TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEÓRICO PREMISSAS CONSTITUIÇÃO FORMAÇÃO ASPECTOS QUE INFLUENCIAM CONCEITOS

Tese: TEÓRICO PREMISSAS CONSTITUIÇÃO FORMAÇÃO ASPECTOS QUE INFLUENCIAM CONCEITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

PERSONALIDADES

TEÓRICO PREMISSAS CONSTITUIÇÃO FORMAÇÃO ASPECTOS QUE INFLUENCIAM CONCEITOS

PSICANÁLISE Sigmund Freud (1882) Parte da essência do que é consciente e o que é inconsciente; (Explorando o Inconsciente (associação livre,Iceberg), Estrutura da Personalidade (Id, Ego, Superego), Desenvolvimento da Personalidade (Fases), Mecanismos de Defesa (Recalcamento, Regressão e Projeção).

Freud acreditava que as crianças se desenvolviam por fases psicossexuais. Bem, ele sugeriu que nossas personalidades são influenciadas por dois aspectos (Como resolvemos conflitos associados à essa fase, e se ficamos ou não fixados à alguma fase) Para Freud a personalidade humana originava-se de um conflito entre nossos impulsos biológicos agressivos em busca do prazer e as restrições sociais que foram interiorizadas contra eles. Freud sustentava que a personalidade era o resultado de nossos esforços para resolver esses conflitos básicos, para expressar esses impulsos de modo a produzir satisfação sem pazer também culpa e punição.

Freud era determinista e para ele nada era acidental, pois, podia evidenciar o inconsciente filtrando não só as associações livres, crenças, hábitos e sintomas, mas também seus sonhos, e seus atos falhos, falados e escritos. Ao analisar sonhos das pessoas, ele sustentava que podia revelar a natureza dos conflitos e avaliar as intenções interiores dela;

O Tratamento conduzido por Freud, sobre os transtornos emocionais levou-o a elaborar a hipótese de causalidade psíquica (dinâmica do inconsciente) de tais transtornos.Sendo assim, Freud procurou analisar por meio da associação livre e dos sonhos definir a personalidade como sendo constituída de impulsos psíquicos que buscamos o prazer (ID), de um executivo voltado para a realidade (EGO) e de um conjunto de ideias interiorizadas (SUPEREGO).

BIG FIVE Fisk em 1949

Ernest Tupes e Raymond Christal (1961)

L.M. Digman(1990)

Goldberg

Prinzie, Dekovic, Reijntjes, Stams e Belsky (2009) : A personalidade é um construto da psicologia que sempre teve destaque na área da Avaliação Psicológica, motivo pelo qual tem sido fonte de grande número de estudos e debates teóricos e metodológicos. De acordo com Prinzie, Dekovic, Reijntjes, Stams e Belsky (2009), a pesquisa da personalidade ganhou novo ímpeto e direção a partir do estabelecimento de um consenso acerca da sua estrutura, por meio do modelo fatorial da personalidade baseado nos cinco fatores. A importância desse modelo se embasa principalmente no fato de, segundo os autores, ter sido aplicado em diversas amostras, em diversas culturas e por meio de numerosas fontes de informação (incluindo auto-avaliação, avaliação por pares e avaliações clínicas), tendo demonstrado sua adequação nos diferentes usos.

De acordo com Prinzie, Dekovic, Reijntjes, Stams e Belsky (2009), a pesquisa da personalidade ganhou novo ímpeto e direção a partir do estabelecimento de um consenso acerca da sua estrutura, por meio do modelo fatorial da personalidade baseado nos cinco fatores. A importância desse modelo se embasa principalmente no fato de, segundo os autores, ter sido aplicado em diversas amostras, em diversas culturas e por meio de numerosas fontes de informação (incluindo auto-avaliação, avaliação por pares e avaliações clínicas), tendo demonstrado sua adequação nos diferentes usos.

refere-se em psicologia aos cinco fatores da personalidade descritos pelo método lexical, ou seja, baseado em uma análise linguística1 :

1.Neuroticismo ou instabilidade emocional 2.Extroversão 3.Sociabilidade 4.Escrupulosidade 5.Abertura para a experiência

A palavra personalidade diz respeito a padrões de comportamento e atitudes que são típicas de um determinado indivíduo, de forma que os traços de personalidade difeririam de um indivíduo para outro, sendo, entretanto, relativamente constantes em cada pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com