TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é PCMSO

Artigo: O Que é PCMSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

.O QUE É PCMSO?

Significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, foi instituída pela nr 7 aprovada pela secretaria de segurança e saúde no trabalho, foi aprovada em 29/12/1994, publicada no diário oficial em 30/12/94, alterada em 08/05/96 e republicada em 09/05/96.

O PCMSO é um programa que é exigido por lei para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

OBJETIVOS

A realização do PCMSO se justifica por alguns aspectos a saber:

1 - Cumprimento das exigências legais : NR7 Mtb

2 – Promover e preservar a saúde dos trabalhadores.

2.a) - Atendimento integral à saúde ocupacional do trabalhador

2.b)- Evitar conseqüências negativas como os Acidentes do Trabalho, as Lesões ocupacionais e os custos sociais decorrentes dos mesmos.

3 - Promover a queda do absenteísmo e agregar a empresa os valores conseqüentes a esta queda, com o aumento da motivação que irá resultar, junto aos fatores acima, um aumento da produtividade.

4 - Redução de gastos com o cuidados curativos na saúde do trabalho.

5 - Maior integração entre os diversos setores da empresa, com as conseqüências positivas advindas desta maior integração.

Quem pode fazer o PCMSO?

Apenas o médico habilitado , ou seja com curso especializado em medicina do trabalho. Que será o responsável pelo mesmo programa e receberá o nome de médico coordenador.

Como é feito o PCMSO?

O médico vai até a Empresa tenha ela um ou mais funcionários , visita os postos de trabalho e fica conhecendo : o ambiente de trabalho e a forma de trabalho , assim observa desde as condições do prédio como: iluminação , ventilação, calor ou frio no ambiente, se existem fios elétricos expostos ou se existe perigo de acidentes aos funcionários, se os funcionários trabalham em posições que possam trazer doenças.

Após isto feito, estuda-se o PPRA e outros laudos se forem necessários , para daí então montar o chamado PCMSO.

No PCMSO é descrito o risco que o funcionário está exposto e a seguir as medidas que devem ser tomadas pela empresa e pelo funcionário para prevenir doenças que se relacionam ao trabalho. Neste programa incluem as orientações que devem ser feitas: para o exame clínico do funcionário e até para os exames complementares para se monitorar a saúde do trabalhador.

A partir daí se confecciona os seguintes documentos:

1- PCMSO.

2- ASO.

3- EXAMES COMPLEMENTARES.

4- RELATÓRIO ANUAL. (Pois o PCMSO tem validade de um ano e precisa ser revalidado.)

ASO= É o atestado médico de saúde Ocupacional (O atestado médico de saúde do trabalhador), que pode ser: admissional, periódico, de mudança de função , de retorno ao trabalho e demissional.

EXAMES COMPLEMENTARES: São os exames necessários para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com