TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Luta pelo Direito – Rudolf Von Ihering

Resenha: Resenha: A Luta pelo Direito – Rudolf Von Ihering. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Resenha  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha: A Luta pelo Direito – Rudolf Von Ihering

Rudolf Von Ihering nasceu em Aurich, no ano de 1818, foi jurista e romancista alemão, pioneiro na defesa da concepção do direito como produto social e fundador do método teleológico no campo jurídico. Estudou em várias universidades alemãs e doutorou-se em direito na universidade de Berlim em 1842. Trabalhou como professor universitário na Suíça, Viena e Basiléia, tendo como foco o direito romano, paralelamente estabeleceu seu pensamento jurídico, baseado no estado das relações entre o direito e as mudanças sócias. Faleceu em 1892, deixando importante contribuição com suas obras, em especial A luta pelo Direito sendo a luta pela paz.

“A paz é o fim que o direito tem em vista, a luta é o meio de que se serve para conseguir. Por muito tempo, pois que o direito ainda esteja ameaçado pelos ataques da injustiça- e assim acontecera enquanto o mundo for mundo- nunca ele poderá subtrair-se a violência da luta.”

È importante considerar este pensamento de forma positiva, pois aqueles que se apropriam do direito vivem em uma luta constante em busca de paz, esta necessária para mediar a nossa vida em sociedade, uma vez que as injustiças permeiam nossa vida nos tirando aquilo que acreditamos ser nosso valer apena lutar por um mundo de paz.

O direito necessita ser sentido como algo de concreto e não como teoria onde falácias confundem o nosso pensar, o direito precisa acontecer de forma ativa, viva acendendo o espírito de luta individual e coletiva para que com todas as foças os direitos sejam conquistados.

Luta pelo direito não significa lutar somente por coisas como direito à moradia, direito à educação ou direito á saúde, mas tem um sentindo maior como a luta por uma condição de dignidade e moral, pois o abandono aos direitos torna o homem no nível de animal, por isso que “a defesa do direito é um dever da conservação da moral”.

O direito objetivo e o direito subjetivo estão entrelaçados assim quando luto pelos meus direitos logo luto pelo direito de toda sociedade, pois ouso desse direito faz com que desperte em outros a força pra lutar não ficando o direito em desuso permitindo assim que cumpra meus deveres e usufrua dos direitos.

IHERING faz uma relação de dependência entre a aplicação do direito e o sentimento de justiça de um povo e logo ele diz que “A defesa do direito constitui um dever para com a comunidade”.

Logo a luta da qual se defende aqui é de grande relevância para se criar vínculos com o cidadão de algo valioso para com estes, pois disso custaram vidas e longas jornadas em busca do objetivo. Acredita- se que seja esse sentimento de vitória que deva permear essa relação entre o indivíduo e a luta pelo direito contribuindo assim, com a transformação do pensamento da sociedade. Essa é a chama de qual se necessita para continuar lutando por todos os direitos, pois não seria moral ficar calado diante algo em que mesmo através de conflitos é possível de ser alcançado.

Muitas lutas já foram travadas até mesmo para um novo pensar do direito, onde não só a lei seja à base de tudo, mas a cultura, o fazer e o querer da humanidade também possam influenciar nesse novo direito. É nesse sentido de luta que a “justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com