TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  5/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 11

Unip – Universidade Paulista

César Augusto Ribeiro da Silva - RA 2307672

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM I

Polo – Anchieta

São Paulo - SP

  1. RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar tem como objetivo desenvolver e praticar os conhecimentos de como administrar uma empresa, adquiridos no primeiro semestre de 2023. O projeto, traz as informações mais relevantes sobre o grupo “NATURA”, sua forma administrativa visando a sustentabilidade do planeta, a motivação dos funcionários com o plano de carreira, possuindo uma relação de comunicação entre funcionários e clientes, além de sua influência mercadológica na área econômica do país, considerada uma empresa de sucesso.

  1. SUMÁRIO

3. INTRODUÇÃO............................................................................3

4. Administração...........................................................................4

5. Comunicação empresarial.........................................................7

6. Técnicas de Informáticas ........................................................10

7.CONCLUSÃO.............................................................................12

8. REFERÊNCIAS...........................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

Fundada por Luiz Seabra em São Paulo, 1969, começaram abrindo uma loja e uma pequena fábrica no bairro da Vila Mariana. em 1974, a empresa deixou de oferecer seus produtos em lojas e passou a vendê-los no modelo de venda direta. hoje está presente no Brasil e em sete países da América Latina, além de França, Estados Unidos e Malásia. Conta com 6,9 mil colaboradores e 2 milhões de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros.

O objetivo da empresa era construir um negócio que melhorava a relação da pessoa com ela mesma através do bem-estar que a cosmética poderia proporcionar. A natura se tornou uma grande potência na venda porta a porta.

Com a competitividade do mercado, o capital humano nas companhias tem sido muito valorizado. A Natura investe em programas de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, e sabem que o trabalho em equipe estimula a competitividade das empresas e otimiza resultados.

A Natura ao longo de suas atividades mantém preocupação com o desenvolvimento sustentável e procura desenvolver seus produtos de forma a diminuir os impactos de sua ação no ambiente de   onde extrai materiais para seus produtos.  Nessa   linha, a Natura consegue produtos diferenciados e preços competitivos.

  1. ADMINISTRAÇÃO

A administração e uma área que engloba diversas teorias, conceitos, técnica e ferramentas. Em geral, ela tem a finalidade de fazer acontecer os desejos e objetivos das pessoas, solucionando os problemas e atendendo suas necessidades.

Há muito tempo as pessoas perceberam a necessidade de união para o alcance do que desejam, pois assim se torna mais fácil fazer o que deve ser feito, bem como também torna possível realizar as coisas que sozinha não conseguiriam. Desses agrupamentos com objetivos comuns surgiriam as organizações modernas, e é principalmente nas organizações que a administração é exercida auxiliando a gestão financeira. Uma organização é um conjunto de pessoas que se constituem de forma organizada para alcançar objetivos em comum.

 As principais áreas da administração nas organizações são Market produção logística finanças cadeira e recursos humanos. Objetivo é o desenvolvimento contínuo, evitando gastos desnecessários e desperdícios definindo melhores estratégias para a condução financeira da empresa.

 O bom gerenciamento dessa área possibilita o funcionamento correto e sinérgico das outras áreas, garantindo a realização das atividades necessárias para o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros maximização dos investimentos e para obtenção do lucro. A ideia central é a viabilidade dos negócios que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento contínuo.

 A administração financeira enfatiza os fluxos de caixa, ou seja, a entrada e saída de dinheiro, que demonstrará realmente a situação é capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativos, Bens ou direitos de curto ou longo prazo a fim de atingir as metas da empresa.

A estratégia da empresa Natura vai muito além dos negócios relacionados ao universo dos cuidados corporais.  Na fábrica da Natura a economia de energia, no uso da água, além da preservação da mata nativa do estorno são muito valorizadas.

Com uma organização mais complexa, a Natura usou a gestão por processo para tornar a administração mais leve, criando uma estrutura que envolve todos os integrantes da companhia. No primeiro nível estão os patrocinadores, que são presidência, vice-presidência e conselho. Sem o apoio deles, a mudança da cultura da empresa não ocorre.

 

Além do “patrocínio” da diretoria, a Natura também separou um “comitê de processos”, responsável por discutir as evoluções do novo modelo e como podem guiar essa implantação da melhor forma possível. Na empresa, esse grupo se reúne todo mês e é composto por dois vice-presidentes, representantes das operações internacionais e dois conselheiros de implementação. 

 

No próximo nível estão os “donos de processos”, que têm responsabilidade e autoridade sobre seus processos. Em uma escala centralizada, eles fazem papel dos diretores, que têm a função de garantir a execução, o alcance e a superação dos resultados dos processos. Na Natura, suas reuniões são trimestrais. 

 

Os “guardiões de processos”, por sua vez, trabalham em uma rede ainda mais essencial. Sua função é similar à de gerente e coordenador, sendo responsável pelo cumprimento dos processos pelos colaboradores e por reportar esses resultados aos “donos de processos”. Os “colaboradores” fecham o ciclo e, para atender às demandas de resultados, precisam estar envolvidos e conscientes da cultura e de suas responsabilidades na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com