TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA GEORREFERENCIADO APOIANDO O CONTROLE DAS FRONTEIRAS

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Geoprocessamento

Tópicos

América do Sul terá um plano de segurança de fronteiras[pic 1]

O SISTEMA GEORREFERENCIADO APOIANDO O CONTROLE DAS FRONTEIRAS

Introdução

O País apresenta um território abundante na sua biodiversidade em riquezas minerais e hídricas. Um grande desafio é ter o controle de toda a extensão fronteiriça, pois apresenta dimensões continentais; quinto país do mundo em tamanho limita-se, à exceção do Chile e do Equador, com todos os demais países sul-americanos, o que representa cerca quase 17000 km de fronteiras terrestres. A informação geoespacial que se distingue essencialmente pela componente espacial, e que associa a cada entidade ou fenômeno uma localização na Terra, passa ser então um instrumento importantíssimo para o controle da fronteira do Brasil com os seus vizinhos, já que grande parte dos produtos ilegais, como droga e armas, provém da entrada pela fronteira.

Apresentação

Na atualidade, o Brasil representa não apenas uma área de transito da droga em direção aos principais mercados da Europa e África, mas já nitidamente o segundo maior mercado consumidor da cocaína, o que de certa forma, alimenta as organizações criminosas das grandes metrópoles brasileiras. Por outro lado, cabe destacar a importância geográfica da região amazônica no contexto internacional do narcotráfico, onde se leva em consideração, a proximidade juntos aos principais produtores (Países Andinos) e pela lógica organizacional em redes, a proximidade junto aos principais mercados (EUA e Europa).

E por isso é tão importante analisar a relação tempo-espacial na fronteira visualizando o poder do Estado, soberano e autentico para manter o controle dos recursos e do território. Pode-se atribuir às regiões de fronteiras duas importantes estratégia de integração, uma geopolítica e outra econômica: a geopolítica diz respeito à localização geográfica da região. A estratégia econômica a exploração dos recursos naturais, da biodiversidade. 

A tecnologia de levantamento de dados tem crescido bastante inclusive aquelas associadas a sistemas globais de posicionamento apoiados por satélites, bem como de mapeamento ou de sensoriamento remoto. Ela tem sido utilizada na identificação de estradas clandestinas, fazendas, pistas de aeronoves de pequeno porte, torres, povoados entre outros, tudo isso para obter informação necessária para que possa ser utilizada no combate ao crime. O mais importante são as integrações entre os países da América do sul para o combate unificado entre suas fronteiras, pois já existe um objetivo único no monitoramento da grande área de fronteira.

As descrições de um dado, identificação e detalhamento são feito através de imagens de satélites cada vez mais precisos, aeronaves entre outros como os drones (véiculo aéreo não tripulado). Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) são também conhecidos por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). Todos controlados através de comandos distribuídos nas áreas de fronteiras.

Os dados espaciais, imagens de satélites, cartas topográficas, fotos aéreas permitem a identificação de áreas, a partir de coordenadas geográficas onde se realizam operações para o combate a entrada de armas e drogas no país. Projetam visualmente os objetos mapeados de interesse de estudo fornecendo, rapidamente, as informações necessárias para uma correta análise e uma ação eficaz. Os sistemas georreferenciados tem se mostrado uma ferramenta altamente eficiente para as ações de monitoramento, análise e apoio à tomada de decisão, com perfil estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (293.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com