TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reconhecido pela Portaria Ministerial

Por:   •  12/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

                                           FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS GAMALIEL[pic 1]

                          CENTRO EDUCACIONAL E CULTURAL DA AMAZONIA – CECAM

                                Reconhecido pela Portaria Ministerial (MEC) n° 1873 de 29 de OUTUBRO de 2019

Rua UM, s/n, bairro Jardim MARILUCYCEP: 68459-490 Tucuruí-Pará Fone: (94) 3787-1010

FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS GAMALIEL – FATEFIG

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- NEAD

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS NOS AVAs

TUTOR: LUIZ

TUCURUÍ – PA

2023

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) têm se tornado uma ferramenta muito importante para a entrega de educação a distância, proporcionando flexibilidade e acessibilidade a alunos de todo o mundo. No entanto, a mera disponibilidade de recursos online não garante o sucesso da aprendizagem, a interação entre alunos desempenha um papel essencial na eficácia do processo de ensino-aprendizagem.

A interação entre alunos cria um senso de comunidade virtual, o que aumenta o engajamento e a motivação dos alunos, além de que, fazer parte de uma comunidade de aprendizagem promove o comprometimento com o curso. Os alunos podem compartilhar conhecimento, experiências e perspectivas. Onde eles podem aprender uns com os outros e construir um conhecimento mais sólido. E o mais relevante na interação no AVA, é a formação de redes profissionais valiosas, os alunos podem estabelecer contatos que beneficiarão suas carreiras futuras.

Participar ativamente das interações nos AVAs ajuda os alunos a desenvolver habilidades sociais e de comunicação, que são essenciais em um mundo cada vez mais conectado digitalmente. Eles aprendem a expressar suas ideias de forma clara, a respeitar diferentes pontos de vista e a colaborar de maneira eficaz.

Uma das principais vantagens desse método é a flexibilidade que eles oferecem aos alunos. Eles podem acessar o conteúdo do curso e participar das atividades de aprendizagem de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenham uma conexão à internet. Isso é especialmente benéfico para aqueles que têm compromissos de trabalho, familiares ou cidades onde não tem a instituição de ensino o que torna difícil frequentar aulas presenciais. Além disso, os AVAs podem atender a uma audiência global, permitindo que alunos de diferentes partes do mundo participem de cursos e programas educacionais sem a necessidade de estar fisicamente presente em uma instituição.

Outra vantagem da "maior inclusão" nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) refere-se à capacidade de tornar a educação mais acessível e igualitária, superando barreiras físicas e sociais que podem limitar o acesso à educação. Permitindo que pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências físicas tenham acesso igualitário à educação, eles não precisam se preocupar com as barreiras, como escadas ou ausência de rampas, para participar de aulas. Além disso, a educação online pode ser mais acessível economicamente, já que os custos de transporte e alojamento associados à educação presencial são eliminados, tornando o acesso à educação de qualidade mais amplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (248.7 Kb)   docx (461 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com