TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil Do Engenheiro Civil Do Século XXI

Trabalho Universitário: O Perfil Do Engenheiro Civil Do Século XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  1.720 Visualizações

Página 1 de 2

O Perfil do Engenheiro civil do Século XXI

Os engenheiros civis têm feito contribuições importantes para a qualidade de vida das pessoas, pelo menos nos últimos 5000 anos. Seu papel tem mudado muito desde a construção de casebres de taipa e abobe, a gerente de projetos, projetistas, cientistas, financistas, construtores de mega cidades etc.

Um dos pontos importantes a respeito do engenheiro do século XXI, é o de que ele deverá fazer política. Sua concepção é a de que o papel do engenheiro mudará de uma postura passiva de simples executor, para uma ativa de inovador, comunicador, educador, tomador de decisões, um fazedor de politica, engajado nas mudanças que deverão ocorrer.

Em janeiro de 1998, a Escola Politécnica de Engenharia da USP (POLI/USP) encomendou uma pesquisa junto às empresas do estado de São Paulo, financiada pela Federação das Empresas do Estado de São Paulo (FIESP), visando conhecer o perfil profissional ideal do novo engenheiro que estaria sendo requerido pelo mercado de trabalho do ano 2002. Nas conclusões do referido relatório solicitado pela POLI/USP, observou-se os atributos mais valorizados pelo mercado de trabalho, com relação ao engenheiro, os quais são; indivíduo comprometido com a qualidade no que faz, com habilidade para trabalhar em equipe, com habilidade para conviver com mudanças, com visão clara do papel cliente consumidor, com iniciativa para tomadas de decisões, usuário das ferramentas básicas de informática, com domínio do inglês, fiel para a organização em que trabalha, que valoriza a ética profissional, com ambição profissional/vontade de crescer, capacitado para o planejamento, com visão das necessidades do mercado, que valoriza a dignidade/tem honra pessoal, com visão do conjunto da profissão, com habilidade para economizar recursos, preocupado com a segurança no trabalho, com habilidade para conduzir homens

De acordo com a pesquisa realizada, percebemos que o perfil do engenheiro é se manter sempre atualizados para atenderem as demandas e exigências da sociedade, escolhendo meios e soluções técnicas que atendam os seus objetivos. Ademais, toda a atividade de engenharia surge a partir das expectativas ou aspirações sociais, sejam elas necessidades básicas ou desejos perseguidos pelos indivíduos, famílias, governos e sociedades.

Bibliografia

ROSA, Manuela. O novo perfil do engenheiro civil: o profissional de síntese

MARTINS, Paulo Chaves de Rezende. O paradigma do engenheiro na sociedade: funcionalidade, segurança e durabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com