TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Macroeconomia?

Exames: O Que é Macroeconomia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É MACROECONOMIA?

A macroeconomia, também conhecida como teoria da renda, trata a economia como um todo. Preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartição ou distribuição. Em outras palavras, poderíamos definir macroeconomia, como o estudo dos fenômenos que englobam toda a economia.

A macroeconomia estuda: a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relações internacionais e do desenvolvimento.

Um macroeconomista pode estudar: os efeitos dos empréstimos feitos pelo governo federal; as mudanças da taxa de desemprego ao longo do tempo; políticas alternativas para promover a elevação do padrão de vida da população.

Os objetivos de políticas macroeconômicas são: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e desenvolvimento econômico.

A macroeconomia e a microeconomia estão intimamente ligadas e como as mudanças na economia resultam das decisões de milhares de pessoas, é impossível entender os desdobramentos macroeconômicos sem considerar as decisões microeconômicas a elas associadas.

Exemplo, um macroeconomista pode estudar os efeitos de um corte no imposto de renda sobre a produção geral de bens e serviços. Para analisar essa questão, ele precisa levar em consideração a maneira pela qual o corte do imposto afeta as decisões das famílias sobre quanto gastar em bens e serviços.

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.

A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »