TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Faz De Conta

Dissertações: O Papel Do Faz De Conta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

“O MARCANTE PAPEL NAS BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA”

ANA DE ALBUQUERQUE DA SILVA - RA- B71ICB-6

ANA CLÁUDIA SILVA DOS SANTOS - RA- B81EJJ-1

ANÉSIA LUZ VIANA SODRÉ - RA- B630JI-2

PÂMELA MARILANGE DA SILVA - RA- B61631-8

VALQUIRIA A. DE SOUZA PINHEIRO - RA- B68361-3

SANTOS

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................3

2 OBJETIVOS.......................................................................................................4

3 A PERPETUAÇÃO DO BRINQUEDO................................................................5

4 Fantasia e realidade segundo Vygostisky..........................................................6

5. O Potencial criativo da criança segundo Benjamin ..........................................7

6. Faz de conta o refúgio para Piaget..................................................................8

7. Considerações...............................................................................................10

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................................11

1. INTRODUÇÃO

O brincar é uma das perfeições mais comuns do procedimento humana especificamente na infância, pois é um ato tão espontâneo, tão natural, que faz com que diferentes aspectos sejam apreciados enquanto uma criança o faz.

Excepcionalmente, até algum tempo, o brincar era desvalorizado e menosprezado, não tendo valor alcançado em termos de nível educativo. Com o passar dos tempos, sobrevém por uma mudança na forma em que o brincar, tem sua grande valor na metodologia e no desenvolvimento infantil.

O brincar ajuda a ver a identidade o desenvolvimento da criança, pois vai estabelecer conhecimento, ter outras formas de pensar e de construir ponto de vista sobre as coisas e as pessoas.

Quando se fala em brincar o faz de conta tem um importante papel, pois é um dialogo estabelecido pela criança com seus brinquedos e vai além de apenas uma comunicação vaga, ela cria cenários e ambientes diferentes, demonstra diferentes tipos de emoções e sentimentos, fazem representações sociais imaginando diversos personagens que evidenciam seus desejos.

2. OBJETIVOS

A finalidade deste trabalho é mostrar a importância da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento infantil (afetivo, cognitivo, motor e social).

Contatar a importância do faz de conta, na perspectiva de vários autores.

Observar a aptidão da criança de simbolizar.

Examinar a criatividade da criança.

Analisar qual a importância e quais estímulos podemos atribuir ao desenvolvimento da compreensão do mundo real por meio do mundo imaginário da criança.

Perceber a autonomia da criança ao imaginar.

Refletir sobre o aprendizado construído por meio da faz de conta.

3. A PERPETUAÇÃO DO BRINQUEDO

Desde os tempos antigos os brinquedos são de suma importância na vida das crianças e sua grande maioria era fabricada em casa ou artesanalmente, só no início do século XX que eles começam a ser produzidos em massa. Foram diversos brinquedos que passaram e ainda perpetuam nessa trajetória histórica do brincar, como por exemplo, as bolinhas de gude, os fantoches que surgiram na Idade Média e os brinquedos de madeiras, que ainda são produzidos, porém em menor escala.

Dentro desta perspectiva do brincar, onde temos os jogos e brinquedos, é importante deixar explicita a sua definição, para que dessa forma não haja nenhum tipo de falha no entendimento de propostas futuras, ou seja, como funciona o faz de conta dentro da perspectiva do brincar. Nesse quesito, falaremos de jogos, como um brinquedo que possui regras a ser seguida, como é o caso dos jogos de futebol, basquete, jogo da memória entre outros, e trataremos os brinquedos como um instrumento utilizado somente para diversão, sobretudo sem regras, e o mais importante, que o brinquedo pode ser construído através de quaisquer objetos, desde que sua finalidade seja o divertimento da criança.

O faz de conta enriquece a vida da criança, já que enquanto ela brinca ela desvincula do seu meio para estabelecer conexão com outros lugares, ela cria novas maneiras de ser e pensar, logo suas concepções sobre as coisas e pessoas mudam, pois elas precisam representar muitos personagens de diferentes classes sociais. Deste modo, as crianças evoluem por intermédio de suas próprias brincadeiras e com intervenções de colegas e até de adultos, assim desenvolvem a linguagem narrativa, melhoram na interação, aprendem regras sociais e de conivência, na cultura eles vivenciam histórias da Educação Infantil, trabalham com sua imaginação quando personificam sentimentos, valores e situações, desenvolvem o senso de avaliação, abusam da criatividade aumentando seu repertorio e concepção com a realidade e no vocabulário melhoram a pronuncia das palavras e a comunicação.

Muitas vezes é por meio do Faz de Conta que é ratificado muitos seguimentos que conturbam a vida de uma criança, que se descobrem diferentes pesar e também contentamentos diversos. Na própria brincadeira a criança exercita sua imaginação, pois ela cria uma história com começo, meio e fim e cria suas personagens, não antes de já ter um enredo pré-formado em sua imaginação, entretanto esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com