TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado Dos Serviços Sociais No Brasil E A Questão Social

Artigos Científicos: O Significado Dos Serviços Sociais No Brasil E A Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  1.762 Visualizações

Página 1 de 6

O SIGNIFICADO DOS SERVIÇOS SOCIAIS NO BRASIL

Para decorrermos sobre a história do surgimento do Serviço Social faz-se necessária à compreensão do significado dos Serviços Sociais.

Com o inicio da sociedade moderna, a revolução na economia mercantil, o inicio de uma liberdade individual mesmo que subvencionada pelo surgimento de um sistema capitalista, deriva o surgimento de novas relações e de organização da sociedade. Todo esse processo não exime as mazelas, até mesmo porque, sem mazelas não há capitalismo.

Esse nova organização de sociedade nos revela a busca pelo conjunto de direitos e deveres do indivíduo, ou seja, a efetivação da cidadania que só é possível através da garantia dos direitos e o esclarecimento dos deveres. Toda essa reinvindicação seria então efetivada pelos serviços sociais.

Sendo assim, compreendemos que a luta pela cidadania e a igualdade perpassa pelos direitos sociais. Contudo, podemos claramente perceber a contradição do capitalismo. O capitalismo nada mais é que uma riqueza socialmente criada através da exploração do trabalho humano.

Contradição. Essa é a palavra chave para compreender o capitalismo. Igualdade, Direitos são lutas constantes, entretanto lutar por igualdade, conciliação num sistema capitalista é algo quase que incompreensível visto que este sistema é de fato a luta entre o capital e o trabalho.

Todo esse sistema criou suas mazelas. As lutas pelos serviços sociais tornam-se cada vez mais constante pelo proletariado. O Estado então se apropria dos serviços sociais como forma de contenção e dominação. Numa forma mascarada de se apresentarem como asseguradores dos direitos.

Numa análise superficial, poderíamos até ver tudo isso com bons olhos, um Estado que realmente defende o interesse do proletário, mas aprofundando um pouco mais compreendemos que o estado explora o trabalhador, e através da mais valia repassa ao proletariado o que lhe é de direito como forma de benefício. Enfim pagamos para obter os nossos direitos. Direitos?

Desse modo os Serviços Sociais nesse processo de reprodução das relações sociais apresenta duas formas de concepções e de significado social da profissão. De um lado uma apresenta-se uma profissão conservadora que de maneira unilateral apenas reforça o poder vigente na compreensão de que como já descrito acima, um serviço social que repassa ao proletariado o que lhe é de direito como forma de benefício.

Por outro lado apresenta-se uma concepção de serviços sociais e da profissão revolucionária, cujo toda atuação perpassaria pela destruição de toda luta de intermediação e luta pela cidadania, mas sim, uma atuação radical, de maneira a usar a profissão como uma arma de destruição do capitalismo. Desse modo, essa concepção revolucionária não compreende que o Serviço Social é apenas uma categoria para efetivação dos direitos, garantia da cidadania e não um instrumento que para conciliação do capital e do trabalho ou até mesmo de extinção da exploração, capitalismo.

ASPECTOS DA HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

A Questão Social nas Décadas de 1920 e 1930 e as Bases para a Implantação do Serviço Social

As Questões Sociais que dará como consequência o surgimento do Serviço Social está diretamente ligadas à abolição dos escravos. Com a pseudoliberdade apresentada pela abolição, o então escravo agora passa a ser “homem livre”. Entretanto, do ventre do velho meio escravagista vem nascendo o capitalismo, se bem que esse já apresentava antes mesmo da abolição. Nesse sistema capitalista, os homens livres agora estão livres para vender sua força de trabalho. Para onde ir sem casa, sem perspectiva de vida, sem nenhuma instabilidade?

Agora o capitalismo, torna a força de trabalho em mercadoria. A procura pela força de trabalho fica grande. Entretanto, surge de maneira abusiva. O Estado surge mascaradamente como um mediador, porem, é evidente que o Estado está simplesmente buscando um controle social.

O proletariado, com necessidade de sobrevivência se entrega as mãos do capitalista, vão se aglomerando na área urbana, onde concentra o desenvolvimento da industrialização. Todo esse processo resulta num Inchaço Urbano. Numa condição desumana e sob constante exploração do capitalista que cada vez mês lucra em cima da força de trabalho do proletariado, alguns problemas vão aparecendo nas relações entre burguesia e proletariado. Esses fatos tornam-se casos de polícia.

A industrialização vai a crescente, necessitando cada vez mais de mão de obra mais especializada. O Brasil abre as portas para imigrantes que chegam ao Brasil para entrar no bojo da exploração. Mas, o que Estado não imaginaria era o que essa chegada de nossos companheiros europeus poderia causar. Nessa mesma época na Europa os movimentos sindicais estão em alta, à luta pela regulamentação do trabalho, a luta pelos direitos dos trabalhadores.

Não tardou muito para que começasse a surgir os movimentos sociais e nesse âmbito o surgimento dos Movimentos Sindicais, que teve grande contribuição dos imigrantes.

Sendo assim o que era caso de polícia agora se torna caso de política, afinal de contas, estando os trabalhadores organizados e com certa representatividade o burguês se vê obrigado e tratar o assunto com determinada cautela.

Com a consolidação do processo industrial no Brasil, burguesia e proletariado geram cada vez mais contradições, cada vez mais o burguês se joga ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com