TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Nutrição? Nutrição Na Geriatria

Dissertações: O Que é Nutrição? Nutrição Na Geriatria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  4.370 Palavras (18 Páginas)  •  1.503 Visualizações

Página 1 de 18

 O que é Nutrição?

A Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada individuo, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.

As necessidades nutricionais podem ser definidas como as quantidades de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos que um indivíduo sadio deve ingerir para satisfazer suas necessidades fisiológicas normais e prevenir sintomas de deficiência.

E escolha do nutriente correto através da dieta ou da suplementação nutricional tem papel fundamental no tratamento e controle das manifestações de patologias crônicas. Uma alimentação balanceada tem como objetivo principal promover o bom funcionamento do corpo.

Com a ingestão de uma dieta equilibrada tanto em quantidade como em qualidade, o organismo adquire energia e nutrientes necessários para o desempenho de suas funções, manutenção e um bom estado de saúde. A nutrição adequada é crucial para o desenvolvimento físico e mental de cada indivíduo.

A intervenção nutricional tem como objetivo a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo o bem estar geral do individuo.

 Para que serve a nutrição?

Muitas pessoas se perguntam qual o segredo para uma vida longa e com saúde. Bom, com certeza a nutrição é um dos fatores para atingir o objetivo de ter uma vida bastante longa e saudável.

A nutrição é um conjunto de processos que tem a finalidade de produzir energia para manter as funções do organismo. Os nutrientes são substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano.

Os nutrientes podem-se dividir em macros nutrientes e micros nutrientes.

Os macros nutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micros nutrientes são as vitaminas e minerais.

Os carboidratos são responsáveis por fornecerem a energia necessária para que você realize as atividades diárias.

Os carboidratos são responsáveis por fornecerem a energia necessária para que você realize as atividades diárias.

As proteínas atuam na reestruturação de célula e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios.

Os lipídeos são responsáveis pelos transportes das vitaminas lipossolúveis, A D e K e também fornecem energia. As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras que desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do intestino, contribuem também para a formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo.

Portanto procure se alimentar com alimentos saudáveis que você verá como sua vida ficará melhor e você conseguirá atingir o seu objetivo de uma vida longa e com saúde.

 Qual a importância da nutrição?

A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiologia, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: O que, quando, quanto e como consumir os alimentos.

O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuar diretamente no organismo. O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças respiratórias e manifestações auto- imunes podem ser um alerta de que sua alimentação não está apropriada. Além disso, as necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento excessivo de peso e ao conseqüente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.

Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento, mas eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializarem o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.

Alimentação saudável promovendo saúde e bem- estar em qualquer estágio de vida.

 Quais os benefícios da nutrição?

Uma alimentação saudável, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege, contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Nutricionais são compostos químicos encontrados nos alimentos que tem funções específicas e funcionam associadamente. E se dividem em macronutrientes, carboidrato, proteína e lipídios, micronutrientes vitaminas e sais minerais.

 O que é envelhecimento?

O conceito de idoso vem mudando no decorre do tempo. Quando mais se aumenta a expectativa de vida útil, mais tarde o indivíduo é considerado idoso. Esse conceito também é diferente conforme a situação socioeconômica do país e do indivíduo. A organização mundial da saúde estabeleceu a idade de 65 anos para se considerar o indivíduo idoso,nos países desenvolvidos e 60 anos para aqueles em desenvolvimento.

As pessoas não envelhecem na mesma velocidade,assim como,em cada indivíduo seus órgãos também envelhecem com velocidades diferentes. O processo de envelhecimento é individual, sendo o resultado da interação entre os fatores genéticos e ambientais.

 O que é geriatria?

Geriatria é a especialidade da medicina que se ocupa do envelhecimento: prevenção. Diagnóstico e o tratamento de doença no idoso, além de cuidados gerais necessários para a atenção á saúde em idéias avançadas.

Não confundir com gerontologia, que é um termo mais amplo abrangendo o estudo do envelhecimento em si e englobando diversas ciências que estudam o idoso.

 Qual a sua importância?

Teoricamente o idoso deve se consultar de rotina com o médico geriatra, da mesma maneira que uma criança consulta o pediatra para fazer a puericultura, ou seja, verificar suas condições nutricionais, vacinas, uso adequado de medicação, etc.

Qualquer individuo acima de 60 anos que tenha algum sintoma ou queira programar sua velhice com saúde, independentemente, de estar fazendo tratamento com algum especialista, deve procurar orientação com a geriatria. Esse profissional tem a visão mais abrangente dos problemas do paciente idoso. Sua função nesse contexto é diferente da do especialista e muito definida.

O grupo de idosos, definido pela organização mundial de saúde, em situação de risco, abaixo relacionados, devem necessariamente consultar o geriatra.

 Quais as características da geriatria?

Corrigir os hábitos deletérios como alimentação não balanceada, inatividade física, tabagismo, obesidade, abuso de drogas;

Não postergar diagnóstico e tratamento adequado das doenças;

Usar medicamentos racionalmente (prescrição consciente, inicio e termino respeito á orientação, uso x abuso, evitar automedicação, efeitos ‘’mágicos’’;

Orientação quanto a vacinas;

Equilibrar os ambientes emocionais;

Ampliar a rede de apoio;

Não deixar que o idoso crie expectativas de ‘’rejuvenescimento’’ ou da eterna juventude;

Estimular a prática de atividades físicas, aeróbica para o aumento de capacidade cardiorespiratória, e exercícios resistidos (musculação) visando aumentar a força muscular, melhorarem o equilíbrio, a massa óssea prevenir quedas, bem como unir os benefícios físicos aos sociais;

Adequar o ambiente doméstico, diminuindo assim o risco de acidentes como quedas e suas conseqüências, muitas vezes de prognósticos sombrio;

Educar os cuidados dos idosos dependentes, bem como reconhecer o seu adoecimento.

 Os objetivos da geriatria?

Os objetivos da geriatria são manter a autonomia (capacidade de decidir), a independência (capacidade de realizar) e prevenir a incapacidade, para garantir a qualidade de vida. A prevenção no idoso é fundamental para evitar que os diagnósticos sejam feitos, numa fase tardia, quando a doença já está complicada.

Mesmo o idoso aparentemente saudável requer cuidados especiais, pois as manifestações de doenças são insidiosas, muitas vezes atípicas, sub-clínicas, com sintomas inespecíficos e geralmente não relatados. O processo natural de envelhecimento associado às doenças crônicas, levam à redução da capacidade funcional ao longo da vida.

A geriatria visa;

• Manutenção da Saúde em idéias avançadas,

• Melhora na qualidade de vida do idoso,

• Manutenção do máximo grau de independência e autonomia funcional,

• Prevenção de doenças,

• Diagnostico e tratamento precoce,

• Extensão da expectativa de vida ativa

• Reabilitação no caso de doenças com seqüelas

• Cuidados e apoio durante doenças terminais

 Pratica de exercícios físicos? Em que proporção

A prática de atividade física proporciona inúmeros benefícios comprovados por estudos nas áreas biológicos, psicológicos e sociais, onde a diminuição do risco de muitas doenças e problemas de saúde comuns na velhice, aliada a diminuição de gordura corporal, aumenta de força muscular e capacidade cardiorrespiratória, se constituem em objetivos na busca de uma qualidade de vida observou que os pacientes que realizou atividade física tiveram a redução sintomas depressivos e muito bom para sua alta estima.

A conscientização da importância da atividade física para pessoas idosas, como prevenção de doenças manutenção da saúde ou reabilitação, se traduz em um aumento da expectativa ajustada à qualidade de vida, refletindo em melhores anos vivido pela programação idosa. Os idosos sem duvida, mais que qualquer outra faixa etária, precisa se movimentar.

 Quais as patologias este grupo enfrenta?

As principais doenças dos idosos no Brasil.

De acordo com o IBGE,3 em cada 4 idosos têm uma doença crônica, ou seja, uma doença de curso arrastado, 0boa parte delas incurável. As doenças infecciosas e terceira idade no Brasil é por causa das doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes mellitus e as conseqüências da hipertensão arterial.

Essas são as 10 doenças que mais prejudicadas a saúde dos idosos brasileiros:

1. Infarto, angina e seus amigos (11,8%) – A doença cardíaca isquêmica consiste ni entupimento (ou, muito raramente, num espasmo) das artérias coronarianas, que levam o sangue ao coração.

2. AVC (9,9%) – A doença cerebrovascular consiste não apenas no derrame (AVC), mas também em outras formas menos dramáticas, mas que também prejudicam a autonomia idosa.

3. Diabetes mellitus (5,9%) – Com o envelhecimento da população, espera-se um aumento cada vez maior do número de diabéticos.

4. Mal de Alzheimer e outras demências (4,2%) – Não é normal o idoso ficar gagá. Respeito: Não é normal. O esquecimento pode ter outras causas além da demência; o mais comum é uma depressão, mas também pode ser uma doença no corpo.

5. Perda de audição (3,3%) – Não é bem uma doença, é uma condição crônica. Algumas pessoas realmente perdem a audição com a idade, e o aparelho de audição pode ajudar muito na reintegração dessas pessoas à sociedade. Mas ás vezes a coisa é mais simples: ouvido entupido por cera.

6. Doença cardíaca hipertensiva (3,3%) – Se fosse só a pressão ficar alta, não haveria problema algum. Mas uma pressão arterial elevada por anos a fio pode causar uma serie de doenças; já citamos o infarto e o derrame, mas o próprio músculo do coração pode adoecer, causando a doença cardíaca, ou seja, coração inchado.

7. Pneumonia (2,7%) – Muita gente não sabe, mas a vacina contra a gripe (suína ou comum) também previne pneumonia; esse é um dos motivos dos motivos dos idosos a receberem. Existem outras vacinas que poderiam ajudar. Outra forma de prevenir a pneumonia é cuidar de outras doenças, para que a pessoa não fique acamada ou de outra forma debilitada.

8. Osteoartrose (2,6%) – Esse é o tipo mais comum de reumatismo; ao contrario do que muita gente acha não é a mesma coisa que osteoporose.

9. Catarata (2,2%) – O olho humano tem uma lente, chamada cristalino, por onde a luz passa para chegar até a retina. Com a idade o cristalino fica cada vez menos transparentes, mas o tratamento cirúrgico só deve ser feito se a catarata estiver incomodando a pessoa.

Assim como nas listas anteriores, os números entre parênteses representam a participação da doença na carga total de doença dos idosos brasileiros, medida em anos de vida perdidos, com um ajuste para o grau de incapacidade dos doentes que estão vivos, e levando em consideração o numero de pessoas afetadas.

A maioria das doenças da lista pode ser prevenida e/ ou adiada com um estilo de vida saudável e tratamento adequado, mas geralmente não é possível evitar completamente a doença,e uma vez que a pessoa tenha,é para sempre. Nesse contexto, é importante privilegiar ações preventivas e de tratamento e recuperação que preservem a autonomia da pessoa idosa, ou seja, que permitam á pessoa continuar desempenhando suas atividades sem depender da ajuda dos outros.

 Qual a finalidade da nutrição na geriatria

O termo ‘’saúde’’ refere-se ao bem estar físico mental e social, como definido pela Organização Mundial da Saúde. Por isso, em um projeto de envelhecimento ativo.

As políticas e programas que promovem saúde mental e relações sociais são tão importantes quanto aquele que melhoram as condições físicas de saúde. O Programa do Ministério da Saúde ‘’Brasil Saudável’’ envolve uma ação nacional para criar políticas públicas que promovam modos de viver mais saudáveis em todas as etapas da vida, favorecendo a pratica de atividades físicas no cotidiano e no fazer o acesso a alimentos saudáveis e a redução do consumo de tabaco. Estas questões são a base para o envelhecimento saudável, um envelhecimento que signifique também um ganho substancial em qualidade de vida e saúde.

Os problemas de alimentação em todas as idades incluem tanto a desnutrição como o consumo excessivo de calorias. Nos idosos a desnutrição pode ser causada pelo acesso limitado a alimentos, isso provém das dificuldades sócio – econômicos, falta de informação e conhecimento sobre nutrição,escolhas erradas de alimentos ricos em gordura,por exemplo.O consumo excessivo de calorias aumenta muito o risco de obesidade,doenças crônicas e deficiências durante o processo de envelhecimento.O cálcio e a vitamina D em quantidade insuficiente estão associados a perda na densidade óssea durante a velhice,e conseqüentemente,a aumento de fraturas que causam dor,tem custo elevado e debilitado,em especial nas mulheres idosas.

Em populações com uma alta incidência de fraturas, podem-se reduzir os ricos através do consumo adequado de cálcio e vitamina D.

• A importância de uma boa alimentação tem um papel muito importante, pois ela previne a doença, recuperar e mantêm a saúde promovendo o bem estar físico, através da melhoria do padrão nutricional de indivíduos.

• Reeducar quanto aos hábitos alimentares de acordo com o estudo sócio- econômico nutricional e cultural.

• Motiva para a adesão a dieta valorizando a importância da boa alimentação.

 Fatores que afetam a nutrição do idoso

Os idosos apresentam condições peculiares que condicionam o seu estado nutricional. Alguns desses condicionantes são devidos as alterações fisiológicas próprias do envelhecimento, enquanto outros são influenciados pelas enfermidades presentes e por fatores relacionados com a situação socioeconômicos e familiares.

Entre os fatores mais importantes na gênese da má nutrição do ancião, encontram-se os externos, como os fatores psicossociais, tais como perda do cônjuge, depressão, isolamento social, pobreza, integração social, capacidade de descolamento, capacidade cognitiva e outros associados á própria enfermidade.

No Brasil, uma das características marcantes da população idosa é o baixo poder aquisitivo situação que é agravada em razão da exclusão dos idosos do mercado de trabalho fato que certamente, resulta na aquisição de alimentos de custos mais acessíveis e contribui para a monotonia da alimentação.

A integração social é outro fator que tem papel relevante na alteração do consumo alimentar do idoso. A solidão familiar e social predispõe o idoso á falta de ilusão e preocupação consigo, fazendo com que se alimente de forma inadequada em quantidade e qualidade.Nesse casos, há tendência ao desestímulo para comprar e preparar alimentos variados e nutritivos verifica-se com freqüência elevado consumo de produtos de produtos industrializados como doces e massas,ou de fácil preparo como chás e torradas.Essa modificação no comportamento alimentar certamente afeta a adequação de nutrientes ao organismo dos idosos e colocá-los em risco de má nutrição.

A má nutrição do idoso pode também ser decorrente de sua progressiva incapacidade de realizar sozinhas as atividades cotidianas. A coordenação motora, geralmente, é comprometida e tende a piorar com as doenças neurológicas o que pode levá-lo a evitar alimentos que possam causar dificuldades de manipulação durante a refeição o que contribui para a inadequação alimentar. Nessa circunstância a aquisição a aquisição de alimentos e a preparação das refeições podem tomar tarefas muito difíceis.

As questões concernentes à capacidade funcional e à autonomia do idoso podem ser mais importantes que a própria questão da morbidade, pois se relacionam, diretamente, com a qualidade de vida. Exatamente na velhice, fase da vida em que os indivíduos necessitam de assistência. A situação de isolamento vivido pelo idoso brasileiro é ainda potencializada pela sua posição econômica, que nos últimos anos tem contribuído para o aumento da desnutrição. Na terceira idade deve-se também estar atento a outros fatores, tais como perda do cônjuge e depressão, pois ambos, levam a perda do apetite ou à recusa do alimento. Por outro lado, a ansiedade pode desencadear o aumento excessivo de peso.

 Alterações fisiológicas na vida do idoso

Na velhice ocorrem mudanças progressivas no organismo, o que conduz a afetivas reduções nas funções fisiológicas.

As mudanças fisiológicas que interferem no estado nutricional são: diminuição do metabolismo basal, redistribuição da massa corporal, alterações no funcionamento digestivo, alterações na percepção sensorial e diminuição da sensibilidade à sede. Com exceção da duas primeiras, todas as outras podem interferir diretamente ao consumo alimentar.

É importante compreender os eleitos da idade no trato gastrintestinal, pois as mudanças podem afetar a necessidade nutricional da população bem como a sua dose de necessidade de medicamentos. Há numerosos estudos sobre a diminuição da função gastrintestinal em virtude do avanço da idade, mas pouco e conhece acerca das alterações morfológicas. Na maioria dos casos, o funcionamento gastrintestinal mantém-se relativamente integro, porque há grande capacidade funcional no intestino, no pâncreas e no fígado. As mudanças clinicamente relevantes neste sistema, em humanos, decréscimo no limiar do gosto, atrofiada mucosa gástrica, conseqüentemente menor produção ácido clorídrico, diminuição do fator intrínseco e menor absorção da vitamina B 12 e decréscimo no tamanho do fígado.

 Perdas das características sensoriais

Essas mudanças abrangem declínio e eventual perda da capacidade visual, audição, olfato e sensação de gustação. Estas alterações são parciais e afetam o comportamento alimentar do idoso. Dentre todas as mudanças sensoriais, o olfato e a gustação interferem mais diretamente na ingestão de alimentos. Não há dúvida que o apetite no idoso é influenciado, principalmente, pela palatabilidade dos alimentos.

Na terceira idade, um dos fatores mais relevantes na diminuição do consumo alimentar é a redução da sensibilidade por gostos primários doce, amargo, ácido e salgado.

O idoso tende a concentrar o tempero dos alimentos para ajustá-lo ao paladar, que está alterado. Outro fator que exerce importante função na sensibilidade aos sabores é o sentido olfato pela sensação de percepção do estímulo causado por substâncias voláteis.

A visão prejudicada é outro fator também comum nas pessoas idosas, o que pode levar á diminuição do apetite, em decorrência do reconhecimento dos alimentos e da habilidade de alimentar-se.

Nesse sentido os hábitos alimentares do indivíduo idoso são muito influenciados pelas alterações sensoriais o que reflete um quadro latente de anorexia em maior ou menor grau, dependendo da intensidade.

A mastigação é importante para uma boa nutrição no idoso. Com o envelhecimento, os hábitos de mastigação mudam, acentuadamente tanto dos homens como nas mulheres. Essas alterações na capacidade mastigatória do idoso são devidas ao aparecimento freqüente de caries e doenças periodontais; às próteses totais ou parciais inadaptadas, ou em péssimo estado de conservação, e a ausência de dentes. Esses fatores interferem no comportamento inicial do processo digestivo, favorecendo sua inadequação tanto no aspecto enzimático como no mecânico.

As principais causas de ausência de dentes e de uso de próteses totais na terceira idade são decorrentes de caries não tratadas e da periodontite embora essas causas possam ser previsíveis com a tecnologia atual. A perda de apetite em idosos tem sido geralmente, relacionada com ausência de elementos dentários e com o uso de próteses.

Quais alimentos precisam ser retirados

Não é a questão de retirar alimentos, mas sim de ajustar as quantidades adequadas para as qualidades adequadas para as necessidades especificas. Não existe alimento bom ou ruim, mas sim excesso de alimentos que podem gerar algum prejuízo. Em caso do individuo possuir alguma patologia, a alimentação será analisada com detalhe e é possível que algum alimento seja retirado ou reduzido por um período especifico.

Quais devem ser consumidos em maior quantidade

As estratégias devem ser trabalhadas através do monitoramento da dieta e da modificação de hábitos inadequados. Doenças agudas, trauma, estados hipercatabólicos, reparação de tecidos e a função imunológica. A obesidade é um dos principais problemas após a meia idade e em idoso a partir de 70 anos. O acúmulo de gordura no corpo torna necessária uma dieta hipocalórica. Vitaminas antioxidantes, como a C, ácido fólico e vitamina D são comuns nos idosos. A vitamina A também deve ser consumida já que é importante para a prevenção da cegueira noturna. A alimentação balanceada ajuda a aumentar a resistência á infecções e melhora a recuperação de doenças na faixa etária.

Nutrientes mais importantes:

 Vitamina B6, B12 e ácido fólico – Essas vitaminas são absorvidas por enzimas digestivas presentes no suco gástrico, cujo volume diminui com a idade. Formigamento nas pernas, perda de memória e alguns desarranjos mentais e neurológicos podem ser sintomas da carência desses micronutrientes que atuam no sistema nervoso.

 Zinco, Vitaminas B2 – Apatia, insegurança, debilidade e má assimilação dos alimentos são sintomas da falta de vitamina B2, também chamada de riboflavina. A falta de zinco implica perda do paladar, falta de apetite e cicatrização lenta.

 Vitamina E – Um poderoso antioxidante evita que os radicais livres se liguem ás membranas das células causadas doenças e envelhecimento. Presente no gérmen de trigo, castanhas, nozes e óleos vegetais.

 Betacaroteno – É uma forma de pré – vitamina A presente em todos os alimentos amarelo – alaranjados. Antioxidante, preserva e renova a pele e a visão.

 Licopeno – Está associado a prevenção de câncer de próstata (fontes: tomate, goiaba, melancia,)

 Fibras – Colabora na motilidade intestinal, controle de colesterol e glicemia.

 Água – Essencial para melhoria o trabalho de rins e intestino, eliminando toxinas e protegendo os músculos e as articulações. A falta de água pode causar, além de desidratação, fadiga e má absorção das vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B). Beba água sempre; não espere pela sede, que já indica um estado de desidratação.

Carência Nutricional

A má nutrição no idoso causa repercussões em muitos órgãos e sistemas do corpo humano, levando a um declínio da capacidade funcional, causado pela atrofia muscular (sarcopenia) e disfunção em órgãos vitais como os pulmões, coração e rins.

A baixa taxa de metabolismo diminui a produção de proteínas especialmente albumina, globulinas, enzimas, neurotransmissores, hormônios. Com isso, pode ocorrer insuficiência cardíaca (Beri-beri cardíaco), diabetes, deficiência imunológico e hematológica, expondo o idoso à infecção graves e até fatais.

Falta de Apetite

A falta de apetite do idoso está muito relacionada com mudanças fisiológicas decorrentes do envelhecimento, com a perda dos sentidos auditivos, olfativo e gustativo, e também pode estar relacionado com a situação econômica, familiar e social que se encontre o idoso. Tudo isso associado à má alimentação habitual do idoso pode trazer serias conseqüências de sua saúde.

Geralmente o idoso deixa de comer certos alimentos por acreditar que eles podem fazer mal ou causar indigestão, quando na verdade está deixando de ingerir nutrientes fundamentais para prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Os idosos tendem a perder peso a partir dos 70 anos, devido à progressiva perda de massa óssea e massa muscular. No entanto, o emagrecimento nesta fase da vida pode também estar relacionado a alterações metabólicas como ocorre na diabete sem controle, em doenças digestivas ou intestinais, na moléstia cancerosa, e também em problemas psicológicos.

Os dentes e a gengiva são importantes fatores para a boa ou má alimentação das pessoas.

Dificuldades para mastigar devido a presença de cáries, doenças periodontais, próteses inadaptadas, falta de dentes e dentaduras defeituosas ou sem precário estado de conservação ajudam a causar a falta de apetite. A refeição deve ser apresentada de forma atrativa e saborosa.

Para isso, é importante que o sentido olfativo e a visão estejam bem apurados. Assim é preciso prestar atenção se o idoso está enxergando direito, se está com olfato apurado, se está com as papilas gustativas em bom estado. Recomenda – se, uma boa higiene bocal (escovar os dentes e a língua, procurar passar periodicamente um anti-séptico bucal e ir ao dentista com regularidade).

A convivência em família e convívio social é muito importante para o idoso, pois vai estimular seu apetite, sua memória e afastar a sensação de solidão muito comum entre eles. Outra recomendação é que a alimentação seja variada, mas com moderação e balanceada. Para isso, recomenda – se procurar uma nutricionista para preparar um cardápio adequado para cada um, levando em conta o gosto do idoso e possíveis restrições em casos de diabéticos, por exemplo. A temperatura dos alimentos é muito importante. Eles não devem ser muito quentes sem muito frios, pois podem causar a perda da sensibilidade. O ideal é que o alimento seja servido morno,de preferência na temperatura do corpo ( cerca de 37º a 39º) ou na temperatura ambientes para líquidos (água, suco e refrigerante).

Restaurante por quilo são uma boa opção para os idosos, já que apresentam uma grande variedade de comida e geralmente bons preços.

Ao observar mudanças no habito alimentar do idoso, procure imediatamente um geriatra que indicara o que pode ser feito para melhor o seu apetite e eventualmente tratar o paciente, no caso de uma doença.

Dicas para facilitar a vida dos idosos

 Os acidentes com idosos sucedem – se também em alojamento coletivos (casas de repouso, lares e outras instituições de acolhimento), no ambiente circundante ou por escorregamento na rua;

 Praticar exercícios físicos com regularidade, de modo a melhorar a forma física;

 Fazer uma alimentação equilibrada.

 Ser cuidadoso, de modo a não cometer erros na dosagem dos medicamentos que esta a tomar;

 Não beber álcool em excesso;

 Usar sapatos bem ajustados, com solas antiderrapantes (de preferência com ranhuras). Evitar usar solas de cabedal e protetores de metal. Os sapatos devem ter saltos largos, calcanhares reforçados e presilhas ou atacadores, de modo a evitar que os pés se movimentam dentro dos sapatos. Evite usar chinelos;

 Não usar camisas de noite ou roupões compridos;

 Dispor os moveis da casa de maneira sensata. Deixando espaço para poder andar de um lado para o outro sem encontrar obstáculos.

 Não andar sobre pavimentos escorregadios (molhados ou encerados); os tapetes devem cobrir todo o chão de uma parede á outra ou possuírem forro antiderrapante;

 A mobilidade não deve ter rodas e a cama e as cadeiras não devem ser demasiado baixas ou altas;

 Colocar barras de apoio na banheira, no chuveiro e ao lado da sanita;

 Utilizar tapetes de borrachas antiderrapantes no chuveiro e na banheira;

 Iluminar convenientemente toda a casa – quarto, corredor, sala, cozinha e banheiro;

 As escadas devem ter boa iluminação, corrimãos seguros e degraus antiderrapantes;

 Não colocar no chão pequeno tapete;

 Não deixar gavetas abertas;

 Não deixar fios elétricos ou do telefone no chão.Fixe – os as paredes;

 Manter todos os utensílios elétricos em boas condições de funcionamento e a salvo de salpicos de água;

 O aquecimento deve ter boa ventilação e devem ser usadas redes de proteção nas lareiras;

 O relvado, o jardim, o pátio, as passagens para carros e passeios devem estar desimpedidas, sem buracos, fendas ou outras irregularidades;

 Procurar que o idoso não esteja sozinho;

...

Baixar como  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »