TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É O BARÔMETRO DA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  3/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

1.        O QUE É O BARÔMETRO DA SUSTENTABILIDADE

O Barômetro da Sustentabilidade (BS) é um instrumento de base estatística desenvolvido pelas organizações World Conservation Union (UICN) e International Development Research Center (IDRC) para acompanhar o progresso territorial rumo à sustentabilidade (PRESCOTT-ALLEN, 2001). O BS pode ser construído para diversas unidades territoriais, como bairros, biomas ou continentes, possibilitando a comparação entre diferentes locais na mesma escala geográfica e ao longo de um horizonte temporal determinado (VAN-BELLEN, 2004).

Os resultados são ordenados ao longo de dois eixos em um plano cartesiano: as dimensões Bem-Estar Humano (BEH) e Bem-Estar do Ecossistema (BEE) (PRESCOTT-ALLEN, 2001). Essas dimensões agrupam temáticas que, por sua vez, reúnem indicadores construídos de acordo com a disponibilidade de dados produzidos localmente.

2.        MISSÃO

A missão do Barômetro da Sustentabilidade é apoiar o desenvolvimento da sustentabilidade ambiental paraense, provendo inteligência estratégica para subsidiar a tomada de decisão em políticas públicas, acadêmicas e empresariais, para orquestrar a criação, a análise e o compartilhamento do conhecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade em nosso estado.

3.        OBJETIVOS

3.1Objetivo Geral

Analisar e divulgar, pesquisa que possibilitam o maior entendimento da realidade sustentável permitindo a compreensão de tendências econômicas das regiões de integração, dessa forma subsidiando os tomadores de decisões a direcionar com mais eficiência as politicas publicas com informações apresentadas através de infográficos e de mapas temáticos dinâmicos que englobe o BEH e o BEE.

3.2 Objetivos Específicos

•        Criar uma ferramenta com informações de sustentabilidade que englobe o Bem Estar Humano e o Bem Estar Ecológico, suas regiões de integração e de seus municípios de fácil e amplo acesso.

•        Disponibilizar informação para subsidiar gestores para tomadas de decisões para criação de políticas públicas relacionadas a sustentabilidade do Estado;

•        Acompanhar a evolução temporal das principais estatísticas sociais, econômicos e ambientais do Estado para contribuir ao desenvolvimento de estudos e à formulação do planejamento.

•        Divulgar informações gerais sobre o Estado e suas regiões que deverão servir de apoio para operacionalização de políticas e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do Estado.

•        Ter disponível o último ano da informação, para todos os dados e indicadores que serão acompanhados, assim como suas desagregações regionais.

•        Ter disponível em mapa temático, sempre o ultima ano da informação/indicador.

•        Subsidiar os gestores dos  municípios com uma ferramenta de monitoramento do progresso dos municípios rumo à sustentabilidade no estado anualmente;

4.        PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DO BARÔMETRO DA SUSTENTABILIDADE MUNICIPAL:

4.2 Coleta de dados:

Os dados serão obtidos junto à coordenadoria de Estatística e Disseminação da Informação, órgão responsável por essa atividade. O processo é de fluxo contínuo de solicitação via comunicação interna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com