TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERIGO INVISÍVEL

Por:   •  26/2/2016  •  Abstract  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

PERIGO INVISÍVEL

A biossegurança pode ser encontrada em vários setores, entre eles, hospitais, laboratórios de saúde, hemocentros, universidades e laboratórios.

A preocupação com a biossegurança cresceu junto com a circulação de pessoas e mercadorias em todo o mundo, pois, através disto, vírus e bactérias podem ser transportados, seja por pessoas infectadas ou por transporte proposital de substâncias contaminadas, podendo então se espalhar por vários lugares de um país, e até mesmo do planeta.

Na opinião dos especialistas que discutem a biossegurança, o grande problema não está na nas tecnologias disponíveis para eliminar ou minimizar os riscos, mas sim no comportamento dos profissionais, pois, na maioria dos casos, acidentes ocorrem devido a falha nos procedimentos de segurança a serem tomados ao manipularem os materiais contaminados, seja pela falta de atenção ou até mesmo por improvisação de materiais impróprios para o trabalho e que, mesmo sabendo dos riscos que estão correndo, não se dedicam em tomar todas as devidas precauções. O Ideal é que todos os trabalhadores envolvidos em atividades que representam algum tipo de ameaça química ou biológica, estejam preparados e dispostos a enxergar e apontar os problemas.

Especialistas também discutem medidas simples para prevenir a contaminação dos profissionais da saúde como vacinação contra doenças que tem o maior risco de contaminação como rubéola, tétano, gripe e hepatites.

Outro índice muito típico de falha nos procedimentos corretos de biossegurança está relacionado aos resíduos hospitalares descartados de forma incorreta, pois neles podem estar agulhas, lâminas e tubos de ensaios quebrados. Isso porque são materiais que entram em contato direto com substâncias contaminadas e podem facilmente provocar um corte em uma pessoa sabia.

A forma de abordar e estudar a biossegurança, nos últimos anos, ganhou novos contornos. Até mesmo o fator psicológico dos trabalhadores passou a ser considerado no momento da avaliação dos riscos, pois a falta de condições adequadas de trabalho e pressões por produtividade podem influenciar negativamente os resultados e através disso, gerar a desmotivação para a realização das duas atividades de maneira correta.

Todos esses casos, o ponto central é a certeza de que, seja um pequeno acidente com materiais simples de laboratório ou uma epidemia desencadeadas por contato com pessoas infectadas, a reflexão sobre a segurança de todos os processos é fundamental para garantir a vida de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com