TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.909 Palavras (20 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 20

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

NOME

RA

01

BIANCA CORTES GRAZIANI

2140683

02

MARLON CLAUDINO DOS SANTOS

2143168

O BOTICÁRIO

PIM IV

 

SÃO PAULO

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA

NOME

RA

01

BIANCA CORTES GRAZIANI

2140683

02

MARLON CLAUDINO DOS SANTOS

2143168

O BOTICÁRIO

PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Professor Mauro Trubbianelli

 

SÃO PAULO

2021

RESUMO

O Projeto Multidisciplinar Integrado IV tem como objetivo realizar uma análise na organização Grupo Boticário, buscando identificar as práticas organizacionais utilizadas pela empresa e relacioná-las às disciplinas estudadas no 4º bimestre. A base do projeto trata-se da disciplina Gerenciamento de Pessoas, abordando o ciclo motivacional e barreiras para motivação dos funcionários, e sobre os subsistemas analisando qual deles é possível visualizar na organização. Na disciplina Técnicas de Negociação Kotler cita as mais importantes habilidades para bons negociadores, será analisado se há aplicação de ganha-ganha na organização, como o gestor de recursos humanos deve atuar junto à equipe para que diferenças étnico-raciais não seja uma questão pertinente nas negociações, as práticas organizacionais para garantir igualdade nos direitos humanos para que a negociação seja justa, os papéis representados pelos negociadores segundo Casse, verificando se existe algum deles na organização. Também serão abordados os estágios da negociação multilateral e como ocorre na empresa. E se há visão micropolítica na organização. Na última disciplina de Recursos Materiais e Patrimoniais assimilar como a empresa trata seus recursos, não apenas capital, mas também material, patrimonial, humano e tecnológico, abordando os seguintes pontos: como é feita a administração nas organizações, qual forma são distribuídos os recursos para a produção (indústria) ou para realização de serviços. Em relação ao capital humano, como são feitas suas alocações entre os setores descrevendo como os gestores solicitam mais empregados, como funciona o fluxo de contratação e outros pontos que se façam importantes. A metodologia utilizada foram pesquisas em materiais disponibilizados pela empresa, livro-texto, livros acadêmicos e sites sobre os conteúdos estudados.

Palavras-chave: Boticário, Negociação, Recursos Materiais e Patrimoniais, Gerenciamento de Pessoas.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 5

2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS ..................................................................... 7

2.1 BARREIRAS....................................................................................................... 8

2.2 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS ............................8

3. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO ............................... .......................................... 11

3.1 PERFIS DO NEGOCIADOR............................................................................... 12

3.2 VISÕES MICROPOLÍTICAS NAS ORGANIZAÇÕES........................................ 18

4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS..... ................................................ 19

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 21

6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 23

1. INTRODUÇÃO

Visitamos a empresa O Boticário – Benedito Andrade, CNPJ 76.801.166/0001-79 situada no endereço Av. Benedito Andrade, 74 Bairro Pirituba na Zona Norte de São Paulo/SP. As metodologias aplicadas foram: a pesquisa quantitativa através de entrevista, e a pesquisa descritiva através da análise interna da empresa.

É a oitava maior varejista do país, segundo classificação Ibevar em 2012. É uma empresa brasileira de grande porte, com faturamento de R$ 2 bilhões ao ano. Têm em torno de mais de 3.760 pontos de venda e estão presentes em 99% dos municípios do Brasil, seja através de lojas físicas ou dos milhares de revendedoras ativas, presente também no exterior com uma média de 368 pontos de venda e 59 lojas únicas em oito países. O Grupo Boticário possui mais de 25.939 funcionários, e mais as revendedoras ativas.

O Boticário é uma rede de franquia de cosméticos e perfumes brasileira, com sede no Paraná. Seus principais produtos são fragrâncias, cremes e produtos para maquiagem. O Boticário possui um mix de produtos que atendem todas as idades, tanto público infantil ao adulto, linhas de maquiagem, creme de barbear, colônias de todos os gostos, hidratantes de diferentes consistências e aromas, e produtos para todos os estilos de cabelo.

Em 1977 O farmacêutico Miguel Krigsner que acabara de se formar em bioquímica investiu uma quantia equivalente a três mil dólares em uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba/PR, e lhe deu o nome de Boticário. Percebeu que seu verdadeiro amor eram os cosméticos. As primeiras criações foram um creme a base de colágeno, um creme de elastina para estrias, um shampoo e um banho de algas marinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (95.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com