TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  9/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

MONTE MOR/2020

Nº. NOME RA

01 PIETRA RONZELLA CLEMENTE 2001100

INTRODUÇÃO

O projeto integrado multidisciplinar (PIM) do curso de tecnólogo em logística aborda o levantamento de informações da empresa denominada “Suntech do Brasil”, líder mundial em dispositivos de rastreamento e equipamentos de telemetria, com sua sede em Seul, na Coreia do Sul, uma filial em Campinas, no Brasil e um centro logístico em Minas Gerais.

Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura administrativa da empresa, baseando-me nas disciplinas aplicadas durante o segundo bimestre do curso, para demonstrar o grau de aproveitamento que obtive, através das pesquisas realizadas.

Os dados obtidos foram coletados diretamente com colaboradores da empresa, tendo oportunidade de conhecer cada departamento e suas funções pertinentes.

A escolha da empresa “Suntech do Brasil” foi pensada em virtude das mais variadas descobertas do homem, com a finalidade de proporcionar conforto e proteção para sua instituição e colaboradores. Destacando o beneficiamento de rastreador como tecnologia inovadora, sendo que atualmente, proporciona resultados exuberantes quando aplicados adequadamente.

Ao final deste projeto, o leitor conhecerá de maneira pormenorizada a empresa apresentada e as particularidades do produto estudado, em âmbito nacional.

1. ECONOMIA DE MERCADO

O Programa Mestre de Produção é utilizado para a melhorar a capacidade de produção, minimizando erros e evitando prejuízos.

Na Suntech, os dados que são utilizados para elaboração do plano mestre são originários das demandas e recursos.

O PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) da empresa trabalha em ambientes de produção: a produção para estoque e a produção sob pedido.

Um programa mestre de produção bem elaborado auxilia no planejamento das atividades da manufatura e das áreas de suporte.

Essa programação, informa quais os produtos serão produzidos e em qual período, sabendo a quantidade de pedidos efetuados, para que não haja prejuízo.

O controle de estoque é necessário para análise da quantidade de material que será pedido, assim serão pedidos somente os materiais que não há em estoque. O planejamento é realizado semanalmente, por uma área específica.

A área de compras tem como suporte a área de Supply Chain. A requisição de materiais é preenchida pela área de PPCP, que emite a requisição para compras, sempre tendo a aprovação da gerência.

Os materiais são de responsabilidade da área de importação e exportação, levando em média de 15 dias para chegar até em Minas Gerais, no Brasil, onde é feito a montagem do equipamento. Portanto, a área de compras atua como suporte dessa área acompanhando o andamento das entregas.

2. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Os recursos materiais e patrimoniais formam a riqueza de cada empresa, incluindo instalações, os prédios, as matérias primas, equipamentos etc.

Adquirir ou vender bens tem início no fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para em seguida lidar com sua conservação, manutenção e utilização.

A administração não se relaciona apenas com o controle de estoques, envolve um amplo campo de relações materiais e financeiras, cujo precisam ser bem administradas para reduzir custos e evitar desperdícios.

A compra dos materiais vem apenas de um fornecedor, cujo a sede é na Coreia do Sul, pois possuem a fabricação própria do equipamento.

Conforme a atualização das planilhas de estoque, efetuadas semanalmente, a sede envia suas peças para o centro de logística em Minas Gerais, onde é efetuado a montagem dos equipamentos, e assim, enviada para os clientes, seguindo sempre a demanda solicitada.

O controle de peças e envio são feitos para que não haja falta ou sobra de equipamentos, mantendo sempre um nível de estoque apropriado para que não haja um equívoco quando o cliente solicitar os equipamentos, seja em pouca ou grande quantidade. A questão é determinar a quantidade ideal de estoque e alinhar as compras de matérias primas de acordo com o fluxo de caixa da empresa.

3. MATEMÁTICA APLICADA

O administrador da instituição deve estar familiarizado com os conceitos básicos da matemática financeira para manter a eficiência da empresa. Os valores a serem pagos mensalmente (como água, energia, aluguel, salário, comissão etc.) devem ser contabilizados paralelamente aos valores arrecadados, de forma que não haja prejuízo e assim, os compromissos sejam honrados.

É preciso analisar e levar em conta, as funções “demanda de mercado” e “oferta de mercado”, para que assim os preços e as quantidades estejam em equilíbrio para a melhor disponibilização ao cliente.

De fato, para produzir é necessário utilizar fatores produtivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com