TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Toc E Quais Seus Sintomas.

Tese: O Que é Toc E Quais Seus Sintomas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

O que é o TOC e quais são os seus sintomas?

O TOC é um transtorno mental incluído pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV) entre os chamados transtornos de ansiedade.

Manifesta-se sob a forma de alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições) dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preo¬cupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal é a presença de obsessões: pensamentos, imagens ou impulsos que invadem a mente e que são acompanhados de ansiedade ou desconforto, e das compulsões ou rituais: comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, realizados para reduzir a aflição que acompanha as obsessões. Dentre as obsessões mais comuns estão a preocupação excessiva com limpeza (obsessão) que é seguida de lavagens repetidas (compulsão).

As compulsões mais comuns são:

• De lavagem ou limpeza: Compulsões por limpeza e contaminação: lavar as mãos e escovar os dente excessivamente causando lesões na pele e gengivas, chegando ao sangramento.Lavar móveis e objetos inúmeras vezes sem parar, trocar diversas vezes de roupa mesmo que estejam limpas por pensar que estão contaminadas ou sujas.Usar sabão, detergente e desinfetante de forma descomunal, tomar banhos demorados, usando álcool, exigir que familiares ao virem da rua tirem os sapatos ou tomem banho, passar o guardanapo nas louças ou talheres do restaurante antes de servir-se. Na mesma linha de transtornos de limpeza entram também a compulsão por limpeza e contaminação, onde a pessoa evita tocar objetos, usar utensílios, freqüentar lugares sujos ou contaminados como hospital e salas de espera de clínicas, evita apertos de mão, não senta em bancos de praça ou ônibus , não usa banheiros coletivos, não usa toalhas ou lençóis de hotéis, não usa telefones públicos, não freqüenta a piscina, não toca em trincos de portas, corrimão ou tampas de vasos de banheiro.

• Verificações ou controle: Onde a pessoa verifica repetidamente (por exp.: 6, 7 ou mais vezes) fechaduras, fogão, gás, janelas, torneiras, portas, bolsa, portas de carro etc.

• Repetições ou confirmações: relê ou reescreve parágrafos ou páginas, passa a limpo bilhetes, cartas ou listas de supermercado, relê documentos e não entrega para os colegas de trabalho, mesmo depois de não ter encontrado qualquer erro, entra e sai pela porta por diversas vezes, apaga e acende as luzes durante horas

• Contagens: repetir inúmeras vezes uma seqüência de números mentalmente, contar janelas de prédios e casas, contar o número de pessoas em uma fila, contar os dedo das mãos e dos pés repetidamente.

• Ordem, simetria, seqüência ou alinhamento: Alinha quadros, vasos, livros em uma estante ou qualquer objeto, deixando-os simetricamente em uma seqüência pessoal.

• Acumular, guardar ou colecionar coisas inúteis (colecionismo): é o hábito de reunir e armazenar grande número de objetos que podem ou não ser úteis. Isto faz com que essas pessoas encontrem dificuldades para descartar coisas que são inúteis. Normalmente, colecionistas compulsivos costumam ter dificuldade para classificar itens, tomar decisões, não se preocupam se os objetos estão à vista, como uma roupa em cima de uma mesa, no chão, limpa ou suja. Isso vai se empilhando aqui e ali, virando com o tempo uma montanha de lixo perigoso.

• Compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, números: A pessoa que possui essa compulsões, rezam excessivamente e repetem palavras e frases por terem pensamentos negativos e amedrontadores, dessa forma,se sentem mais seguras acreditando que tais sentimentos desaparecem.Entretanto, essas atitudes só proporcionam um alívio momentâneo e não melhoram o seu quadro clínico.

Existem outras obsessões e compulsões.

Acima foram expostas apenas as mais conhecidas em geral. Nas três últimas décadas houve avanço notável no tratamento do TOC. Conforme as pesquisas científicas, a psicoterapia tem se revelado de grande ajuda para a maioria dos portadores da doença, mesmo para aqueles que não obtêm melhora utilizando medicamentos . Portanto, informe àqueles que estão sofrendo que há alternativas para a doença.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »