TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condicionalidades Programa Bolsa Família

Artigo: Condicionalidades Programa Bolsa Família. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  2.461 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E APLICADAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO

“PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O CUMPRIMENTO DAS CONDICIONALIDADES: ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DESENVOLVIDOS PELO CRAS DO MUNICÍPIO DE PEDRINHAS/SE”

FÁBIO BISPO DOS SANTOS

SUPERVISORA PEDAGÓGICA: PROF.ª MSC. LILIÁDIA DA SILVA OLIVEIRA BARRETO

SUPERVISOR DE CAMPO: A.S LARISSA GOIS SANTANA

São Cristóvão/SE

2013

1 - PROBLEMATIZAÇÃO

O Programa Bolsa Família (PBF) foi instituído pela Lei de nº 10.836, de Janeiro de 2004, e fundamentado pelo Decreto nº 5.209 de Setembro do mesmo ano. É um programa de transferência de renda com condicionalidades a serem cumpridas conforme cita a lei para acompanhamento e recebimento do benefício.

O benefício instituído no programa tem por finalidade combater a fome, promovendo a segurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoal; promover também, o acesso dessas famílias à rede de serviços públicos tais como: saúde, educação e assistência social, e por fim, promover a emancipação das famílias participantes e acompanhadas (MDS, 2010).

As famílias do Bolsa Família estão inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal (Cad/Único) que é um sistema de coleta de dados para o governo que permite identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país.

Essas famílias recebem o benefício de acordo com a quantidade de crianças e adolescentes na família, e a apresentação de mulheres gestantes ou em estado de amamentação. As mesmas que são beneficiadas pelo programa devem cumprir as Condicionalidades nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social que conforme cita a Portaria nº 251, de 12 de Dezembro de 2012 do Ministério de Desenvolvimento Social - MDS:

[ ] As famílias beneficiárias do PBF com crianças ou adolescentes de até 15 (quinze) anos de idade, nutrizes ou gestantes, e adolescentes de 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos beneficiários do variável jovem (BVJ) que descumprirem as condicionalidades, ficam sujeitos aos seguintes efeitos, aplicados de forma sucessiva: I - advertência, no primeiro registro de descumprimento; II - bloqueio do benefício por um mês, no segundo registro de descumprimento; III - suspensão do benefício, por dois meses, a partir do terceiro registro de descumprimento, e reiteradamente, a partir da ocorrência de novos episódios descumprimento; e IV - cancelamento do benefício, observados os procedimentos do § 2º do artigo Art. 4º[ ]

O Projeto de intervenção intitulado “Programa Bolsa Família e o Cumprimento das Condicionalidades: Organização das Ações e Serviços Desenvolvidos pelo CRAS do Município De Pedrinhas/SE” foi elaborado após identificarmos que os objetivos dos beneficiários do Programa Bolsa Família em cumprir as Condicionalidades do mesmo se distanciam dos objetivos que o programa pretende atingir nos limites da Assistência Social a serem cumpridas dentro dos CRAS.

Observou – se que a mecanização do registro e acompanhamento das famílias beneficiadas estava restritas ao registro no Cad/Único, liberação de ofício para compor informações de liberação do benefício financeiro e atestado de pobreza para encaminhamentos de permanência no programa.

Neste sentido, observou – se também que o CRAS de Pedrinhas/SE está em fase de organização de sua estrutura de funcionamento por conta da mudança de equipe. A equipe tem composição mínima e quadro funcional foi ampliado em Junho de 2013 para melhoria dos serviços.

O Serviço Social juntamente com a equipe do CRAS tem procurado rever esta situação e, reestruturar as ações e serviços que são oferecidos ou que estão em fase de organização, considerando as prerrogativas da lei do PBF que procura propor ações que promovam as condições para o cumprimento das Condicionalidades do recebimento do benefício conforme orientação legal de acompanhamento que deve ser realizado nos CRAS implantados.

Com base no que caracteriza o problema propriamente dito, o Projeto de Intervenção se compõe como uma prerrogativa para rever a situação e, dar continuidade a uma proposta propositiva de reformular a caracterização do atendimento da forma como está em execução no momento. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a fome – MDS (2010), os beneficiários do PBF devem cumprir os seguintes pilares:

• Na educação - Garantir a frequência escolar de 85% para as crianças e adolescentes de até 15 anos e de 75% para jovens de 16 a 17 anos;

• Na saúde - Manter em dias os calendários de vacinação e do crescimento e desenvolvimento de crianças; realizando pré-natal para gestantes e acompanhamento as mães que estão em estado de amamentação;

• Na Assistência Social – Garantir freqüência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento) da carga horária relativa aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV- para as crianças e adolescentes de até 15 (quinze) anos, em risco ou retiradas do trabalho infantil.

No quesito cumprir as Condicionalidades para continuar no programa, o beneficiário tem apresentado resultados satisfatórios, de contra partida o problema é que as razões que motivam esses beneficiários a cumprir esses objetivos na atualidade, têm se afirmado a partir de um único interesse, receber o auxilio financeiro concedido pelo PBF.

2 - JUSTIFICATIVA

O Programa Bolsa Família (PBF) é o resultado da junção de programas de transferência de renda do Governo Federal como: Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio Gás; todos criados em 2001. A união possibilitou atender mais famílias em todo o Brasil, e fez com que essa renda fosse mais bem distribuída entre a população a ser beneficiada.

O PBF é um programa de transferência direta de renda com Condicionalidades, que permiti beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social, seguindo três dimensões essenciais para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com