TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o Manejo Integrado de Pragas (MIP)? Conceitue. Qual a diferença do MIP e o sistema convencional de controle de pragas?

Por:   •  29/5/2017  •  Seminário  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  1.804 Visualizações

Página 1 de 7

O que é o Manejo Integrado de Pragas (MIP)? Conceitue. Qual a diferença do MIP e o sistema convencional de controle de pragas?

É uma técnica que visa utilizar de diversas práticas para controlar a população de insetos praga de determinada cultura com menor dano possível sobre o ecossistema e de menor custo. Esse manejo objetiva-se em controlar as pragas bem como preservar e aumentar o número de inimigos naturais da mesma, sendo isso feito pela mescla de diversas atividades, desde manejo cultural da área, rotação de culturas, controle biológico e também o controle químico.

        O sistema convencional de controlar pragas baseava-se em apenas eliminar os insetos por meio de compostos químicos, sem mesmo avaliar a necessidade da aplicação, que geralmente acabava com toda a população, até mesmo dos insetos não pragas.

 

Desenhe os gráficos de organismos não praga, pragas secundárias, pragas frequentes, pragas severas e explique cada um.

[pic 1]NÃO PRAGA

Organismo não praga são aqueles que não causam dano a planta, seu ponto de equilíbrio sempre está abaixo do nível de controle.

[pic 2]PRAGA SECUNDÁRIA

São aqueles insetos que raramente atingem o nível de dano à cultura, geralmente ocasionado por alguma adversidade das condições da lavoura. A medida de controle faz que a população seja facilmente controlada.

[pic 3]PRAGA FREQUENTE

São as pragas que constantemente atingem o nível de controle e precisam de intensa intervenção humana para controlar sua população. Facilmente essas pragas superam o ponto de equilíbrio entre populações.

[pic 4]PRAGA SEVERA

São as pragas em que um único indivíduo já é capaz de causar dano a produção, sua população sempre estará acima do nível de dano. Apenas a erradicação da espécie seria capaz de evitar seu dano, um exemplo clássico são as lagartas na produção de tomates para consumo in natura.

 

Quais os fatores que devem ser considerados para a tomada de decisão de controle? Comente cada um.

*Avaliação da população da praga: Deve-se avaliar o número de insetos praga em determinados pontos da lavoura de forma periódica. A metodologia de amostragem varia com a cultura e inseto em questão, bem como o número de pragas para tomada de controle varia com o interesse da produção.

*Avaliação da população de inimigos naturais: Faz-se a quantificação dos inimigos naturais juntamente com a avaliação das pragas, deve-se observar periodicamente o comportamento dessas populações para ver se é necessária a medida de controle.

*Avaliação do estágio fisiológico da planta: Deve-se observar se as pragas amostradas coincidem com o estágio fisiológico em que a planta está, caso sejam pragas de início de ciclo no reprodutivo, ou até mesmo durante a senescência é desnecessário fazer o controle.

*Avaliação das condições climáticas: É preciso entender a biologia da praga e em seguida observar a previsão do tempo, caso esta desfavorável à praga acabará servindo como meio de controle.

 

O que é nível de dano e nível de controle e qual a aplicação para o controle de insetos-praga?

Nível de dano: Ocorre quando a população de pragas atinge determinado patamar em que o custo para seu controle é igual ou maior ao dano que ela causa à cultura.

Nível de controle: É o momento em que se deve fazer a medida de controle da praga, esse nível ocorre antes do nível de dano, logo, o controle é feito antes que se tenha dano significativo à cultura.

A aplicação é dada por se saber o momento ideal para se fazer o controle das pragas avaliando-se sobretudo o custo-benefício.

Quais são os feromônios dos insetos? Explique cada um.

Feromônios são compostos químicos voláteis que possuem função comportamental entre insetos de mesma espécie. Podem apresentar três funções distintas, seja sexual, de trilha ou agregação.

Sexual: Atrai o indivíduo do sexo oposto para o acasalamento.

Agregação: Junta vários indivíduos de ambos os sexos em um local específico, seja para alimentação e/ou acasalamento.

Trilha: Servem para demarcar um local, muito comum em formigas e cães.

A subclassificação dos aleloquímicos é um pouco mais complexa, a denominação depende dos resultados produzidos pela interação que foi intermediada pelo composto. São classificados de cairomônios os compostos que beneficiam o indivíduo receptor, de alomônios os que beneficiam o emissor e de sinomônios quando os dois são beneficiados.

Explique um caso de aplicação dos feromônios dos insetos para o controle de insetos-praga de interesse agrícola (OBS: utilizar um artigo científico para responder essa questão e entrega-lo impresso, anexo ao estudo dirigido)

Tomada de decisão de controle da traça-do-tomateiro através de armadilhas com feromônio sexual

No presente trabalho foi avaliado o número de adultos da traça-do-tomateiro capturados em armadilha do tipo delta impregnadas com feromônio sexual. Esta avaliação buscou recomendar o melhor momento de se realizar a medida de controle a partir do número de insetos capturados, bem como indiretamente, realizou o controle das traças.

 

Construa um gráfico que evidencie a flutuação populacional de um determinado inseto praga, numa determinada cultura, variando de acordo com um fator extrínseco ao longo do tempo em dias.

[pic 5]

POPULAÇÃO EM RELAÇÃO A CHUVA: Observa-se que esta praga apresenta crescimento populacional quando o período está sem chuvas, atingindo um pico de aproximadamente 100 insetos/folha. Quando houve a precipitação de 40mm, sua população apresentou grande queda, migrando para praticamente 0 indivíduos/folha, logo nota-se que a chuva serve como forma de controle para essa praga.

Escolha uma cultura qualquer, um inseto praga da referida cultura e explique o método de amostragem desse inseto praga. (OBS: colocar referência bibliográfica).

Amostragem da cigarrinha das raízes em cana-de-açúcar.

As atividades de amostragem devem começar juntamente com as chuvas da primavera (setembro/outubro) e persistem até a chegada da estação seca. A técnica consiste na contagem direta de adultos nas folhas e dos adultos, ninfas e espumas nas touceiras, registrando em folhas separadas o número de indivíduos vivos, mortos e parasitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (639.5 Kb)   docx (561.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com