TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Integração Multidisciplinar

Por:   •  12/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.735 Palavras (19 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

Saraiva

Regina Kassia Rosa Silva — R.A.: 219595-6

Jhulelaine Rosa Da Silva — R.A.: 041420-1

BOA VISTA

2022

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

Saraiva

Trabalho Interdisciplinar do Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como exigência parcial para conclusão do 2º Semestre do Curso Superior de Tecnologia em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, da Universidade Paulista – UNIP EAD, sob a Coordenação do Prof. Mauro trubbianelli

BOA VISTA

2022

RESUMO

O presente trabalho é um estudo de caso, A instituição escolhida é a empresa saraiva, com filiais por várias Capitais do Brasil e matriz em São Paulo, ela atua no ramo de livros, O objetivo deste estudo é fazer com que tenhamos condições de interpretar um conjunto de observações objetivas, as matérias estudadas São Administração de cargos, salários e benefícios, Modelos de liderança e Matemática financeira. foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema para dar fundamentação teórica e um diagnóstico organizacional para conhecer a realidade da área de Recursos Humanos na empresa saraiva, empresa utilizada como objeto de estudo. Entretanto, para as principais considerações e análises, foram utilizados os resultados de uma pesquisa aplicada aos colaboradores com o objetivo de mapear aspectos a serem melhorados, e assim propor ações estratégicas que visam a implantação de uma política de Recursos Humanos que auxilie os seus gestores a encontrar soluções eficazes e criativas para sanar as deficiências encontradas.

PALAVRAS-CHAVE: administração de cargos, salários e benefícios. Modelos de liderança. matemática financeira.

sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        7

2.1.        Administração de Cargos, Salários e Benefícios        7

2.2.        Modelos de Liderança        7

2.3.        Matemática Financeira        7

3.        ESTUDO DE CASO        8

3.1.        Descrição da Organização        8

3.2.        Administração de Cargos, Salários e Benefícios        8

3.3.        Modelos de Liderança        8

3.4.        Matemática Financeira        8

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

 O presente trabalho é sobre a empresa Saraiva, fundada no ano de 1914 por Joaquim Ignácio da Fonseca, atuando a 107 anos no mercado de livros, o estudo realizado na empresa Saraiva e Siciliano S/A, com filiais por várias Capitais do Brasil e matriz em São Paulo – SP. este estudo se trata de descrever suas atividades empresariais, seus principais produtos e serviços, sua estrutura organizacional, como trabalha o Recursos Humanos da empresa, a análise do público alvo e seu controle empresarial de venda, pois Diante do cenário mundial atual, em que a única coisa permanente é o processo de transformação e mudança, Gerenciar pessoas vem se tornando uma atividade estratégica e necessária dentro das empresas, pois a globalização e o acirramento da concorrência igualaram as organizações nos produtos e nos preços. O conhecimento é hoje um dos elementos mais importantes de qualquer organização. sua maior riqueza, o que lhe trará competitividade, um diferencial maior, trazendo capacidade de adaptação aos novos cenários sociais que estão sendo construídos. pois, as exigências da sociedade e, consequentemente, do cliente alvo das empresas o cidadão mudam e continuam desta forma diariamente. o projeto tem a finalidade de demonstrar através de pesquisas. A administração de cargos, salários e benefícios, fazendo uma análise de como se dá o cargo por competência, visualizar as habilidades dos colaboradores para determinados cargos, como é desenvolvida a  competência técnica e comportamental no local estudado, como O modelo de liderança é aplicado na companhia, analisando as teorias estudadas quais são as que se encaixa adequadamente na empresa, como se dá a mediação de conflitos existentes analisando os conceitos aplicados na unidade, não deixando de considerar como é a relação entre líder e liderados, abordando também a matemática financeira da empresa, mostrando o fluxo de caixa quedas nas vendas, taxas de juros do cartão da empresa etc. pois, A saraiva vem enfrentando uma crise financeira nos últimos anos, junto com o mercado editorial brasileiro. a Saraiva completou 100 anos. Mas com o setor em crise no dia 23 de novembro de 2018 a saraiva entrou com um pedido de recuperação judicial, fechando um total de 19 lojas no brasil com uma dívida de R$ 674 milhões, A crise da Saraiva já está se   arrastando há anos. Com dívidas declarada, agora de R$ 675 milhões, A empresa segue em recuperação judicial, e o relatório apontou uma queda de 75% em 2020, infelizmente a rede de livrarias Saraiva fechou um total de 36 lojas entre março e novembro de 2020, a companhia deu entrada em um pedido de recuperação judicial na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo em novembro de 2018. as tentativas de vendas das operações fazem parte do novo plano de recuperação judicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (308.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com