TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Artigo: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 8

1. Solução Problema

Após analisarmos a situação problema apresentada, o grupo definiu como problema: “Como capacitar, desenvolver e treinar um funcionário”. Levando em consideração os temas pesquisados: Treinamento, desenvolvimento e Educação, e Universidade Corporativa.

2. Conceitos Relevantes

O Treinamento e o Desenvolvimento de Pessoal tratam da aprendizagem no nível individual e de como as pessoas aprendem e se desenvolvem. O treinamento tem muito a ver com o conhecimento, pois, estamos na era da informação, o conhecimento passa a ser o recurso mais importante e se, o conhecimento é fundamental, a produtividade do conhecimento é que constitui a chave do desenvolvimento. O Treinamento das pessoas na organização é de fundamental importância, pois, deve-se buscar cada vez mais sua qualificação e sua capacitação, deve ser uma constante, mesmo quando as pessoas apresentam excelente desempenho, alguma orientação e melhoria das habilidades sempre devem ser introduzidas ou incentivadas. CHIAVENATO (1999).

Para Chiavenato (2000) o conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento: Transmissão de informações: o elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo, repartir informações entre os treinados como um conjunto de conhecimentos. Normalmente, as informações são genéricas, de preferência sobre o trabalho como informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, sua organização e políticas, regras e regulamentos, etc. Desenvolvimento de habilidades: principalmente as habilidades, competências e conhecimentos diretamente relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras. Trata-se de um treinamento orientado diretamente para as tarefas e operações a serem executadas. Desenvolvimento ou modificação de atitudes: geralmente mudança de atitudes negativas em mais favoráveis, aumento da motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal de gerência e supervisão quanto ao sentimento e reações das pessoas. Os principais objetivos do treinamento são: Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas do cargo; Proporcionar oportunidades para o continuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada;

Mudar a atitude das pessoas, seja para criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas às técnicas de supervisão e gerencia.

Quando estiverem determinados os objetivos do treinamento, a primeira etapa a ser feita corresponde ao levantamento das necessidades de treinamento, sendo elas: Análise organizacional: envolve o estudo da empresa como um todo, sua missão, seus objetivos, seus recursos, estabelecendo a filosofia de treinamento para toda a empresa; Análise dos recursos humanos: procura verificar se os recursos humanos são suficientes quantitativa e qualitativamente para as atividades atuais e futuras da organização; Análise das operações e tarefas: consiste em determinar que tipos de comportamentos os empregados devem exibir para desempenhar eficazmente as funções de seus cargos. O aspecto fundamental em todo processo de aprendizagem é que os treinados sejam estimulados a aprender. (CHIAVENATO, 2000).

O interesse e a motivação dos treinados são desafios constantes na área de treinamento e desenvolvimento, e a tecnologia pode servir como estímulo à aprendizagem, tornando o ensinamento excitante e relevante. A multimídia interativa parece ser capaz de melhorar o processo de aprendizagem, aumentando a taxa de retenção e diminuindo o tempo necessário para o ensinamento, Depois de definidas as necessidades de treinamento e elaborada a programação do treinamento, a terceira etapa do processo é a execução. A execução do treinamento depende dos fatores: Adequação do programa de treinamento às necessidades da organização. A decisão de estabelecer programas de treinamento depende da necessidade de melhorar o nível dos empregados. O treinamento deve ser a solução dos problemas que deram origem às necessidades percebidas. A qualidade do material de treinamento apresentado. O material de ensino deve ser planejado a fim de facilitar a execução do treinamento. O material de ensino visa concretizar a instrução, promover a compreensão, aumentar o rendimento do treinamento e facilitar a tarefa do instrutor. A cooperação dos chefes e dirigentes da empresa. O treinamento deve ser feito com todo o pessoal da empresa, em todos os níveis e funções. Sua manutenção envolve uma quantidade considerável de esforço e de entusiasmo por parte de todos aqueles que estejam ligados ao assunto, além de implicar um custo que deve ser encarado como um investimento e não uma despesa inativa. (CHIAVENATO, 2000)

Ao término da execução do treinamento, chega-se a etapa final do processo que é a avaliação dos resultados obtidos. O programa de treinamento deve ter uma avaliação de sua eficiência. A avaliação deve considerar dois aspectos, verificando se o treinamento produziu as modificações desejadas no desempenho dos funcionários e verificar se os resultados do treinamento apresentam relação com o alcance das metas da empresa. A avaliação dos resultados do treinamento pode ser feita em três níveis, a saber: Avaliação ao nível organizacional: aumento da eficácia organizacional; melhoria da imagem da empresa; melhoria do clima organizacional; facilidade nas mudanças e na inovação; aumento da eficiência, etc.; Avaliação ao nível dos recursos humanos: Redução da rotatividade de pessoal; aumento da eficiência individual dos empregados; aumento das habilidades das pessoas; elevação do conhecimento das pessoas; mudanças de atitudes e de comportamentos das pessoas, etc. Avaliação ao nível das tarefas e operações: Aumento de produtividade; melhoria da qualidade dos produtos e serviços; melhor atendimento ao cliente; redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos, etc. (CHIAVENATO, 2000).

Bergamini (1980) diz que o desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que o treinamento. Por educação queremos significar, sobretudo as atividades de desenvolvimento pessoal que estão relacionadas com os processos mais profundos de formação da personalidade e da melhoria da capacidade de compreender e interpretar o conhecimento, e menos a repartição de um conjunto de fatos e informações a respeito de habilidades motoras ou executoras. Desenvolver tem como principal objetivo promover, junto a essas pessoas, recursos que lhes permitam ter mais aquilo para o que se sentem potencialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com