TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  2/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

cidade/RO

Nº. NOME RA

01 2054356

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o conhecimento adquirido nas matérias de Tópicos de Design de Interiores, Linguagem Visual e Desenvolvimento Sustentável de maneira interdisciplinar. A loja “Espaço Revestir” foi escolhida como objeto de análise para as análises práticas dos temas aprendido nessas matérias. A coleta de informações foi feita através do WhatsApp e análise das redes sociais comerciais.

TÓPICOS DE DESIGN DE INTERIORES

Nas atividades de design, o desenho é uma forma de comunicação entre os profissionais da área. Existem normas e padrões que regulamentam essa comunicação. De modo que, independe de qual pessoa tenha acesso ao projeto, os sinais são rapidamente entendidos e executados de maneira correta.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, de acordo com o site do Governo Federal Brasileiro é responsável pela normalização no campo de acessibilidade atendendo aos preceitos de desenho universal, estabelecendo requisitos que sejam adotados em edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, meios de transporte, meios de comunicação de qualquer natureza, e seus acessórios.

Para produzir desenhos técnicos, é necessária a utilização de materiais específicos. Cada material tem uma finalidade, e facilitam a execução do desenho. Que, para além de ser uma representação da imaginação do profissional, também se trata de um documento e não depende apenas de talento natural, mas, principalmente, de técnica. Todos os aspectos do desenho técnico são respaldados por modos de produzir, que fazem com que fique mais fácil transportar para o papel o objeto observado.

Dados da Empresa

Espaço Revestir & Atelier do Bebê K V da Silva

Informações de Registro

CNPJ: 18.664.696/0001-16 - 18664696000116

Razão Social: K V da Silva

Nome Fantasia: Espaço Revestir & Atelier do Bebê

Data da Abertura: 12/08/2013

Capital Social: R$ 20.000,00

Tipo: MATRIZ

Situação: ATIVA

Natureza Jurídica: Empresário (Individual)

Localização

Logradouro: Luiz Serafim, 527

Complemento: Sala 01 Setor 04 Quadra 64 Lote 05

Bairro: Jardim Eldorado

CEP: 76987-076

Município: Vilhena

Estado: Rondônia

Características dos projetos da empresa com relação ao desenho técnico

A Espaço Revestir utiliza principalmente, desenho manual para apresentar croquis. Esses desenhos são simples esboços que podem ser feitos durante a primeira reunião com o cliente. De acordo com a empresa, o projeto mais elaborado deve ser apresentado somente depois, pois acontecem diversas mudanças até que a ideia realmente ganhe forma. O próximo passo, após o croqui, sempre é a utilização do software Sketchup para apresentar o desenho em 3D. Neste momento, como tudo já foi muito discutido lá no croqui, a ideia já tem muito mais formas e as mudanças serão bem poucas. Dessa maneira é possível verificar todas as características do projeto em dimensões mais detalhadas.

Um dos principais elementos utilizados pela empresa no s projetos de decoração é o papel de parede. São várias as texturas apresentadas, mas existe a predominância dos tons pastéis em cortinas, tapetes e almofadas nos projetos. Já que, além de trabalharem com o design de interiores, elas também têm ateliê de costura e produzem esses objetos.

LINGUAGEM VISUAL

Quase todos os seres humanos possuem capacidade para enxergar o ambiente ao redor. Quem tem a condição de visualizar, consegue encontrar algumas características que as vezes é somente subentendido, não passa necessariamente por um crivo de conceitos preestabelecidos por um conhecimento específico de linguagem visual. O técnico capaz de utilizar os elementos de linguagem visual em seus projetos, o faz, na maioria das vezes, baseado em conceitos e princípios de design. As obras de arte, mapas ou diagramas são elementos que utilizam a linguagem visual, por exemplo. E elas estão dentro de uma forma que se preenchem de linhas, pontos, movimentos, padrões, texturas, ângulos etc. Estes elementos são os conceitos dessa comunicação. E, no design, o desenho é essa linguagem. Miriam Gurgel (2011) diz que o desenho não é o design, este, na verdade, faz parte dele e apresenta alguns conceitos que definem o bom design.

Os conceitos servem, primeiramente, para o técnico perceber o ambiente no qual está trabalhando e para saber lidar, em conjunto, com todos os elementos necessários para produzir o melhor resultado na composição do projeto.

O Espaço é o local onde será executado o projeto. E cada ambiente tem suas necessidades específicas, e informações individuais devem ser coletadas para que se faça o melhor proveito desse espaço. Que pode ser utilizado por uma família, trabalho, brincadeiras de criança, escola, hospital etc. Levantar informações sobre como vai ser utilizado o espaço é o primeiro ponto para se levar em consideração no projeto.

No que se refere à forma e ao contorno, podemos perceber que todas as formas possíveis são derivadas de três formas básicas: Círculo, triângulo e o quadrado. E a forma é o lugar onde mora qualquer objeto. É ela quem interliga todo o ambiente do espaço, podendo ser tridimensional e bidimensional e que seguem as divisões básicas da natureza, que é a horizontal, vertical, diagonal e curva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com