TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação oferece

Artigo: O Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação oferece. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

BOLSAS DE INTERCÂMBIO PARA DIVERSOS PAÍSES: graduação e pós graduação

http://www.educationusa.info/

http://www.britishcouncil.org/jobs

http://www.educationuk.org/global/

http://www.britishcouncil.org/study-work-create

http://www.britishcouncil.org/study-work-create/work-volunteer

http://www.britishcouncil.org/study-work-create/british-council-internships

USP

O que é o programa

O Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação oferece 1.110 bolsas de estudos para alunos de graduação terem a oportunidade de estudar no exterior. O projeto é inédito entre as universidades brasileiras e as bolsas estão distribuídas em duas modalidades: Bolsa Mérito Acadêmico e Bolsas de Empreendedorismo. Esta é a segunda edição do programa que, em 2012, ofereceu 1.000 bolsas.

A bolsa Mérito Acadêmico têm por objetivo proporcionar formação e experiência acadêmica internacional aos seus alunos por intermédio da realização de cursos ou programas de pesquisa em Instituições estrangeiras de reconhecida qualidade. A bolsa tem duração de dois a seis meses, podendo a duração máxima ser estendida para até 18 meses, no caso de programas de Duplo Diploma.

A bolsa Empreendedorismo tem por objetivo proporcionar aos estudantes de graduação da USP oportunidades de treinamento no exterior, visando estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica e do empreendedorismo. Buscando atender esse objetivo, 150 bolsas são disponibilizadas para estágios, com duração de dois meses a seis meses, a serem concedidas dentro do período de julho de 2013 a julho de 2014.

De acordo com o reitor João Grandino Rodas, “diferentemente das bolsas concedidas pelo Governo Federal, as da USP contemplam alunos de todos os ramos do saber”. Outro diferencial do programa é que estudantes de todos os cursos de graduação da USP terão a possibilidade de concorrer às bolsas. A expectativa do reitor é que, “a partir de agora, as Unidades sejam incentivadas a investir mais em pesquisas e a buscarem o duplo diploma”.

O reitor destaca que as bolsas destinadas à graduação vão evidenciar ainda mais o potencial da Universidade em relação à sua reputação no exterior “Estudar numa universidade como a USP e ainda ter a possibilidade de ganhar uma bolsa no exterior com passagem e mensalidades pagas é uma oportunidade que não há em nenhuma outra instituição brasileira. Este é momento de a USP queimar mais etapas visando à internacionalização de nossos alunos já na graduação”, afirma.

As Instituições de Ensino Superior de destino devem ser preferencialmente aquelas classificadas entre as primeiras 350 colocações em um dos Rankings Acadêmicos Internacionais (QS, THE, Shanghai Jiao Tong University) e ter convênio de cooperação acadêmica vigente com a USP ou com a Unidade. Outras Instituições de destino (inclusive não formalmente acadêmicas, tais como Centros de Pesquisa Tecnológica, Incubadoras de Empresas, Organizações Internacionais, Museus, Orquestras, Teatros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com