TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  3/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  5.080 Palavras (21 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

CURSO SUPERIOR TÉCNICO EM GESTÃO PÚBLICA

SIMONE JOSÉ PEREIRA

DORIVAL JOSÉ MARTINS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVO PLANALTO - GO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM VIII

NOVO PLANALTO/GO

2023

UNIVERSIDADE PAULISTA

SIMONE JOSÉ PEREIRA

DORIVAL JOSÉ MARTINS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVO PLANALTO - GO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM VIII

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – UNIP

NOVO PLANALTO/GO

2022

RESUMO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar objetiva analisar e apresentar a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação de Novo Planalto – Goiás, no que diz respeito a seus diversos aspectos organizacionais, na perspectiva do que foi estudado nas disciplinas de Indústria 4.0 e Tecnologias, Planejamento Urbano e Ambiental e Sistemas de Informação ao Público. Esse viés metodológico tem por finalidade demonstrar o grau de aproveitamento obtido e ao mesmo tempo ampliar os conhecimentos através de pesquisas, conforme as referências descritas e dados coletados no site da organização e na unidade estudada. Com base na disciplina de Indústria 4.0 e Tecnologias, vamos analisar quais os processos da organização que  envolvem e aplicam as estratégias apresentadas nas disciplinas estudadas. No que compete a disciplina de Planejamento Urbano e Ambiental, vamos verificar quais instrumentos de planejamento ambiental adotados e relatórios de impacto ambiental. Por fim, em Sistemas de Informação ao Público, descreveremos os processos da organização que envolvam as seguintes aplicações: sistemas de informação implantados e monitoramento da estrutura de TI.

Palavras-chave: Secretaria Municipal de Educação, Indústria 4.0 e Tecnologias, Planejamento Urbano e Ambiental, Sistemas de Informação ao Público.

1. INTRODUÇÃO

Este projeto visa discutir os aspectos organizacionais da Secretaria Municipal de Educação do município de Novo Planalto – GO, com o objetivo de correlacionar estes aspectos com os conceitos estudados em cada disciplina do semestre letivo.

Sabemos que, o mundo está passando por diversas mudanças de paradigmas, e nesse sentido o mercado brasileiro busca alcançar vantagem competitiva perante a economia mundial. Para tanto, uma boa gestão dos negócios amparada pelo conhecimento do seguimento, implica numa grande parcela do sucesso do negócio. Ademais o implemento de novas tecnologias tais como a da indústria 4.0, como inteligência artificial, internet das coisas, big data, segurança cibernética, computação em nuvem, cobots, manufatura aditiva 3D, biologia sintética (SynBio) e sistemas ciberfísicos (CPS), gêmeos digitais, é de suma importância no processo de desenvolvimento de qualquer segmento. Com essas premissas, o presente Projeto Integrado Multidisciplinar com o propósito de aprofundar o conhecimento referente à organização, realizou uma ampla pesquisa destacando importantes pontos da gestão da Secretaria Municipal de Educação no que compete aos pontos estudados em cada uma das disciplinas apresentadas.

Para tanto o presente trabalho tem como objetivos: Dissertar sobre os diversos conceitos discutidos nas disciplinas estudadas a partir da literatura pertinente; Identificar quais os processos da empresa envolvem e aplicam as estratégias apresentadas nas disciplinas estudadas; Verificar como acontece a utilização de chatbots; automatização de processos; e sistemas de computação em nuvem;  Identificar quais instrumentos de planejamento ambiental adotados e relatórios de impacto ambiental; Apresentar e descrever os processos da organização que envolvam as seguintes aplicações: sistemas de informação implantados e monitoramento da estrutura de TI.

 A pesquisa pode ser classificada como analítica e descritiva, porque tem o propósito de analisar, bem como descrever todos os procedimentos do tema estudado.  No que compete a disciplina de Indústria 4.0 e Tecnologias, a Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial vem nos mostrar novas formas de mercado, indústrias e relações humanas. Quanto ao Planejamento Urbano e Ambiental, visa-se identificar quais instrumentos de planejamento a organização utiliza, bem como avaliar se estes permitem a mensuração e o dimensionamento do impacto ambiental produzido pela organização objeto de pesquisa. Na perspectiva do Sistema de Informação ao Público, apresentaremos dados que permitam a mensuração e o dimensionamento das principais atividades de TI desempenhadas pela organização objeto de pesquisa. Efetuou-se a pesquisa de campo e abordagem utilizada foi a qualitativa, em que os resultados não podem ser traduzidos em números e que o investigador interpreta e analisa os dados intuitivamente.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral
  • Descrever a estrutura Secretaria Municipal de Educação frente às disciplinas estudadas, buscando para tanto compreender a organização e seus protocolos, enquanto se desenvolvem teorias mais genéricas a respeito do evento observado (lacunas, problemas ou erros sistêmicos).
  1. Objetivos Específicos
  • Dissertar sobre os diversos conceitos discutidos nas disciplinas estudadas a partir da literatura pertinente;
  • Identificar quais os processos da organização que envolvem e aplicam as estratégias apresentadas nas disciplinas estudadas;
  • Verificar como acontece a utilização de chatbots; automatização de processos; e sistemas de computação em nuvem;
  • Identificar quais instrumentos de planejamento ambiental adotados e relatórios de impacto ambiental.
  • Apresentar e descrever os processos da organização que envolvam as seguintes aplicações: sistemas de informação implantados e monitoramento da estrutura de TI.
  1. METODOLOGIA

O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho foi o qualitativo fundamentado em estudo de caso, através de pesquisa de campo, agregando também informações coletadas de websites bem como informações adquiridas por meio de pesquisa qualitativa na instituição. Para compreensão e tratamento dos dados, foram feitas visitas a sede da Secretaria Municipal de  Novo Planalto - GO, onde foram disponibilizadas muitas das informações constantes neste projeto.

  1.  BREVE APRESENTAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVO PLANALTO - GO

 

A principal função de uma Secretarias Municipal de Educação é executar as políticas públicas educacionais vigentes no país na rede pública de ensino do município. De modo geral, isso envolve ações de planejamento, de gestão e, principalmente, de implementar e acompanhar práticas para garantir o acesso à educação de qualidade. A descrição das atividades de rotina podem variar, sobretudo porque não há um padrão a ser seguido e há diferenças na organização das secretarias de acordo com o porte do município. Em cidades pequenas, por exemplo, é comum ver a pasta da educação atrelada à da cultura e/ou do esporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (276.3 Kb)   docx (337.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com