TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dar Continuidade Ao Projeto Proposto Na Etapa 2, Promovendo Uma Pesquisa Sobre Direção Como Função Garantidora Do Processo Administrativo, Partindo Da Premissa De Que Administrar Envolve Também A Distinção Entre Os níveis Gerenciais.

Casos: Dar Continuidade Ao Projeto Proposto Na Etapa 2, Promovendo Uma Pesquisa Sobre Direção Como Função Garantidora Do Processo Administrativo, Partindo Da Premissa De Que Administrar Envolve Também A Distinção Entre Os níveis Gerenciais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 4

IMPRIMIR

VOLTAR

F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social

PROJETO DE EXTENSÃO UNISC COM A COMUNIDADE/BAIRRO BOM JESUS

Maira Meira Pinto 1

Elisângela da Silva 1

Giovana Sopelsa 1

Ideni Dorneles Lima 1

Juliane Neumann 1

(1. Departamento de Ciências Humanas, Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC)

INTRODUÇÃO:

Esta produção tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um projeto de extensão universitária dentro do bairro Bom Jesus, lócus do Projeto de Extensão UNISC com a Comunidade/Bairro Bom Jesus, de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias e do Curso de Serviço Social. Busca demonstrar que, através da metodologia adotada para a execução do Projeto – o Desenvolvimento de Comunidade, foi possível estabelecer princípios de parceria, de co-responsabilidade e de participação com a comunidade envolvida e a comunidade acadêmica, através das ações desenvolvidas no ano de 2005. Tem como público-alvo mulheres, crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco no bairro Bom Jesus, considerado o maior bairro em extensão geográfica e o mais populoso de Santa Cruz, concentrando centenas de famílias empobrecidas, destacando-se as compostas por afros-descendentes e por trabalhadores de baixíssima qualificação profissional. Este Projeto de Extensão tem por objetivo geral implantar e implementar ações que incentivem e promovam o desenvolvimento social e integral de mulheres, crianças e adolescentes, com base na cidadania e auto-estima, promovendo sua inserção social e desestigmatização. Através das atividades propostas pelo Projeto foi possível trabalhar com diferentes expressões da questão social, objeto de intervenção do Serviço Social, e ao mesmo tempo buscar compreender a realidade de um bairro que é fortemente estigmatizado pela violência e pelo preconceito.

METODOLOGIA:

Através de um levantamento socioeconômico realizado no bairro, foram definidas as ações que seriam trabalhadas de modo cooperativo com os atores sociais para o enfrentamento das problemáticas encontradas. Em parceria com o “sopão” comunitário promovido pela Paróquia do bairro, o Projeto realiza semanalmente oficina pedagógica para crianças, visando a integração das mesmas através de trabalhos que possibilitem desenvolver suas potencialidades, trabalhando a auto-estima, a inserção social e o aprendizado. Quinzenalmente o Projeto promove palestras para mulheres, onde são tratados assuntos previamente acordados com o grupo, esclarecendo as principais problemáticas levantadas pelo mesmo, ao mesmo tempo, em que fortalece os vínculos do Projeto com a comunidade. O grupo de gestantes é outra atividade acompanhada pelo Projeto, realizada por uma equipe interdisciplinar de apoio, composta por alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Funciona quinzenalmente no PSF Bom Jesus tendo como público-alvo gestantes. Proporciona espaços para debates de cunho educativo, a fim de promover uma maternidade mais segura e atender às necessidades das mulheres durante o período gestacional. Atividades como gincanas, feiras comunitárias, reuniões, assembléias, palestras, oficinas e atividades educativas são realizadas com crianças, adolescentes, mulheres e idosos proporcionando a participação dos diversos segmentos envolvidos no Projeto, ao longo de sua operacionalização.

RESULTADOS:

A partir das atividades propostas pelo Projeto de Extensão UNISC com a Comunidade/Bairro Bom Jesus, no ano de 2005, acredita-se que foram proporcionados diversos espaços de comunicação e de socializações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com