TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É CYBERBULLYING?

Projeto de pesquisa: O QUE É CYBERBULLYING?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O bullying virtual constitui-se no ataque pessoal por meio de tecnologias, como e-mails, telefones celulares, blogs, chats, mensagens de texto e outros dispositivos eletrônicos. No cyberbullying recorre-se à tecnologia para ameaçar, humilhar ou intimidar alguém por meio da multiplicidade de ferramentas da nova era digital. Embora ocorra virtualmente, em geral o cyberbullying leva a conflitos físicos reais, assim como a sentimentos de repressão, desespero e perda.

Este trabalho apresenta as características, formas de intervenção e exemplos verídicos sobre esse tipo de bullying.

2 O QUE É CYBERBULLYING?

Cyberbullying é um tipo de violência contra uma pessoa praticada através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo pessoas desconhecidas), difamando, insultando ou atacando covardemente.

O termo é formado a partir da junção das palavras“cyber”, termo associado a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a internet e bullying que é o ato de intimidar ou humilhar uma pessoa. Assim, a pessoa que comete esse tipo de ato é conhecida como cyberbullying.

Quando o bullying é presencial, a pessoa é agredida psicologicamente, através de apelidos pejorativos ou outros constrangimentos, ou ainda, através de agressões físicas por um atacante mais forte.O cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazê-lo de forma anônima nas diversas redes sociais, através de e-mails ou de torpedos com conteúdos ofensivos e caluniosos.Por meio de leis anti-cyberbullying que atualmente vigoram, os agressores anônimos podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a indenizar a vítima.

Em geral, o cyberbullying é praticado entre adolescentes como no anexo A, mas também ocorre com frequência entre adultos como no anexo B.Em casos extremos, algumas vítimas de cyberbullying são atacadas de uma forma tão agressiva que são levadas a cometer suicídio. Muitos desses casos começam quando fotos ou vídeos íntimos das vítimas são introduzidos na internet.

Na comparação com o bullying tradicional, bastava sair da escola e estar com os amigos de verdade para se sentir seguro. Agora com a sua intimidade invadida, todos podem ver os xingamentos e não existe fim de semana ou férias, o espaço de medo é ilimitado. No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola; agora é o tempo todo. Jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via celular, e muitas vezes se expõem mais do que devem. A tecnologia permite que algum caso seja muito difícil de identificar os agressores, o que aumenta a sensação de impotência.

3 FORMAS DE INTERVENÇÃO

Trabalhar com a ideia de que nem sempre se consegue apagar aquilo que foi para a rede dá à turma a noção de como as piadas ou as provocações não são inofensivas. ''O que chamam de brincadeira pode destruir a vida do outro. É também responsabilidade da escola abrir espaço para discutir o assunto, mas são os pais que devem policiar seus filhos em relação a internet , assim pode evitar problemas.

Caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com