TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que E Premissa?

Artigo: O Que E Premissa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 5

Retrata um período do início do século XX, época que iniciou o fortalecimento da Revolução Industrial em função da elevação do consumo em massa de bens de produção tendo como consequência o aumento do número de trabalhadores nas fábricas.

Na linha de montagem cada operário realizava uma única tarefa repetidamente a qual não exigia esforço mental, isso demostrava que o objetivo da teoria cientifica de Taylon era aumentar a produtividade das organizações com ênfase apenas em realizar tarefas de forma rápida e eficiente, sem preocupações com as limitações físicas e psicológicas do operário.

No inicio da terceira década do século XX, a sociedade capitalista foi abalada por uma forte crise mundial que marcou profundamente a economia com falência das fábricas, lojas comerciais e com a diminuição da produção agrícola levando a milhões de desempregos no mundo inteiro.

No Brasil não foi diferente, com perdas de postos de trabalhos, redução de salários, com maquinários obsoletos e deficientes que prejudicavam a produção industrial, o operário só tinha uma única forma de protestar contra todas essas agressões.

O movimento grevista tinha como principais reivindicações aumento de salario, melhores condições de vida, auxilio moradia, auxilio cheque, dentre outros; o qual era respondido pela classe patronal e pelo governo com ação policial.

A questão Social no Brasil era caso de policia, perduraram por muitos governo e com a incessante persistência das ligas operarias, o movimento ganhou força e com o governo de Getúlio Vargas parte dessas reivindicações foram reconhecidas como processo de politica de apaziguamento entre a classe operaria e a classe patronal.

Enfim, parte dessas conquistas sociais se deve aos movimentos operários e sociais que nunca se curvaram a imposições dos governantes e capitalistas, que no entanto sujeito da nossa transformação social devemos manter-nos unidos e conquistar nosso espaço na sociedade.

2.2 - QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL

O Serviço Social surge, portanto como criação típica do Capitalismo articulada com o projeto de hegemonia do poder burguês; os efeitos da questão social ultrapassaram os limites das Vilas Operarias tornando-se uma pesada nuvem sobre o horizonte burguês e denunciava a falência da ordem social burguês.

As formas de assistências vigentes eram repudiadas pelos proletários, que lutavam pormais amplas medidas de politica social. Temerosa e assistindo a classe dominante procurava pensar em estratégias que contivessem as ameaças que colocavam em risco as suas propriedades.Assim, diante da tamanha expansão da pobreza, já não se podia mais restringir assistências aos pobres, as iniciativas particulares ou daigreja; era preciso mobilizar o próprio estado. Foram conferidas as praticas assistências, novos padrões de eficácia e racionalidade.

A expansão do numero de agentes foi notável no ultimo terço do século XIX. No inicio desse século, o Serviço Social estava presente nas expressões da questão social, como desemprego, empobrecimento, dos trabalhadores, entre outros fatores iniciou-se a organização do operário, deixando a classe trabalhadora angustiada e preocupada. A sociedade capitalista estava a beira do colapso, com uma economia deteriorada e com um quadro social bastante preocupante, em virtude dos desempregos assim a pobreza aumentava.

No final da terceira década do século XX foi marcada por uma crise econômica mundial muito mais densa e profunda, a pobreza e todo o conjunto de problemas sociais cresciam, assim, as possibilidades de reversão deste quadro eram vistas de forma sombria pela classe dominante que, aliada ao estado, conjugada esforços, tendo em vista a recuperação da economia.

Deste fortalecimento da classe dominante resultou uma grande pressão sobre os trabalhadores, vivida na década de 1930, em que existia uma vigilância coercitiva sobre a ação dos sindicatos, os grandes empresários para vigiar os trabalhadores, tanto nos sindicatos quanto nas fabricas.

2.2.1- O QUE SIGNIFICA MUDAR?

É o resgate de sua própria dignidade, ou seja, sua identidade procurando suas melhorias socioeconômicas: como habitação, saúde, educação, segurança.

2.2.2 - QUAIS AS CONSEQUENCIAS DO DESEMPREGO ENQUANTO QUESTÃO SOCIAL?

Aumento do índice de violência e a desigualdade social.

2.2.3-POR QUE CONHECIMENTO ESPECIALIZADO É IMPORTANTE?

O ser humano tem direito de se especializar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com