TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.240 Palavras (21 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

SEPI- SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

PIMENTA CONFECÇÕES E ACESSÓRIOS

MANAUS

2020


UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

SEPI- SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

FELIPE DE SOUZA OLIVEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

PIMENTA CONFECÇÕES E ACESSÓRIOS

Trabalho apresentado ao curso de Logística da Universidade Paulista – SEPI, como requisito obrigatório de nota, para cumprimento das disciplinas de Fundamentos e importância da logística, Contabilidade e Estatística Aplicada.

MANAUS

2020


RESUMO[pic 3]

A organização é o sistema de recursos que procura alcançar metas e para isso são necessárias algumas estruturas, componentes e condicionantes, que tornam os objetivos da organização mais claros e dessa forma da a entender aonde a empresa quer chegar e quais os recursos a serem aplicados para melhor organização.

Recursos são fatores da produção, e normalmente são bem vastos e importantes, entre muitos que existem, iremos nesse trabalho dar ênfase as matérias estudadas nesse período e que podemos assim dizer que são um conjunto de riquezas para o nosso conhecimento, e a riqueza da empresa primordial na fabricação do produto do começo ao fim.

Palavras-chave: Materiais. Organização. Metas.


SUMÁRIO

[pic 4]

INTRODUÇÃO        5

FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA        6

CONTABILIDADE        9

ESTATÍSTICA APLICADA        12

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16


INTRODUÇÃO

A busca incessante por redução de custos, característica do mercado atual, faz com que haja cada vez mais a necessidade de se comprar com qualidade e a custos menores. Girar os estoques num curto período de tempo é outra preocupação constante das empresas, evitando, principalmente, comprar materiais que possam se tornar obsoletos ou que venham a sofrer algum tipo de avaria no período que estão estocados. Estoques mal gerenciados podem acarretar prejuízos.

Para tanto, o comprador precisa ter conhecimento de todo o processo de gestão de materiais que vai da aquisição até a parte de consumo e estocagem.

A indústria têxtil e de confecção é bastante ampla e é composta por várias etapas produtivas inter-relacionadas. Basicamente, podem ser destacadas 4 etapas: 1) fiação: produção de fios ou filamentos que serão preparados para a etapa da tecelagem; 2) tecelagem: fabricação de tecidos planos ou tecidos de malha (malharia) e de tecnologia de não tecidos; 3) acabamento: operações que conferem ao produto conforto, durabilidade e propriedades específicas; 4) confecção: desenho, confecção de moldes, gradeamento, encaixe, corte e costura. Na etapa final, os produtos podem tomar a forma de vestuário, de artigos para o lar (cama, mesa, banho, decoração e limpeza), ou para a indústria (filtros de algodão, componentes para o interior de automóveis, embalagens etc.). O produto final de cada uma dessas fases é a matéria-prima da fase seguinte, o que denota à cadeia têxtil e de confecção um caráter bastante diversificado, sendo cada setor composto por grande número de segmentos diferenciados, com dinâmicas, estruturas físicas e players próprios.


FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

Desempenho operacional: Esse fator se relaciona com a capacidade operacional da logística e possui quatro medidas. A primeira é a velocidade, onde se mede o tempo necessário desde o pedido até a entrega da mercadoria. A segunda medida é a consistência, que é a capacidade de entregar o produto no prazo estabelecido constantemente.

A terceira é a flexibilidade, que é a capacidade da empresa de lidar com pedidos extraordinários feitos pelos clientes. Por fim, as falhas e sua recuperação, que medem a quantidade de falhas de uma empresa e como ela age para se recuperar das mesmas. Confiabilidade: Este fator se relaciona com a capacidade de empresa de manter sua disponibilidade e desempenho operacional em níveis aceitáveis.

Este fator se relaciona com a qualidade da logística pelo ponto de vista da empresa. Esta confiabilidade gera segurança para os clientes. Pode-se perceber que o serviço ao cliente não se preocupa apenas com a entrega do produto ao cliente, mas com todos os serviços prestados nesse processo e que agreguem valor para o consumidor. Esta visão mais completa da logística pode a transformar em um recurso dentro da empresa, e, consequentemente, em uma vantagem competitiva.

O conceito de logística reversa ainda é pouco conhecido e difundido. De acordo com Leite (2003), esse conceito está em plena evolução. Tal situação pôde ser comprovada nos questionários aplicados in loco, em que os respondentes foram indagados a respeito do conhecimento sobre o termo logística reversa. O representante do Supermercado A desconhece o termo e ainda não soube informar qual a finalidade desta prática.

Para que um produto chame a atenção do cliente ele precisar se diferenciar da concorrência, seja pela qualidade, seja por suas características, por sua durabilidade, confiabilidade ou qualquer outra forma (KOTLER; KELLER, 2006).

Quando o produto é novo, o papel da logística se torna ainda maior. Uma logística de qualidade ajuda a introduzir um produto novo no mercado. Um distribuidor pode encorajar seus clientes a experimentar o novo produto, ajudando a mostrar os benefícios e como ele se enquadra na variedade de produtos que ele já comercializa (ROSENBLOOM, 1999).

Outro papel fundamental da logística na estratégia dos produtos é o feedback gerado pelos clientes. Cada cliente possui uma percepção sobre os produtos comercializados. Esta opinião é transmitida no caminho de volta através do vendedor até a distribuidora e, finalmente, para a indústria. Essas informações permitem que ajustes sejam feitos e novos produtos lançados para atender à demanda existente.

Durante muito tempo a percepção de valor criado pela logística se restringia a sua capacidade de entregar sem falhas o produto ao cliente. Este é o lado mais operacional da logística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (294 Kb)   docx (602.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com