TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL" - ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICO-METODOLÓGICA.

Trabalho Escolar: "RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL" - ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICO-METODOLÓGICA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  7.689 Palavras (31 Páginas)  •  1.329 Visualizações

Página 1 de 31

“RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL” - ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICO-METODOLÓGICA.

Autora: IAMAMOTTO, Marilda Vilella.

São Paulo, Ed. Cortez/Celats

Parte I – Proposta de Interpretação histórico metodológica

Cap. 1 - O Serviço Social no processo de Reprodução das relações sociais

Parte II – Aspectos da história do serviço social no Brasil

Capítulo 1. A questão social nas décadas de 20 e 30 e as bases para a implantação do serviço social

Cap. 2 - Protoformas do serviço social

Cap. 3 - Instituições assistenciais e serviço social

Cap. 4 - Em busca de atualização.

Parte I – Proposta de interpretação histórico-metodológica.

Capítulo 1 – O Serviço Social no processo de reprodução das relações Sociais.

A autora ressalta que o Serviço Social é um tipo de especialização do trabalho coletivo, situado no interior da divisão sócio-técnica do trabalho. É portanto, um elemento que participa da reprodução das relações sociais (relações de classe) E do relacionamento contraditório entre as classes fundamentais presentes na realidade social (interesses antagônicos entre o capital e o trabalho).

A reprodução das relações sociais e conseqüentemente do capitalismo, é reprodução da totalidade do processo social, a reprodução de um determinado modo de vida que envolve o cotidiano da vida em sociedade; o modo de viver e trabalhar, de forma socialmente determinada, dos indivíduos em sociedade.

Marilda chama nossa atenção para o fato de que a totalidade concreta em movimento encontra-se sempre, em processo de estruturação. A reprodução das realidades sociais atinge a totalidade da vida cotidiana, expressando-se tanto no trabalho, na família, no lazer, na escola, no poder, como também na profissão.

A profissão Serviço Social é constituída a partir de dois ângulos que estão imbricados entre si, formando uma unidade contraditória:

1. como realidade vivida e representada na/e pela consciência de seus agentes profissionais, expressa pelo discurso teórico-ideológico sobre o exercício profissional;

2. a atuação profissional como atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem uma direção social à mesma e que condiciona e mesmo ultrapassa a vontade e/ou consciência de seus agentes individuais.

Ao ressaltamos apenas um ou outro desses ângulos, a autora afirma que estaremos acentuando de modo excludente, um pólo do movimento contraditório do concreto, sendo nesse sentido, análises unilaterais (Serviço Social Conservador/Serviço Social Transformador são afirmativas mecanicistas e voluntaristas).

SERVIÇO SOCIAL TRANSFORMADOR: Ao superestimar a eficácia política da atividade profissional, subestimamos o lugar das organizações políticas das classes sociais no processo de transformação da sociedade, enquanto sujeitos da história; por outro lado parece desconhecermos a realidade do mercado de trabalho e os objetivos do mandato institucional.

O Serviço Social é necessariamente polarizado pelos interesses de tais classes, tendendo a ser cooptado por aqueles que tem uma aposição dominante. Reproduza também, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em tensão responde tanto as demandas do capital como do trabalho e só pode fortalecer um ou outro pólo pela mediação de seu oposto.

Iamamotto chama nossa atenção para um aspecto da realidade social que é a CONTRADIÇÃO; esta é o motor da história e é através da consideração de que as relações sociais se caracterizam pela contraditoriedade, que podemos apontar que os mecanismo de dominação e as necessidades da classe trabalhadora são duas faces de uma mesma moeda.

É a partir dessa compreensão que se pode estabelecer uma estratégia profissional e política, para fortalecer as metas do capital ou do trabalho, mas não se pode exclui-las do contexto da prática profissional, visto que as classes só existem inter relacionadas. É isso inclusive, que viabiliza a possibilidade de o profissional colocar-se no horizonte dos interesses das classes trabalhadoras.

O modo pelo qual a clientela do Serviço Social compreende o mundo e as relações a sua volta, é condicionado pelo lugar social que ocupam no processo de produção. A individualidade é tida como expressão/manifestação do seu ser social, de sua vida em sociedade.

Por que surgiu essa profissão?

O desenvolvimento das forças produtivas e as relações sociais engendradas nesse processo determinam novas necessidades sociais e novos impasses que passam a exigir profissionais qualificados para o seu atendimento. A intervenção profissional deveria estar pautada nos parâmetros de “racionalidade” e “eficiência” inerentes à sociedade capitalista.

É portanto, no contexto do desenvolvimento do capitalismo industrial e da expansão urbana, que se coloca a necessidade do Serviço Social, enquanto mediador das classes fundamentais de então; burguesia industrial e proletariado fabril.

A questão social – enquanto manifestação no cotidiano da vida social, da contradição entre essas classes – servirá como base de justificação para a ação do assistente social, para além da caridade da repressão.

A pauperização absoluta ou relativa gera o fenômeno do lumpen-proletariado, que não será mais absorvido pelo mercado de trabalho. A socialização dos custos de reprodução desta força de trabalho exige a presença do Estado no que se refere a constituição de políticas sociais.

A autora volta a sinalizar que o Serviço Social não tem um caráter de autonomia: não se pode pensar à profissão no processo de reprodução das relações sociais independente das organizações institucionais a que se vincula, como se a atividade profissional se encerra em si mesma e seus efeitos sociais derivassem, exclusivamente, da atuação profissional.

No processo de constituição de sua hegemonia, o Estado não pode desconsiderar por completo as necessidades/interesses das classes dominadas, como condição mesma de sua legitimação; a incorporação destas necessidades se dá de forma subordinada, não afetando os interesses da classe capitalista como um todo.

No ingresso do Serviço Social como profissão, uma das pré-condições é a transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com