TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCMSO

Trabalho Escolar: PCMSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 9

6 - IDENTIFICAÇÕES DA EMPRESA

Razão Social: Aço para toda vida CNPJ Nº: 33.013-255/4565-08

CNAE: 25110

Atividade Principal: Fabricação de Peças Metálicas

Grau de Risco: 4

Endereço Completo: Rodovia 365 Nº1001

Telefone: (065) 3325-2808

Horário de Funcionamento da Empresa: 7hrs ás 16hrs

Jornada Diária: 8hrs diárias

Data do levantamento de campo:

Responsável pela Inspeção:

Adriano José da silva;

André Alves Martins;

Aparecida Pereira;

Camila de Oliveira Guedes;

Camila de Souza Trevisol;

Natália dos Santos;

Núbia da Silva Bortolozzo;

Sônia Sales;

Thaís Mara da Silva.

Nome do Informante da empresa: Edem Magalhães

Número de empregados: 800 Funcionários

Empregados Afastados: 50

Empregados Readaptados:

Objetivo do Programa

O programa tem por objetivo a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da prevenção das doenças ocupacionais (sintomas e doenças oriundas da função que o trabalhador esteja exercendo ou em vias de exercer), considerando os riscos ambientais existentes nos locais de trabalho, reconhecidos e avaliados pelo Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais - PPRA NR 9.

7.1.1 Esta Norma Regulamentadora –NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação,por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, o Programa de Controle Médico Saúde Ocupacional- PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

7.1.2 Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.

A empresa tem como objetivo reduzir o número de acidentes no ano de 2014, novos métodos de prevenção, reduzir gastos.

Metas do Programa

O programa tem como meta a identificação, o controle e a eliminação de riscos e/ou doenças que por ventura os empregados possam estar expostos em suas respectivas funções, através de exames clínicos (e exames complementares quando a função assim exigir ou o médico julgar necessário para esclarecimento de alguma queixa), fazendo parte dessa rotina o exame admissional, exame periódico, exame de retorno ao trabalho, exame de mudança de função e exame demissional.

Ainda fazem parte desse programa, as ações de saúde (palestras, cursos, informações e esclarecimentos sobre os riscos de doenças ocupacionais e outras) quando se fizer necessário maior esclarecimento aos empregados sobre alguns riscos de doenças.

Além do mais a empresa tem como prioridade crescer no mínimo 30% no ano de 2014, sendo dividido 5% para redução de acidentes, 10% na tecnologia da empresa para benefício dos trabalhadores, 5% promover programas sociais 5% na prevenção do meio ambiente.

Riscos Ocupacionais por Função

Setor 1 solda: Os trabalhadores da soldas estão exposto a alguns tipo de risco exemplo : Risco Químico são os fumos da solda que são partículas sólidas de óxidos de metais muito finas formadas durante o processo de soldagem. A exposição excessivade fumos metálicos. Esse sintomas geralmente ocorrem dentro de 4 (quatro) horas de exposição incluem calafrios,febre,sede,dor muscular,dores no peito,tosse,fadiga,náusea e gosto metálico na boca.

Riscos Físicos: Ofuscamento irritação dos olhos,nariz,peito e trato respiratório,causando, tosse, respiração curta, bronquite, edema pulmonar. E aumentam o risco de pneumonia.

Setor 2Usinagem (risco Químico):Causam Doenças pulmonares causadas pela inalação, doenças na pele... Irritações das vias respiratórias, pneumonia, Fibrose pulmonar vê asma são alguns dos principais efeitos causados. As pessoas expostas a esta atmosfera podem apresentar tose e catarro, irritação no nariz e na garganta, e dificuldade respiratória.

O operador pode apresentar outras doenças devido ao contato de partes do corpo expostas ao fluído de Usinagem. Esse contato pode causar o ressecamento ou irritações da pele (alergias), erupções cutânea, irritações nos olhos irritações respiratórias e distúrbios das gastrointestinais. Podem também, surgir dermatoses no corpo pelo contato rotineiro do abdômen do trabalhador com a máquina impregnada pelo fluído.

Setor 3Fundições:Risco Ergonômico nesse tipo de serviço o trabalhador fica muito tempo carregando peso esforçando a sua coluna cervical e lomba por serviço repetitivo causandoLombalgia e a dorsólogia são dores que apresentana região costal do indivíduo. Causa também derrames e distúrbios por movimentos repetitivos na região lombar.

Recomendações:Cuidados posturais, uso de EPI, sapatão,capacete protetor auricular do tipo concha,protetor facial,luvas de raspa e avental de raspa na serra circular.

Risco químico na fundição: o trabalho com chumbo não esconde seus riscosassociado a esse metal trazendo graveis risco a saúde dos trabalhadores com a poeirametálica que é inalada chegam ao pulmão e causam danos irrevestível no organismo humano. O chumbo depositar-se nos ossos (95%), fígado,rim,baço,gengiva,cérebro,músculos

Risco físico: calor excessivo, desgaste físico falta de disposição eperda calórica.

Recomendações: Cuidado, posturais, uso de EPI, sapatão, capacete protetor auricular do tipo concha, protetor facial e luvas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com