TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Social E A Vida ética

Monografias: O Sistema Social E A Vida ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

O SISTEMA SOCIAL E A VIDA ÉTICA

A sociedade parte do pensamento conjunto que apenas conseguimos mudar o todo, ou, primeiramente as partes que a compõem.

A estrutura social possui fatores determinantes (ideário, costumes, mentalidade social, instituições de poder e finalidade) e fatores condicionantes (o patrimônio genético, o meio ambiente e o estado da técnica.

Estes fatores determinam o convívio social, na era antiga os fatores condicionantes que comandavam, com a evolução e a mudança de habitat, surgiram os fatores determinantes que cada grupo societário criou.

O sistema ético vigente na sociedade possui a função de organizar a sociedade.

O “animus” social não é composto apenas por paixões coletivas, mas possui também mitos, crenças, opiniões e preconceitos. Toda sociedade possui os dois lados, o lado racional e o lado relacionado a religião e política. As vezes um é criado para justificar o outro, pois dentro de cada um possui o juízo de valor do bem e do mal.

Por isso que acabam travando batalhas, pois cada grupo societário possui fatores diferentes que influenciam o bem do mal, a justiça da injustiça, isso é formado através da criação do homem, ou origem durante o curso da vida.

Os grupos de poder utilizam a justificação ética e a legitimidade política ou organização social para criar em sociedade o pensamento de “quem nascia escravo morria escravo”, as pessoas eram ensinadas a acreditarem que isso era certo.

FATORES CONDICIONANTES

O patrimônio genético não é o único fator condicionante básico da vida humana, pois existem outros. O meio geográfico e o saber tecnológico estão de forma inequívoca vinculados.

As consequências sócio políticas do fenômeno tecnológico, incontestáveis por Karl Marx, na era moderna mostram que a classe burguesa ao fundar a produção econômica na exploração da ciência aplicada, e ao monopolizar em seu proveito as invenções tecnológicas, avançou para dominar a orbe terrestre.

Este avanço tecnológico em ritmo de crescimento geométrico revolucionou a forma de exercício do poder sobre o natural e a sociedade, também o fundamento dos valores éticos.

Na mitologia grega, são vários os mitos que justificam a criação e evolução da sociedade.

O mito Epimeteu e seu irmão que ficavam responsáveis de distribuir as qualidades entre os animais com diferentes habilidades, mas de forma que sobreviviam e houve um equilíbrio em todos.

E após a distribuição das habilidades, esqueceram do ser humano, restou a Epimeteu ir com atenas e hefestos o conjuntos de técnicas, a capacidade inventiva para que o ser nacional pudesse por meios próprios subsistir.

No entanto, mesmo com essas habilidades, os seres humanos não conseguiram viver em conjunto e as guerras e as matanças influenciaram uns a intervir, criando o sentimento de justiça e o respeito aos outros.

A falta do respeito e da justiça destruíram os seres humanos, um contra o outro.

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com