TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERÍODO PRÉ-CIENTIFICO, CIENTIFICO, O MATERIALISMO SUBSTANCIAL E O PERSONALISMO NA HISTORIA DA CONTABILIDADE

Monografias: O PERÍODO PRÉ-CIENTIFICO, CIENTIFICO, O MATERIALISMO SUBSTANCIAL E O PERSONALISMO NA HISTORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

O proposito deste artigo é expor ao leitor sobre a importância do “Administrador de Pessoas”, demonstrando sua capacidade de gerir de forma a tornar a sua equipe mais eficiente contribuindo assim para o crescimento da organização. O líder é visto como um dos principais responsáveis pelo sucesso da organização e tomar decisões, solucionar problemas, enfrentar mudanças, entender os processos e alcançar o sucesso, vão depender da sua forma de administrar. A Gestão de Pessoas no Brasil exige um profissional com novo perfil. O Brasil tem cerca de 6 milhões de empresas e nada menos do que 1 milhão de profissionais que atuam em atividades de Gestão de Pessoas, seja em áreas de Recursos Humanos, seja como supervisores, gerentes, diretores ou presidentes, a atividade de Gestão de Pessoas no Brasil começa a exigir um novo tipo de profissional, pois as empresas, de modo geral, já perceberam que administrar gente não é apenas distribuir tarefas e cobrar resultados.

Palavras-chaves: Administrador, Pessoas, Perfil, Características.

ABSTRACT

The purpose of this article is to expose the reader about the importance of " People Management " , demonstrating their ability to manage in order to make your team more efficient thus contributing to the growth of the organization . The leader is seen as a major contributor to the success of the organization and make decisions , solve problems, cope with change, understand the processes and achieve success will depend on its way to administer . The People Management in Brazil requires a professional with a new profile . Brazil has about 6 million businesses and no less than 1 million professionals who work in people management activities , whether in the areas of Human Resources , either as supervisors , managers, directors or presidents , the activity of Personnel Management in Brazil begins to demand a new kind of professional , as companies generally have realized that managing people is not only distribute tasks and collect results .

Keywords : Director , People , Profile , Characteristics.

INTRODUÇÃO

O mundo muda constantemente, e alguns perfis de executivos, bastante valorizados no passado, hoje, não vão agradar às empresas nem aos profissionais à sua volta.

Nos últimos anos, empresas que se tornaram objeto de desejo e de realização profissional do executivo moderno - aquele empreendedor que toma nas mãos sua carreira e desenvolvimento profissional como se fosse um negócio próprio - têm valorizado outros papéis para seus altos executivos. Para cargos de grande responsabilidade, onde o profissional tem que gerir e tomar decisões, as maiores empresas buscam um personagem bem diferente do “workaholic”, que agradava tanto anteriormente.

O executivo que aprendeu a cuidar de seus relacionamentos pessoais: família, amigos e comunidade; seus projetos particulares: hobbies e cursos; seus sonhos; e demonstra verdadeira preocupação social tem sido valorizado pelas corporações modernas e desenvolvidas. Estas empresas perceberam que o equilíbrio pessoal influi, e muito, na tomada de decisões difíceis e principalmente na sua relação com a solidão do poder. Isso, sem contar que quando o profissional é exposto a situações de alto estresse, ele precisa de “válvulas de escape” e aliados que o ajudem a enfrentar os desafios de uma carreira competitiva.

Na verdade, essa mudança ocorre devido a uma nova postura que os próprios executivos começaram a adotar e que foi sendo percebida, avaliada e valorizada pelas empresas. Quando um prestigiado profissional passa a se dedicar mais à sua saúde, praticando esportes; ou quando ele passa a priorizar sua família nos finais de semana; ou ingressa em cursos humanísticos de história, teatro, filosofia, artes e culinária; ou quando ele tem interesses em hobbies e cultura e dedica algum tempo para isso; ou quando ele decide ingressar em entidades de assistência social e coloca a mão na massa, ele “oxigena” suas ideias e princípios. Com isso, ele divide experiências e frustrações, quebra paradigmas e torna-se uma pessoa mais sintonizada com o mundo. Ele efetivamente se sente vivo, contribuindo para o mundo.

Não podemos esquecer que o profissional, por mais bem-sucedido que seja, antes de tudo precisa ter a consciência de que é um ser humano. Imagine como pode ser enriquecedor para quem está diariamente exposto a um cotidiano sofisticado e de poder, ter a humildade de começar a aprender algo em que não tem a menor experiência. Independentemente de sua carreira, isso o tornará certamente uma pessoa mais interessante, facilitando também seu trânsito social.

Uma prova de que ninguém consegue subir os degraus do sucesso sozinho é a crescente busca de altos executivos por entidades associativas como o YPO (Young Presidents Organization), onde existe um espaço estruturado para a troca de experiências, convivência e até mesmo a discussão de problemas pessoais.

Cada vez mais, os executivos vão depender de seu carisma, intuição, criatividade e capacidade de inspirar outras pessoas. O mundo já não aguenta mais o chato caricato que não consegue desenvolver um tema que não seja seu próprio trabalho.

REVISÃO DA LITERATURA

O período pré-científico na história da contabilidade

A vocação para a ciência ocorre quando se busca a verdade a respeito de acontecimentos que desejamos explicar. Entendendo que a base da nossa ciência (e de muitas outras) foram lançadas por intuições dos gregos. A escrita que sempre teve uma importância muito forte e nela as contas sempre estiveram destaque primordial, sendo natural a evolução por meio da observação das mesmas em sua relevância. Não pode ser matéria de combate e de depreciação a passagem pelo raciocínio contista e pelo formalismo que envolveu o curso do conhecimento contábil, pois o conceito é o caminho da enunciação das verdades junto com as formações teóricas é que constrói a ciência.

No campo da contabilidade o pré-científico só ocorre ostensivamente a partir da obra de Ângelo Pietra, em 1586, que de forma empírica, busca as razões dos conceitos e não só de expor uma forma ou arte de registrar fatos, ou seja, concebeu a conta como o principal objeto de estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com