TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Príncipe Dos Matemáticos

Tese: O Príncipe Dos Matemáticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Tese  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

ENGENHARIA CIVIL – 1º Semestre

ALUNO: ...

ALUNO: ...

Atividade Prática Supervisionadas – A.P.S

O Príncipe dos Matemáticos

Carl Friedrich Gauss

Biografia de Gauss

Matemático alemão nascido em Brunswick, 30 de abril de 1777, faleceu em Gottingen, Hannover, 23 de fevereiro de 1855.

Vindo de uma família humilde, seu pai, Gerhard Diederich , era jardineiro e pedreiro, sua mãe Dorothea Benze era analfabeta, não tendo registrado a data de nascimento dele. Uma criança prodígio no campo da matemática avia nascido e ela permaneceu prodígio em toda sua vida. Era capas de fazer grandes realizações quando o assunto era memorizar ou de calcular mentalmente. Com apenas três anos, corrigia as adições do pai, um exemplo: Durante os verões Gerhard (pai), que era contramestre numa firma de alvenaria, pagava o salário semanal aos trabalhadores, Gauss com apenas três anos, levantou-se e disse: “Papa, cometeste um erro!”, indicando em seguida a quantia certa. Ele tinha seguido os cálculos sem sequer ver os registros escritos, e para a surpresa dos presentes, uma confirmação provou que Gauss estava certo.

Carl Friedrich tinha sete anos quando entrou para a Escola Primaria St. Catherine, sendo inicialmente apenas mais um no meio de tantos alunos. O seu professor era J.G. Buttner, um professor tradicional que, em geral, considerava os seus alunos como incapazes e pouco dotados. No entanto, cedo descobriu que Gauss era diferente. Aos 10 anos Gauss frequentava a classe de aritmética quando Buttner propôs o seguinte difícil problema: “Escrevam todos os números de 1 a 100 e depois vejam quanto dá a soma”.

Era hábito, quando a classe tinha uma tarefa deste tipo, que se fizesse o seguinte: o primeiro aluno a acabar iria até à secretária do professor com sua ardósia (rocha sílica-argilosa), e colocá-la-ia em cima da mesa. O seguinte a acabar colocaria a sua ardósia em cima da do colega e assim sucessivamente, até a pilha de esta completa. O problema em questão não era difícil para alguém que tivesse alguma familiaridade com as progressões aritméticas. Como os rapazes ainda eram principiantes, buttner certamente pensou que lhe seria possível fazer um intervalo por um bom tempo. Mas estava enganado... Em alguns segundos, Gauss colocou a sua ardósia na mesa, e ao mesmo tempo disse “Aqui jaz”. Enquanto os outros alunos continuavam a somar, Gauss sentou-se calmo e sereno, impassível aos olhares desdenhosos e suspeitos de seu professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com