TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é A Dança Segundo Rudolf Laban?

Ensaios: O Que é A Dança Segundo Rudolf Laban?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  8.367 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a dança segundo Rudolf Laban?

Rudolf Von Laban (1879-1958) coreógrafo e dançarino no século XX foi considerado neste período um ícone entre os maiores teóricos da dança.

Laban possuía teorias de coreografia e movimentos, para ele esses são os embasamentos da dança moderna. Ele possuía um trabalho realizado com engenho e análise crítica da dança. Através da sua inventividade incentivou modelos de danças para as massas e dessa forma criou a dança coral. Inúmeras pessoas se mobilizaram a aprender a nova proposta, que por mais simples que fosse era estimulante para todas as pessoas.

Para algumas pessoas a dança era apenas o movimento, o estudo dos esforços, já para Laban a dança era uma combinação de movimentos que introduzia a arte coreografa. Ele utilizava figuras geométricas para dar sustentáculos à movimentação dos bailarinos, permitindo ao leigo também envolver, desconstruir e modificar o artifício da dança em sua aparência coreográfica.

Para os coreógrafos brasileiros Laban é conhecido como o educador e mestre do movimento, seu trabalho no Brasil recebe uma admiração no aspecto da arte, imaginação, criação e comunicação da dança indescritível e incomunicável em palavras, podendo ser avaliada e apreciada apenas com movimentos.

O principal objetivo de Laban era expressar, demonstrar através da arte de dançar as emoções das pessoas. Sua formação diversificada, lhe permitiu estabelecer os princípios do movimento. Através de palestras em universidades, Laban incentivou e influenciou temas de estudo que levam os alunos a se auto avaliarem e a conhecerem toda potencialidade de movimento do seu corpo.

Laban dizia que a dança é um movimento criativo. Ele por sua vez, fundou escolas pela Europa e durante este tempo aproveitou para demonstrar a todas as pessoas que passou a conviver como conhecer seu corpo e como descobrir movimentos que ajudaria no seu dia-a-dia.

Em sua maior escola desenvolveu a técnica da dança por movimentos com o objetivo de exprimir emoções, contribuindo e constituindo dessa forma a dançoterapia.

As propostas de Laban foram inovadoras e revolucionárias, afinal através dos seus estudos e interesses pela arte da dança ele observou o mundo, a vida e as pessoas de uma forma que ninguém imaginava ver. Ele introduziu na dança a arte, o movimento, as emoções e os saberes individuais e coletivos em massa.

Laban desenvolveu também um sistema de notação de dança da necessidade desta linguagem para registro das danças. Seus princípios, por terem sido gerados e por poderem ser aplicados de forma genérica a todo e qualquer movimento humano, têm encontrado aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento perspectivas positivas e relativas.

Todos os trabalhos ao longo de sua vida foram desenvolvidos com elementos do movimento e sua utilização, dando uma relevância maior aos aspectos psíquicos e fisiológicos do ser humano.

A dança nos dias de hoje é introduzida em diversos setores da atividade humana como artes, educação, trabalho, psicologia, sociologia, filosofia, etc. E isso decorre dos estudos realizados por Laban na Europa.

Os estudos de Laban foram baseados nos seguintes fatores: espaço, peso, tempo, fluxo e ritmo, gerando através dos seus estudos diversos modelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com