TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL?

Trabalho Escolar: O QUE É EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

A educação não formal é a educação que ocorre fora do sistema formal de ensino complementar a este. É um processo organizado, geralmente os resultados da aprendizagem não são avaliados formalmente, embora o seu valor possa ser apreciado por avaliações externas e ter o mesmo grau de credibilidade que o ensino formal.

Processos educacionais organizados fora da lógica do sistema regular de ensino, ou seja, não segue um currículo pré-definido baseado nas normas e diretrizes do governo federal. Ao contrário, o conteúdo é definido a partir da vontade e das necessidades das pessoas envolvidas. Essas atividades educacionais, apesar de possuírem objetivos claros e bem definidos, são organizadas e estruturadas de maneira flexível. Apresentam um caráter complementar à educação formal, portanto não conferem graus ou títulos aos seus participantes, apenas podem conceder certificados de aprendizagem obtida. São oferecidas tanto por instituições de ensino formal quanto por organizações sociais. Pode compreender programas educacionais que ofereçam alfabetização de adultos, educação básica para crianças fora da escola, competências para a vida, competências para o trabalho e cultura em geral. Entre os fatores importantes para o surgimento da educação não formal, estão tanto as mudanças ocorridas na estrutura familiar burguesa, quanto aquelas resultantes das modificações nas relações próprias do trabalho. As quais chamam atenção por demonstrarem como a escola e a família - instituições responsáveis pela educação e legitima da mentes constituídas e aceitas pela sociedade - realizavam seu papel de maneira insatisfatória e insegura. Estes se deram no sentido de perceber que somente os modelos de educação disseminados pela escola e pela família já não davam conta da realidade social atual, mas ainda não havia conhecimento, credibilidade e amadurecimento das propostas criadas para preencher o vazio entre as ações das instituições sacralizadas e as novas necessidades sociais. Outro fator que interferiu no surgimento e crescimento do campo da educação não-formal foi o das necessidades e exigências das indústrias e do mercado profissional, que nem sempre encontram profissionais habilitados, para suprir a demanda existente. A educação não-formal, apesar de apontar e oferecer outras possibilidades diferentes das escolares, não burocratizadas, menos hierarquizadas, mais rápidas e algumas propostas mais econômicas, não deve tomar para si a salvação do sistema formal de ensino. Nesse caso, estaria contribuindo, inclusive para o desmanche da escola pública e para ades responsabilização estatal/pública para com esse setor. É característico da educação não-formal, um outro jeito de organizar e perceber arelação ensino-aprendizagem, educador/educando, produção de conhecimento no processoeducacional. Uma dessas características é a importância e relevância das ações da prática edos saberes e fazeres cotidianos.

A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL É CARACTERIZADA PRINCIPALMENTE POR:

- Estar focada em quem aprende e não em quem ensina;- Estar estruturada de baixo para cima, ou seja, forte influência dos participantes na definição do currículo a ser trabalhado;

- Flexibilidade;

- Ênfase na prática, fortemente relacionada com o contexto local dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com