TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Ajuda

Artigos Científicos: O Que é Ajuda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

O que é ajuda

Ao longo da história do Serviço Social, o conceito de ajuda foi evoluindo. Na sua origem a ajuda era exercida com um caráter privativo aos desadaptados, aos deserdados, ou a quem se considerava como necessitado de caridade na maioria das vezes essa ajuda era exercida pela Igreja católica. A partir da Revolução Francesa, a “Assistência Pública” desenvolve-se e foi no século XX que o Serviço Social surge organizado institucionalmente e como profissão. Progressivamente vai-se tomando consciência da característica da relação de Ajuda, entre o assistente social e aquele que pede ajuda.

Ajuda é um processo dinâmico que significa a capacidade de penetrar no universo perceptivo do outro, sem julgamento, tomando consciência dos seus sentimentos, sem, no entanto, deixar de respeitar o seu ritmo de descoberta de si próprio.

A Relação de Ajuda exige simpatia, solidariedade e cooperação, “uma forma de intercomunicação onde se cria uma ponte entre quem ajuda e o ajudado e é necessário ter uma relação desprovida de preconceitos e de ansiedade, procurando construir uma ação conjunta.

A Relação de Ajuda é uma relação profissional na qual uma pessoa deve ser apoiada no sentido de conseguir o seu ajustamento pessoal a determinada situação, à qual ela não se adaptava. Neste sentido, compete ao Assistente Social, desenvolver ações específicas, como compreender o problema nos termos em que se coloca para aquela pessoa, segundo a sua perspectiva e “existência singular” e ajudar o necessitado a evoluir e a crescer como pessoa, no sentido de uma melhor adaptação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com