TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  16/10/2021  •  Abstract  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM III

2021

NOME

RA

01

Ramon Zanella Marfim

2194324

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de quinze e máximo de vinte páginas.

1 - INTRODUÇÃO

2 – CPFL Energia.

Tudo começou no interior do Estado de São Paulo, e desde então cidades inteiras foram se desenvolvendo.

A Companhia Paulista de Força e Luz surgiu em 1912, com a fusão de quatro pequenas empresas do interior paulista, em 1927 foi adquirida pela American & Foreign Power (Amforp), permanecendo sob seu controle até 1964 quando passou o controle para a Eletrobrás, do governo federal. Em 1986, a CPFL foi a primeira do Brasil a realizar os primeiros contratos de compra de energia de biomassa proveniente da cana de açúcar.

Em novembro de 1997, o controle da companhia passou a ser do atual grupo composto pela VBC Energia, pelo Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil, e pela Bonaire Participações, porém em 2002, em resposta à necessidade de uma gestão mais eficiente e sinergia entre as empresas do grupo, foi criado um grupo de controle chamado de CPFL Energia, lançando dois anos depois em 2004 a sua primeira oferta pública na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e na Bolsa de Nova Iorque (Nyse).

 A CPFL Energia em 2008 construiu a CPFL Bioenergia, especializada em negócios a partir da biomassa, fornecendo e incentivando a geração de energia limpa. Ampliou seu portifólio de energia renovavel após ser uma das ganhadoras do Leilão de energia eólica no Brasil.

Após cem anos de história, a CPFL Energia tornou-se uma empresa de energia completa, abrangendo não somente a distribuição, mas também a geração de energia, priorizando a energia renovável, sendo hoje a terceira maior geradora de energia renovável do Brasil, possui negócios também na comercialização de energia elétrico e serviços. É uma empresa do ramo de criação e distribuição de energia, atuando no sul e sudeste do Brasil, com quase dez milhões de clientes, atendendo 687 municípios, com 95% de sua energia vinda de fontes renováveis.

Em 2016, o Grupo CPFL Energia adquiriu a RGE Sul. Com duas distribuidoras atuando no Rio Grande do Sul, a CPFL Energia passou a ser responsável por 65% do fornecimento de energia do estado.

A State Grid, em 2017, concluiu a aquisição de 54,64% de participação acionária no Grupo CPFL Energia que pertencem à Camargo Corrêa e aos fundos de pensão Previ, Fundação Cesp, Sabesprev, Sistel e Petros. No final do mesmo ano a State Grid realizou uma Oferta Pública de Aquisição – OPA, detendo então 94,75% do capital social da holding.

Com a unificação das marcas CPFL Brasil, CPFL Serviços e CPFL Eficiência, foi criada a CPFL Soluções.

3 – Porte da Empresa

A CPFL Energia é uma empresa de grande porte com um faturamento em 2018 de 20 bilhoes de reais, líder no mercado de distribuição de energia, consolidando 13% do market share.

  1. - FUNDAMENTOS DE MARKETING
  1. – Macroambiente

Os fatores do macroambiente analisados foram os ambientes tecnológico, econômico, político-legal.

Ambiente Tecnológico: Sempre a novos produtos de tecnologia, novos materiais, que alteram a qualidade e a rapidez dos serviços prestados, o transporte, a comunicação.

Ambiente Econômico: Ainda existe muitas áreas em que a infra estrutura é precária, lugares de difícil acesso, o que torna o serviço mais caro para certas regiões.

Ambiente Político-Legal: Leis e órgãos públicos podem limitar, influenciar as organizações e indivíduos.

  1.  - Microambiente

O microambiente por sua vez são os fornecedores, clientes, concorrentes, colaboradores e a empresa em si.

O relacionamento com os fornecedores e parceiros se tem pela confiança e lealdade, visto que os critérios para o início de qualquer parceria com a empresa é a aceitação da ética e dos compromissos da CPFL com a segurança, a vida e o meio ambiente.

Em relação aos consumidores, preza-se pela qualidade dos serviços prestados, baseando em pesquisas de satisfação feitas pela CPFL. Para o planejamento das obras de infraestruturas, são consultadas os órgãos públicos, tanto federais, estatuais quanto municipais, responsáveis pela conservação da natureza, das áreas de preservação.

  1. – SWOT

SWOT é um acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunites, and Threats (Forças, Fraquesas, Oportunidades e Ameaças). A análise SWOT é uma estratégia utilizada para medir e avaliar o desempenho geral de uma empresa, e seus respectivos concorrentes.

Análise S.W.O.T.

[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

             [pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

  1. – Forças:

  1. Projetos Socioambientais:

É imprescindível preservar a natureza pois sem ela não teremos nada, a CPFL mantém iniciativas de geração de valor para todos os seus públicos de relacionamento, e de mitigação dos impactos econômicos, ambientais e sociais que se relacionam às suas atividades. E vai além, promovendo e compartilhando aprendizados de sustentabilidade nos diversos fóruns, eventos dos quais participa, destaca-se o evento de 2012 a participação da CPFL Energia nos principais debates na organização de atividades da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com