TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cyberbullying - Um olhar para o mundo real e virtual!

Por:   •  15/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Cyberbullying - Um olhar para o mundo real e virtual!

Segundo o dicionário, “Bullying é uma situação que se caracteriza poragressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. [...]” e “Cyberbullying (violência virtual) é um tipo de violência contra uma oumais pessoas praticada através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. [...]”

Assim, tanto o Bullying quanto o Cyberbullying são problemas de nível mundial, podendo ocorrer em praticamentequalquer contexto no qual as pessoas interajam.

Tanto o Bullying quanto o Cyberbullying podem ocorrer em qualquer lugar. Mas, por que o Cyberbullying pode ser considerado mais cruel que o próprioBullying? Quem são as três pessoas envolvidas no Bullying, e como elas se comportam? Como resolver e prevenir o Bullying e o Cyberbullying nas escolas, famílias e na própria sociedade?

Esse tormento permanente que a internet provoca faz com que a criança ou o adolescente humilhados não se sintam mais seguros em lugar algum, em momento algum. Na comparação com o bullying tradicional, bastava sair da escola e estar com os amigos de verdade para se sentir seguro.

Os ataques sofridos por uma vítima de cyberbullying são geralmente direcionados a características pessoais da vítima e são feitas em meio público, denegrindo a imagem pública da vítima e afetando sua autoestima. O abuso é constante e pode tomar grandes proporções, já que a dinâmica do mundo online é enorme e, na maioria das vezes, impossível de se controlar. O cyberbullying é ainda permanente, uma vez que ao serem jogadas na rede online as informações lá permaneceram por tempo indeterminado.

Outra característica marcante do cyberbullying é que o agressor nem sempre, ou quase nunca, é identificado, uma vez que é possível manter-se anônimo no mundo virtual. Estudos indicam que essa impessoalidade pode ser um dos agravantes da epidemia desse fenômeno, uma vez que o contato virtual e indireto pode dessensibilizar as partes envolvidas na agressão, já que não há contato direto com o sofrimento da vítima ou com as consequências do seus atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com