TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Engenharia Química

Artigos Científicos: O Que é Engenharia Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

O que é Engenharia Química

CREMASCO, Marco Aurélio. Vale a pena estudar Engenharia Química. 1ª Edição. São Paulo: Editora: Edgard Blucher, 2005.

O livro Vale a pena estudar Engenharia Química vem esclarecer inicialmente sobre a Engenharia de um modo geral, assim como características e habilidades necessárias a um engenheiro. Mas a maior parte do livro é sobre a Engenharia Química. Aborda-se definição e descrição do curso Engenharia Química e da profissão do Engenheiro Químico: o que ele faz, onde atua e quais habilidades exigidas no exercício da profissão. Sobre a formação deste profissional e sua atuação na indústria química. O autor também trata na metade final do livro sobre a história da indústria química no Brasil e no mundo assim como também a história da engenharia química no Brasil e no mundo. Encera com um assunto importante, que é a ética da profissão, com as responsabilidades do Engenheiro Químico.

O engenheiro cria e modifica mecanismos, estruturas, produtos e processos com o objetivo de realizar transformações de recursos naturais e não naturais para gerar matéria ou energia necessárias ao ser humano. Utiliza para isso seus conhecimentos empíricos, técnicos e científicos. Assim como necessita interagir com o universo que o cerca. O profissional completo possui habilidades técnicas, humana e conceitual.

A engenharia química é diretamente relacionada com processos onde matérias-primas passam por processos em que sua composição é modificada. O produto final deve atender a um determinado objetivo. O Engenheiro Químico então está envolvido no projeto de produto complementando o projeto de processo. Possui vários campos de atuação assim como várias áreas de atuação que estão descritos de forma detalhada. Contribuiu com várias conquistas e descobertas para a sociedade, o que ainda continua acontecendo, visto que há várias futuras áreas de atuação na profissão.

A formação do Engenheiro Químico é ampla, necessitando de conhecimentos essenciais que podem ser divididos em Ciências Básicas, Ciências da Engenharia Química, Tecnologias da Engenharia Química e Gestão. É descrita a estrutura de um curso de graduação de Engenharia Química.

É apresentada a indústria como um conjunto de atividades econômicas, visando manipular e explorar matérias-primas e fontes energéticas, e visando transformar produtos semi-acabados em bens de produção ou consumo. A indústria química é um tipo de indústria de transformação, que pode ser indústria de base, indústria de consumo ou indústria de ponta. No Brasil existe a classificação de Indústria Química de acordo com o produto, que é definida pela Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Os registros mais antigos da indústria química estão nas pinturas de animais e cenas de caça nas paredes das cavernas, as tintas utilizadas eram produzidas de alguma forma, mesmo que mais simples possível. Porém, o crescimento da Indústria Química deu uma alavancada após a Revolução Industrial e segunda guerra mundial, nas quais eram necessárias pesquisas e produção de novas armas, munições, defesas e medicamentos para os soldados.

Segundo o autor, a história da Indústria Química está dentro do próprio contexto da história da humanidade. As guerras, revoluções tecnológicas, entre outros fatores. As inovações foram surgindo de acordo com a necessidade das pessoas, ocorrendo diversas descobertas e um avanço impressionante da indústria, estas ocorreram, principalmente, na indústria petroquímica, formas de transformação de energia e novos medicamentos.

A indústria química apresentou um crescimento mais notável no século XIX, através da produção de açúcar, aguardente, sabão, potassa, barrilha, salitre, cloreto de amônio entre outros. Esse quadro mostrava uma expansão de atividades fabris iniciadas desde o período colonial. E de acordo com o livro, a indústria química no Brasil é caracterizada pela exploração de recursos naturais, com investimentos restritos. E somente a partir de 1965, surge a indústria petroquímica, a qual permitiu uma modernização das indústrias químicas brasileiras.

Com o aumento da modernização e consequente aumento da produção, havia a necessidade de um profissional que trabalhasse na transformação da matéria em produtos químicos, em larga escala. E a partir daí, surge o engenheiro químico.

Segundo o autor, para tal profissão existem três importantes requisitos: Ciência, tecnologia e honestidade. As duas primeiras tem haver com conhecimento e suas aplicações, já a honestidade tem haver com a moral da pessoa. É muito importante se preocupar com os três, pois o engenheiro químico é extremamente responsável por aquilo que produz, assim, se ele não seguir a ética da profissão pode colocar em risco todo o processo da produção.

Outro ponto a ser ressaltado é a responsabilidade ambiental que o engenheiro químico deve ter. Hoje em dia, a demanda pela utilização de matéria-prima de fonte renovável vem crescendo cada vez mais, já que a fonte de matéria-prima é na maior parte retirada da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com