TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PIM IV GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.443 Palavras (14 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

WILLIAM AUGUSTO DE OLIVEIRA RA 1889798

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

2018

WILLIAM AUGUSTO DE OLIVEIRA[pic 2]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

2018

RESUMO[pic 3]

Este trabalho trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM lV), do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental da Universidade Paulista – UNIP, que possui como objetivo demonstrar na prática o funcionamento atual de determinada empresado ramo da metalurgia com base em estudos das disciplinas:  Fundamentos de Ecologia: ecossistema e biodiversidade, Dinâmica das Relações Interpessoais e Química Ambiental. Com isso, pretende-se inserir o aluno no contexto real das práticas gerenciais de gestão ambiental, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, este trabalho foi construído através de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e de campo dos principais pontos levantados nas disciplinas apontadas anteriormente, tanto no que diz respeito à gestão de recursos ambientais e gerenciamento de resíduos, quanto nas relações interpessoais.

Palavras-chave: prática, gerenciamento, recursos, relações.

ABSTRACT[pic 4]

This work is an Integrated Multidisciplinary Project (PIM lV) of the Technological Undergraduate Course in Environmental Management of the Paulista University (UNIP), whose objective is to demonstrate in practice the current functioning of a certain metalworking industry based on studies of the disciplines: Fundamentos de Ecologia: ecossistema e biodiversidade, Dinâmica das Relações Interpessoais and Química Ambiental. With this, it is intended to introduce the student in the real context of management practices of environmental management, with a practical complementary character of the teaching-learning process. To do so, this work was built through a qualitative research with a bibliographical and field survey of the main points raised in the disciplines previously mentioned, both regarding the management of environmental resources and waste management, as well as in interpersonal relationships.

Keywords: practice, management, resources, relationships.

SUMÁRIO[pic 5]

1INTRODUÇÃO

06

2 FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA: ECOSSISTEMA E BIODIVERSIDADE

07

3 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

09

4 QUÍMICA AMBIENTAL

10

4.1 Entrada de matéria prima e energia

10

4.2 Emissões de poluentes

10

4.3 Produção mais limpa

11

5 GESTÃO AMBIENTAL

11

5.1 Implantação do Modelo de Educação Ambiental na Tramontina

12

5.2 Manual de Conduta Ambiental

12

5.3.Princípios Ambientais

13

5.4 Economia Verde

14

6 DINÂMICAS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

15

CONCLUSÃO

17

REFERÊNCIAS

18


1 INTRODUÇÃO

Esse projeto tem como objetivo realizar o levantamento das características e das práticas existentes na empresa do ramo de metalurgia, Tramontina, sediada no município de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul.  Considerada como uma das empresas mais importantes do Brasil, possui dez unidades fabris descentralizadas, sendo oito no estado do Rio Grande do Sul, uma no Pará e outra em Pernambuco, com um total de cerca de 8 mil funcionários.

No conjunto dessas dez fábricas, a empresa produz, atualmente, mais de 18 mil itens destinados aos mais diferentes segmentos. Tem presença forte também no mercado internacional, com 11 unidades internacionais e exportando para mais de 120 países. Devido ao sua presença em diversos setores e levados pelo conceito de sustentabilidade, a empresa em questão demonstra grande preocupação com o meio ambiente e possui um programa de gestão ambiental para alinhar a tecnologia com desenvolvimento sustentável.

Assim sendo, esse trabalho procura entrelaçar o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso e aplicá-lo de forma prática no funcionamento da gestão de recursos socioambientais que se apresentam nos desafios diários de uma companhia de grande porte como a Tramontina.

  1. FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA: ECOSSISTEMA E BIODIVERSIDADE

Segundo Lima (2018, p.1) Ecologia e ecossistema são níveis de organização e relações alimentares, transferências de matéria e energia nos ecossistemas, e estudá-los nos ajuda a conhecer os conceitos existentes nesta ciência, para entender a dinâmica da natureza  manifestada  nas  relações  entre os elementos bióticos e destes com os abióticos na busca de uma gestão dos recursos ambientais que preocupada com a manutenção sustentável dos recursos naturais.

Neste sentido, a indústria moderna vem cada vez mais manifestando interesse nessa alternativa para alcançar o desenvolvimento sustentável e preservar o ecossistema, pois esse processo industrial ajuda a minimizar os impactos negativos que as atividades industriais vêm causando ao longo dos anos no planeta.

Esse novo conceito é chamado de Ecologia Industrial e  busca prevenir a poluição, promover a reciclagem e a reutilização de resíduos, com isso diminui os impactos ambientais, que vão desde a extração de recursos até o transporte desses produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (926.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com