TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO - COMO AGIR? VOCÊ ME DÁ UMA LUZ?

Por:   •  19/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

RELATÓRIO - COMO AGIR? VOCÊ ME DÁ UMA LUZ?

Tendo como base o descritivo da situação de aprendizagem, elabore um relatório contendo gráficos que demonstrem a quantidade de acidentes ocorridos por setor, por sexo, por acidentes com e sem afastamento, por tipo de lesão e por tipo de função e indique as medidas já existentes e as que deverão ser implantadas para evitar que outros acidentes ocorram.

Para o relatório, utilize o formulário anexo. Ao concluí-lo, salve o arquivo e publique neste espaço para avaliação.

Serão considerados os seguintes critérios para avaliação:

  • apresentação de gráficos que demonstram a quantidade de acidentes por setor, por sexo, por acidentes com e sem afastamento, por tipo de lesão, por tipo função, dias perdidos por setor e por parte do corpo atingida;
  • apresentação do relatório com as ações a serem realizadas, por acidente (6), fundamentadas com a descrição dos itens da legislação.

NOME DO RELATOR:                                                                                                          

DATA:

ACIDENTE 1: João das Neves

SETOR: CTI

  1. DESCRIÇÃO COMENTADA DO ACIDENTE: Por ordem do médico intensivista, o funcionário realizou um pequeno procedimento junto ao paciente. Em função de um movimento do corpo do paciente, o funcionário veio a cortar a base do polegar da mão esquerda. Este corte foi retilíneo e profundo, necessitando afastar-se do ambiente de trabalho para minimizar os riscos de contaminação cruzada. O funcionário utilizava luvas cirúrgicas.

  1. ANÁLISE COMENTADA DOS DADOS: Através dos dados se observa que o acidente ocorreu no CTI, especificamente no Box 3, o agente causador foi um bisturi, que causou um corte profundo no polegar esquerdo, o trabalhador precisou ser afastado por três dias do trabalho.
  1. MEDIDAS EXISTENTES: Observa que o trabalhador fazia uso de luvas cirúrgicas como EPI. Foi afastado para evitar contaminação.
  1. MEDIDAS A SEREM IMPLANTADAS: 

Condutas de pós -exposição- exames e etc.

Verificar o cumprimento e o que diz o Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes.

Ação Educativa para manuseio correto de material perfurocortantes

Sempre avisar verbalmente o paciente quando início do tratamento, em caso de pacientes conscientes

  1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL (descrever o item):    

Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes - PORTARIA 1.748, DE 30.08.2011 NR 32, item 32.2.4.16

  1. CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES:

É necessário levar em consideração se a execução de tal procedimento poderia ser executada por alguém da enfermagem, em caso positivo verificar ainda se o trabalhador possuía treinamento e habilidade para tal procedimento, para assim concluir se foi um ato inseguro ou um risco inerente a sua função e execução do seu trabalho.

ACIDENTE 2: Maria do Rosário Silva

SETOR: Setor de Lavagem

DESCRIÇÃO COMENTADA DO ACIDENTE: Ao tentar recolher uma peça de roupa que caíra atrás da máquina de lavar, bateu acidentalmente com a perna direita na válvula de dreno da máquina, ocasionando a sua abertura e liberando o vapor, o que determinou a lesão. Devido ao jato de vapor, a parte atingida corresponde a 2/3 da face lateral da perna direita da funcionária, com queimaduras de segundo grau. A funcionária dispunha dos EPIs necessários à sua função, tais como: avental de PVC, luvas de PVC, óculos de proteção e botas de borracha, além do uniforme, composto de calça comprida e camisa de manga longa. Trabalho Executado 

  1. ANÁLISE COMENTADA DOS DADOS: Através dos dados se observa que o acidente ocorreu no setor de lavagem, queimaduras com vapor, na descrição do acidente especifica o local atingido como lateral da perna direita, mas na figura está marcando mão direita. Fica claro que a trabalhadora teve queimadura de 2° grau em 2/3 da lateral da perna direita e somente dois dias de afastamento, me pergunto se esse é o tempo necessário para recuperação de tal tipo de queimadura.

  1. MEDIDAS EXISTENTES: Observa que a trabalhadora fazia uso de avental de PVC, luvas de PVC, óculos de proteção, botas de borracha, calça comprida e camisa manga longa como EPI.

  1. MEDIDAS A SEREM IMPLANTADAS: 

Instalar um tipo de proteção na válvula, impedindo sua abertura por acidente ou até mesmo verificar a possibilidade de mudar a posição da máquina para que a válvula não fique exposta.

Solicitar a manutenção verificação de possibilidade de fechamento de aberturas entre máquina e parede, afim de evitar a queda de objetos como o ocorrido.

  1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL (descrever o item):    

NR 32 – Item 32.7.4 As máquinas de lavar, centrífugas e secadoras devem ser dotadas de dispositivos eletromecânicos que interrompam seu funcionamento quando da abertura de seus compartimentos.

  1. CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES:

O acidente de trabalho ocorrido foi inerente a função da trabalhadora, estando exposta a esse tipo de risco, mas deve ser levado em consideração que uma válvula de dreno da máquina não poder ser ativada de forma tão simples, como um esbarrão ou uma batida acidental como foi o ocorrido, necessário verificar formas de proteção e travamento da válvula para que não abra de forma acidental. Concluo que o acidente foi inerente ao risco do trabalho, mas que poderia ter sido evitado.

ACIDENTE 3: Tiburcio da Silva

SETOR: Corredor CTI

DESCRIÇÃO COMENTADA DO ACIDENTE: Ao deslocar-se com a máquina de raios X para atender orientação médica, o trabalhador não observou a sinalização de piso molhado. Escorregou e bateu com a região lombar em um pequeno balcão existente no corredor. Não houve lesão maior, apenas desconfortos locais e temporários. O funcionário tinha disponível todos os EPIs necessários à sua função

  1. ANÁLISE COMENTADA DOS DADOS: Acidente ocorrido no corredor do CTI, em deslocamento, acidente pode ser considerado leve, sem lesão ou necessidade de afastamento.
  1. MEDIDAS EXISTENTES: No relato do acidente, se observa que o trabalhador dispunha de EPI, e que havia sinalização de piso molhado como EPC.
  1. MEDIDAS A SEREM IMPLANTADAS: 

Avaliação da disposição de móveis e equipamentos, corredores devem estar livres.  

Solicitar a CIPA uma palestra, conversa sobre sinalização e sua importância -  “Olhe com atenção para não levar um escorregão”

  1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL (descrever o item):    

NR 17 item;

8.4. As análises ergonômicas do trabalho devem contemplar, no mínimo, para atender à NR-17: a) descrição das características dos postos de trabalho no que se refere ao mobiliário, utensílios, ferramentas, espaço físico para a execução do trabalho e condições de posicionamento e Este texto não substitui o publicado no DOU movimentação de segmentos corporais;

NR 5 – Itens;

d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

f) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;

  1. CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES:

A falta de atenção do trabalhador ao se locomover com o equipamento de Raio X ocasiona o acidente, pois o local estava sinalizado, informando que o piso estava molhado e teria risco de acidente. Necessário verificar ainda a necessidade de urgência no atendimento ao paciente, podendo levar o trabalhado a reduzir sua atenção nos riscos, pois se o mesmo tivesse tido mais atenção o acidente poderia ter sido evitado, concluímos então que o acidente em questão foi um ato inseguro, se não levar em consideração influências da urgência do momento.

ACIDENTE 4: Luiz Paulo Cunha Macedo

SETOR: Central de Refrigeração

DESCRIÇÃO COMENTADA DO ACIDENTE: Ao deslocar-se rapidamente para outra área do hospital, bateu com o antebraço esquerdo no volante da válvula da tubulação de amônia. Não houve maiores consequências. O funcionário dispunha de todos os EPIs necessários à sua função

  1. ANÁLISE COMENTADA DOS DADOS: Acidente ocorrido na Central de Refrigeração, ao se deslocar de um local para outro, acidente pode ser considerado leve, sem lesão ou necessidade de afastamento.

  1. MEDIDAS EXISTENTES: Observa que a trabalhador dispunha de todos os EPI necessários, conforme relatado.
  1. MEDIDAS A SEREM IMPLANTADAS: 

Solicitar a CIPA material visual, ex; cartaz, sobre o risco de correr pelo local de trabalho, sem atenção necessária.

  1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL (descrever o item):    

NR 5 – Itens;

d) realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

       f) divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;

  1. CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES:

Consideravelmente um acidente leve, mas que poderia ter levado a algo bem maior, como a possibilidade de vazamento de amônia, gerando assim risco a toda equipe, necessário verificar os motivos pelo qual foi necessário ou não o deslocamento de forma rápida do trabalhador envolvido. Falta de atenção e correr no ambiente de trabalho é se colocar em risco bem como colocar outros trabalhadores em risco também.

ACIDENTE 5: Mauricio Pedrotti

SETOR: Sala de Recuperação

DESCRIÇÃO COMENTADA DO ACIDENTE: Ao transferir paciente obeso da maca para o leito, o funcionário realizou um movimento brusco e excessivo, vindo a sofrer uma lombalgia de esforço. O funcionário dispunha de todos os EPIs necessários à sua função.

  1. ANÁLISE COMENTADA DOS DADOS: No relato do acidente, se observa que o trabalhador  dispunha de EPI, acidente com afastamento de 7 dias por sofrer uma lombalgia.
  1. MEDIDAS EXISTENTES: No relato do acidente, se observa que o trabalhador dispunha de EPI.
  1. MEDIDAS A SEREM IMPLANTADAS: 

Verificar se o número de trabalhadores é o suficiente para a realização das atividades durante  plantão.

Utilização de dispositivos para minimizar o esforço do trabalhador ao transferir um paciente.

  1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL (descrever o item):    

NR 32 – Itens;

32.10.10 Nos procedimentos de movimentação e transporte de pacientes deve ser privilegiado o uso de dispositivos que minimizem o esforço realizado pelos trabalhadores.

  1. CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES:

No relato acidente afirma que o trabalhador dispunha de todos os EPI, mas não fica claro se tinha disponível algum dispositivo para auxiliar na movimentação de paciente, é necessária ainda se verificar qual o procedimento correto para casos de movimentação de paciente que requer maior esforço e com maior grau de dificuldade, se o auxiliar de enfermagem poderia ter executado tal procedimento sozinho ou se o mesmo deveria ter solicitado apoio em função da dificuldade e aplicação de esforço necessária, e se ainda havia alguém para quem o mesmo pudesse solicitar apoio, por isso verificar se a quantidade de profissional é a suficiente. Pois nesse caso o apoio de alguém poderia então ter minimizado ou até mesmo eliminado qualquer risco e evitado a ocorrência do acidente.

ACIDENTE 6: Rosalina Carvalho

SETOR: CTI Box 2

DESCRIÇÃO COMENTADA DO ACIDENTE: Ao substituir o escalpo da paciente com AIDS do Box 3, a funcionária veio a sofrer um acidente punctório no segundo QDD. Apesar de a funcionária ter utilizado os EPIs necessários, ter realizado a atividade de acordo com os padrões estabelecidos e participado de treinamento específico sobre este tipo de agente, o acidente ocorreu.

  1. ANÁLISE COMENTADA DOS DADOS: Acidente ocorrido no CTI, especificamente no box 2, acidente com risco de contaminação, necessidade afastamento de 10 dias.
  1. MEDIDAS EXISTENTES: Observa que a trabalhador dispunha de todos os EPI necessários, conforme relatado.
  1. MEDIDAS A SEREM IMPLANTADAS: 

Reforço de treinamento sobre manuseio de material perfurocortante e sobre os riscos de exposição a esse tipo de agente

  1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL (descrever o item):    

NR 32 – Item;

32.2.4.9.1 A capacitação deve ser adaptada à evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos biológicos e deve incluir:

e) medidas para a prevenção de acidentes e incidentes;

f) medidas a serem adotadas pelos trabalhadores no caso de ocorrência de incidentes e acidentes.

  1. CONSIDERAÇÕES E CONCLUSÕES FINAIS:

No relato de todos os acidentes é possível perceber que o Hospital em questão se importa com a segurança e saúde de seus trabalhadores, fazendo o uso de EPI e treinamentos como foi evidenciado nos relatos, mas ainda assim não parece ser o suficiente para minimizar e evitar os acidentes,  acidentes esse que em alguns casos foi observado a falta de atenção ou até mesmo o desvio de conduta dos trabalhadores, sendo nesse caso necessário uma avaliação e também o acompanhamento na aplicação dos procedimentos corretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (261.9 Kb)   docx (124.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com