TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  5/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]     

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

RELATÓRIO PIM I

VANESSA PATRICIA SOARES DE OLIVEIRA

RA: 2143202

O objetivo desse Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) do Curso de Segurança do Trabalho, é abordar o levantamento das informações referentes a Empresa Ambev, que atua no ramo de bebidas, a fim de salientar os principais meios de atuação para o crescimento da empresa.

JAGUARIÚNA/SP

2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA         3
  3. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        4
  4. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        5
  5. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA                6
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8
  7. BIBLIOGRAFIA        9

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará o funcionamento da Empresa Ambev, levando dados coesos e pertinentes das matérias: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas da Informática, estudadas no Curso de Segurança do Trabalho.

A escolha da empresa foi feita pensando no grande crescimento do consumo e das variedades de bebidas pelo mundo. Será destacada informações presentes na administração, relacionadas com as matérias estudadas nesse curso.

Ao final, espera-se alcançar o proposito de demonstrar a gestão de uma instituição bem-sucedida e da importância da aplicação de métodos corretos e precisos na sua administração.

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Cervejaria Ambev nasceu da união entre duas empresas (Companhia Antarctica Paulista e Companhia Cervejaria Brahma), atua no ramo de Cervejas; Refrigerantes; Energéticos; Sucos; Chás e Água. Opera no mercado há 20 anos e está presente em 18 (dezoito) países além do Brasil, com mais de 50 (cinquenta) mil colaboradores em todo o mundo, é a 14ª maior empresa em receita liquida do país e controla 68% do mercado brasileiro na sua especialidade, conhecida também pela produção de mais de 25 rótulos de cervejas Pilsen e 50 tipo Ale.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Sabemos que a Ambev é uma das maiores empresa do ramo de bebidas, e para ter chego nessa colocação é necessário ter uma administração excelente e muito eficaz, ela é conduzida por 4 órgãos: Assembleia Geral de Acionistas, Conselho de Administração (com apoio de seus comitês de assessoramento), Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

Para uma boa administração é necessário 4 recursos básicos para o sucesso, a seguir vou falar um pouco de cada um deles referente a Ambev.

Os Recursos Humanos não se trata apenas de um departamento que assina carteiras de novos funcionários, esse setor vai muito além. É um setor que está por dentro de tudo que acontece na empresa e se concentra na estratégia de execução em todas as áreas existentes.

O conceito do RH é como um negócio que deve adicionar valor. Todos tomam para si a cultura de dono, ou seja, as pessoas tem uma visão mais sistêmica e busca a resolução para os problemas mesmo que não seja na sua área competente. A empresa investe muito em treinamentos para funcionários, e dá oportunidades de crescimento para diversos setores.

Outra função muito importante do departamento de RH é a criação de objetivos e metas, todos os setores trabalham com metas e planejamentos, o RH traça planos de bonificações, variáveis e incentivos, que ajudam a engajar cada vez mais o desejo de melhorar o desempenho dos seus colaboradores, e assim alcançar os resultados esperados.

Os Recursos Materiais da Ambev são muito amplos, pois conta com mais de 100 rótulos produzidos, dentre eles Cervejas, Chops, Refrigerantes, Sucos, Energéticos, Chás , Águas e afins. Esses recursos são gerenciados pelos profissionais de logística, com os conhecimentos técnicos, humanos e gerenciais.

O próximo Recurso Administrativo que vamos tratar é o Financeiro, a Ambev é atualmente a 14° maior empresa em receita líquida do Brasil e controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja, com o valor de mercado em torno de R$ 286,57 bilhões.  No 4º Trimestre de 2020, a receita líquida da empresa aumentou 13,4%, com o crescimento do volume de 7,6% e de 5,3% da receita líquida por hectolitro no Brasil a receita cresceu (+19,0%). Ainda nesse período, a companhia conseguiu manter os números, a maioria dos países apresentou recuperação em volumes, á medida que as restrições impostas para o controle da pandemia da COVID-19 começaram a ser exigidas nos mercados de atuação, de sete dos dez principais mercados apresentaram crescimento.

E por último o Recurso Tecnológico que abrange o mundo da tecnologia dentro da empresa e como ela é utilizada, vamos tratar no Tópico 5 mais a fundo.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Ambev valoriza a comunicação como um fator muito importante para chegar ao resultado desejado, dessa forma ela tem que manter o a sua comunicação muito clara e aberta com o seus colaboradores e público.

Hoje ela conta com um grande time de Marketing que cuida da parte da comunicação, tendo o conhecimento da mensagem em que irá transmitir e como será transmitida até o seu público final. A Companhia possui sites que conta sua trajetória, procedimentos de fabricação dos seus produtos, suas marcas, projetos sociais, sustentabilidade, franquias, trabalho, contato, entre outras curiosidades.

Como sabemos ela é uma grande empresa do ramo de bebidas e portanto muito conhecida, usa os meios de comunicação distintos para a divulgação dos seus produtos como a TV, as redes sociais, as plataformas de entretenimento (YouTube), Streaming, Cinemas, Outdoors entre outras, garantindo que a marca chegue para diversos públicos.

A Empresa é muito transparente a respeito da sustentabilidade e faz com que seja exemplo com os seus projetos visionários, um exemplo é a plataforma Mundo Melhor que aborda temas como: Água, Embalagem Circular, Agricultura Sustentável, Mudança Climática e Empreendedorismo, todos esses tópicos são colocados em prática na produção e definido metas a serem cumpridas a respeito de cada um. No ano passado (2020), acontecia na Amazônia um grande desmatamento e a empresa lançou o projeto da Cerveja Colorado, a medida que havia o aumento ou a diminuição do desmatamento da Amazônia, refletia no valor da Cerveja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com