TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA - CYBERBULLYING

Por:   •  27/2/2016  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  4.686 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA - CYBERBULLYING

SANTOMAURO.B. Cyberbullying: a violência virtual. Revista Nova Escola, v 233,

Junho/Julho 2010.

Cyberbullying: a violência virtual

Beatriz Santomauro é repórter e faz edição de algumas reportagens e seções na Revista Nova Escola, publicações voltadas para professores; estudou jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1996-1999), e Geografia pela USP - Universidade de São Paulo em (1997-2002).

A publicação a ser resenhada, trata-se de um tema muito comum na atualidade, o bullying, e de forma ainda mais acentuada o bullying virtual ou cyberbullying. Com a evolução da tecnologia, a internet ficou bem mais acessível, e foram criadas diversas formas de socialização por via on-line, e é a partir dessas redes sociais que começam a violência virtual.

Segundo a autora da publicação, na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso, pois o espaço virtual é ilimitado. Na maioria dos casos se trata de jovens entre 12 e 14 anos, que sofrem calados, por não terem como se defender, uma vez que não sabem de quem vem às ofensas. Estes jovens acabam desenvolvendo fobias, depressão, transtornos de ansiedade, anorexia, dentre outras doenças. A psicologia entra neste meio, como forma de tratar destes jovens, tanto vítima quanto agressor, pois ambos precisam de ajuda psicológica, e em alguns casos, precisam fazer inúmeros tratamentos com um psicólogo para que seja sanado o problema, alguns deles já citados acima.

É comum vermos nas redes sociais, imagens, mensagens ou vídeos que comprometem de forma negativa algum jovem, sendo compartilhados milhares de vezes, mal sabemos que por trás de tais publicações existem pessoas que estão sofrendo, se fechando para o mundo por conta de algo virtual, mas não é tão simples quanto pareça, porque as agressões são virtuais, mas o estrago é real.

        Para esta publicação, a autora se apoiou no livro A Face Oculta, escrito pela psicoterapeuta Maria Tereza Maldonado, e Bullying: Mentes Perigosas na Escola, de Ana Beatriz Barbosa Silva, que discutem esse tipo de violência. Alerta-nos em relação ao problema do bullying virtual,  que gera consequências que poderão ser irreversíveis na vida dos jovens vitimados.

        A publicação é de mera importância, já que nos mostra maneiras de prevenir o bullying virtual, de como resolver, falar com os envolvidos e encaminhar os casos a outras instâncias, no caso de situações extremas; hoje as pessoas se socializam mais virtualmente do que presencialmente, compartilham seu dia a dia, suas preferências musicais, gastronômicas, sexuais dentre outros, e acabam deixando a porta aberta para os praticantes de bullying.Começam com jovens, que depois irão se tornar adultos problemáticos, tanto vítima quanto agressor, a vítima continuará vítima ou passará a fazer com os outros o que fizeram à ela, e o agressor, se não for penalizado, continuará a ser agressor, pois assim como a vítima, tem dificuldade de sair deste papel e retomar seus valores essenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com