, mulheres, idosos,crianças e adolescentes são vítimas de maus-tratos e, com frequência, os autores dessa violência são seus próprios pais ou responsáveis. Maus-tratos é um termo bastante difundido para se referir à violência cometida contra crianças e adolescentes no âmbito familiar, (violência doméstica), no âmbito institucional mais amplo ou pela sociedade (LEMOS, 2013).

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA

Com esse trabalho, reflete-se como a ação dos profissionais frente à temática pode ser desencadeadora de um processo no qual agentes (assistente social ,professores, administradores, profissionais da área da saúde...) bem preparados poderão ser uma via de contribuição para que as vitimas de violência doméstica tenham seus direitos assegurados pela sociedade.

Como o Assistente Social poderá atuar junto às vitimas de violência doméstica para assegurar que esta situação não se repita mais, dentro de uma abordagem de acompanhamento e assistência social?

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO

3.1 Geral: Esclarecer através de um levantamento bibliográfico sobre a atuação do assistente social nos casos de violência doméstica.

3.2 Especificos : Informar sobre a importância do acompanhamento social as vitimas de violência doméstica. Identificar os tipos de violência praticadas junto as vitimas, abordar a Constituição federal apresentando as garantias as vitimas de violência doméstica.

4 JUSTIFICATIVA

A proposta de trabalho é de desenvolver ações sócio-educativas no sentido de promover um trabalho cooperativo fomentando a participação e a integração dos alunos/as, visando levar o conhecimento propiciando na liberdade de escolha de medidas contra os agressores.

A violência doméstica recebeu tal denotação por acontecer no ambiente do lar, e o autor da agressão geralmente é alguém que já manteve, ou tem alguma convivência íntima com a vítima, as agressões podem ser desde marcas aparente no corpo, configurando a violência física, violência psicológica, esta abala a estrutura emocional da vitima.

O interesse por esta pesquisa surgiu a partir do contato através do estagio supervisionado II, onde foi visualizado pela pesquisadora que inúmeros casos violência doméstica dentro de casa .

A partir da convivência com os núcleos de ensino que estagiamos, podemos observar que há inúmeros problemas sociais, como desemprego, informalidade, dentre outros, mas um mais frequentes é a violência intra-familiar contra todos. Por isso justamente que foi elaborado esse projeto com esse tema pelo fato de que muitas pessoas vítimas de agressões comecem a conhecer seus direitos e possa ir à busca deles.

A relevância social deste estudo justifica-se pela possibilidade de mostrar à comunidade acadêmica, a sociedade em geral, a importância de lutarmos para por fim a esse fenômeno ou cobrar das autoridades uma posição, mais correta e severa frente aos autores de tal delito, proteção e garantia as vitimas.

5 METODOLOGIA

Este trabalho de análise pretende de uma metodologia embasada por referencial teórico, onde possam ser analisados artigos disponibilizados em sites eletrônicos que falassem sobre a intervenção do Assistente Social junto as pessoas vitimas de violência doméstica.

A abordagem utilizada na análise dos dados foi qualitativa, sendo que a técnica empregada para o desenvolvimento dos trabalhos foi à analítica descritiva.

Através de uma pesquisa bibliográfica desenvolvendo-se a partir de material já elaborado, constituído, sobretudo, de livros, artigos científicos e materiais veiculados em jornais, revistas ou publicações de cunho acadêmico, científico ou da área profissional do pesquisador.

Fazendo com que a análise de dados seja criteriosa obedecendo a diversas etapas, como: aferição dos dados, elaboração dos mesmos em forma de tabulação gráfica, e comparação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com