TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO SISTEMA RFID NO CONTROLE DE ACESSO DE VEICÚLOS EM CONDOMÍNIOS

Por:   •  7/4/2015  •  Artigo  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 8

Área Temática: Tecnologias Apropriadas

APLICAÇÃO DO SISTEMA RFID NO CONTROLE DE ACESSO DE VEICÚLOS EM CONDOMÍNIOS

Cryslaine Cinthia Carvalho Nascimento[1]

Sonagno de Paiva Oliveira [2]

                Thiago Rocha Fernandes [3]

Resumo

Através de estudos bibliográficos, pesquisas em artigos, teses e dissertações o presente artigo expõe a utilidade, vantagens e desvantagens da implantação da tecnologia de RFID em condomínios fechados. Expondo desde seu histórico, sua composição, de que é feito e como é implantado nos sistemas residenciais.

Palavras-chaves: RFID, automação residencial, segurança.

Abstract

Through bibliographical studies, research papers, theses and dissertations this article exposes the utility, advantages and disadvantages of the implementation of RFID technology in gated communities. From exposing your history, its composition, that is done and how it is deployed in residential systems.

Key Words: RFID, home automation, security.

1. Introdução

Devido ao aumento dos aglomerados populacionais, novos conceitos de moradia estão surgindo e uma das formas que mais cresce são os condomínios fechados, que ganharam grande força quando se opta por esse tipo de residências, pois proporciona conforto e segurança, este, último um dos pontos mais importantes dos dias de hoje. Porém, no quesito segurança ainda ocorrem falhas principalmente no controle de acesso, pois muitos das ocorrências de roubos e furtos são ocasionados por falhas no sistema de acesso nos condomínios.

O presente artigo tem como objetivo principal ilustrar uma aplicação da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), que esteja presente em nosso dia-dia, e mostrar que o RFID não se resume apenas a controles de estoques ou ligados apenas ao ramo da manufatura.

3. Metodologia

O método utilizado no artigo consiste em uma pesquisa exploratória que teve como base um estudo bibliográfico que segundo Gil (2010), uma pesquisa bibliográfica é baseada em materiais que já foram publicados e que nessa modalidade de pesquisa são utilizados materiais impressos como artigos, revistas, jornais, teses, dissertações e incluindo artigos de fontes disponibilizadas pela internet. Foi feito um estudo de caso com o intuito de tornar claro o uso do RFID no controle de acesso a condomínios.

4. Resultados e Discussões

O conhecimento acerca da Identificação por Radiofrequência (RFID) originou-se dos sistemas de radares utilizados na Segunda Guerra Mundial. Os militares que estavam no campo de batalha utilizavam radares para avisa-los com antecedência sobre os aviões que se aproximavam enquanto ainda estavam distantes. Porém o problema enfrentado pelos militares estava relacionado a diferenciar os aviões aliados ou oponentes.

Contudo os alemães concluíram que, se os pilotos girassem seus aviões quando estivessem retornando à base, iriam modificar o sinal de rádio que seria refletido de volta ao radar. Portando esse método alertava os técnicos responsáveis pelo radar quando se tratava de aviões alemães ou não. Essa técnica foi considerada como sendo o primeiro sistema passivo de identificação automática por radiofrequência.

Decorrente desse fato, os ingleses desenvolveram o primeiro identificador ativo que passou a ser chamado de IFF (Identify Friend or Foe). Sendo instalados transmissores nos aviões britânicos que recebiam sinais das estações de radar posicionadas no solo, começavam a transmitir um sinal de resposta que identificava o aparelho como Friend (amigo) ou caso contrário era identificado como Foe (oponente).

O termo Identificação Automática é um termo generalizado utilizado para as tecnologias que permitem que dispositivos leitores identifiquem objetos automaticamente. Essa tecnologia de identificação foi readaptada  e difundida para diversas partes do mundo e passou a ser utilizada por vários de segmentos. No comercio, ele foi utilizada para identificar se produtos foram roubados ou pagos, por meio de etiquetas eletrônicas inseridas nos produtos (BOCCUCCI 2010)

O RFID se encaixa nesse tipo de identificação automática, devido os objetos poderem ser etiquetados e identificados de forma estruturada. O sistema  utiliza ondas de rádios e um dispositivo de leitura que capta automaticamente os dados contidos no microchip, que em seguida são processados. Portanto, um microchip pode fornecer automaticamente informações abrangentes. É possível ajustar a informação fornecida de acordo com as regras estabelecidas nos servidores que intercambiam os dados com os leitoras e microchip (NARCISO 2008).

Os sistemas baseados em RFID tem por características uma vasta gama de aplicações comerciais, podendo ser implantado na indústria, comercio, educação e segurança, sendo esses apenas alguns exemplos dos segmentos no qual o mesmo pode ser utilizado (FERNANDES 2008).

Serão abordadas algumas hipóteses no decorrer do artigo serão vistos cenários onde a identificação por radiofrequência promove maior controle e segurança a determinados ambientes e pessoas. Segundo Nafal (2004) a importância o RFID é esta ligada a informação obtida em tempo real, a rastreabilidade e controle de lotes de produtos na cadeia de abastecimento.

A tecnologia de o RFID possui uma estrutura de hardware onde se dá a troca e o fluxo de informações, e é composto de três componentes principais:

Quadro – 1 Estrutura básica de um sistema RFID

[pic 3]

Fonte: Adaptado de Gines e Tsai (2007)

Figura 1: Arquitetura clássica do sistema RFID

[pic 4]

Fonte: Gines e Tsai (2007)

  1. APLICAÇÕES DO SISTEMA (RFID)

IDENTIFICAÇÃO DE ANIMAIS

Uma das primeiras aplicações do sistema RFID no ramo comercial foi  na agropecuária, pois com a entrada do Brasil no ramo das exportações de carnes, devido as exigências internacionais relacionado ao rastreio do rebanho, onde o RFID atua nesse controle onde a tag é aplicada no bezerro e durante toda a vida do animal é possível obter as informações do nascimento até o abate. (TEIXEIRA 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (629.7 Kb)   docx (610.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com