TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habitos De Vida X Sistema Respiratorio

Dissertações: Habitos De Vida X Sistema Respiratorio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 10

Existem diversas doenças que afetam o nosso sistema respiratório. Suas origens são tão diversas quanto os seus sintomas e o seu grau de severidade. Há doenças causadas por vírus, como a gripe e a pneumonia; por bactérias, como é o caso da tuberculose; pela exposição a agentes alergênicos, como alguns tipos de rinite; além daquelas de origem genética ou que surgem devido a fatores ambientais aliados a hábitos de vida, como o câncer de laringe e de pulmão. Dentre essas afecções, também se encontra a asma.

Doença crônica

A asma, também conhecida como bronquite asmática, é uma doença crônica que atinge cerca de 150 milhões de pessoas no mundo. Caracteriza-se pela inflamação das vias respiratórias. Chamamos de "doença crônica" as patologias que se manifestam de forma recorrente ao longo de um período superior a três meses, ou, muitas vezes, por toda a vida do indivíduo.

O processo inflamatório pode ter início por diversos motivos. Em muitos casos, a exposição a elementos potencialmente alergênicos - como pó, ácaros e pólen - dispara essa resposta do sistema imunológico. Em outros, fatores irritantes das vias respiratórias - como poluição, fumaça de cigarro e cheiros fortes - são os responsáveis.

Outros motivos que disparam esse mecanismo: fatores emocionais - como estresse e ansiedade -, características climáticas - como frio ou tempo muito seco -, e, até mesmo, a prática de esportes ou a realização de um esforço físico mais intenso.

Porém, ainda não se sabe o porquê dos indivíduos asmáticos apresentarem essa reação. Suspeita-se que a doença possa ser hereditária, mas ainda não existem dados que comprovem tal teoria.

A inflamação ocorre principalmente nos brônquios (bifurcação da traquéia) e bronquíolos (ramificações dos brônquios), tubos que conduzem o ar da traquéia até os alvéolos, ou destes para a traquéia. Com a inflamação, ocorre a produção de uma grande quantidade de muco. Esse muco passa a recobrir as paredes dos brônquios e bronquíolos, provocando a constrição destas estruturas (bronquioconstrição), ou seja, uma diminuição do seu calibre.

Além disso, o processo inflamatório também desencadeia espasmos na musculatura lisa presente na parede dos bronquíolos, contribuindo para a sua constrição. Por sua vez, a constrição das paredes obstrui a passagem do ar, dificultando a respiração.

Sintomas

Os principais sintomas da asma são: dificuldade para respirar, tanto na inalação quanto na exalação; falta de ar; e produção de chiado durante a respiração, sendo esta a característica que deu origem ao nome da doença, pois, em grego, a palavra "asthma" significa respiração difícil ou sufocação.

A intensidade destes sintomas varia entre os indivíduos asmáticos, que podem apresentá-los de forma constante ou apenas durante crises da doença. De acordo com a freqüência e a intensidade das crises, a asma pode ser classificada em quatro categorias:

• Asma intermitente: quando as crises são curtas e ocorrem menos de quatro vezes ao mês.

• Asma persistente leve: quando as crises são curtas, mas ocorrem mais de quatro vezes ao mês.

• Asma persistente moderada: as crises podem ser curtas ou longas, porém ocorrem diariamente.

• Asma persistente grave: crises longas e diárias.

Tratamento

O tratamento da asma envolve o uso de medicamentos e a adoção de alguns cuidados e hábitos de vida. Entre os medicamentos, os mais utilizados são aqueles que contêm substâncias broncodilatadoras e antiinflamatórias. Os broncodilatadores dilatam os brônquios e bronquíolos, facilitando a passagem do ar; já os antiinflamatórios combatem o processo de inflamação, levando à diminuição do inchaço e do muco nas paredes do sistema respiratório. Geralmente, é uma mistura dessas substâncias que está presente nas famosas "bombinhas" de inalação, utilizadas pelos portadores da doença.

A adoção de alguns hábitos também é muito importante para a prevenção das crises. Entre eles, podemos citar o cuidado de evitar manter contato com os agentes que provocam as crises, como pó, fumaça de cigarro, ácaros, entre outros.

Umas das medidas que deve ser adotada é a limpeza diária do quarto e da cama do asmático, para reduzir a quantidade de pó e ácaros no ambiente. Sabe-se que, em média, cada grama de poeira possui cerca de 1.000 ácaros - e que um colchão pode ter de 10.000 até milhões desses organismos. Por isso, é necessário limpar diariamente o quarto com aspirador de pó e cobrir o colchão com uma capa removível, que deve ser lavada semanalmente em água quente, assim como os lençóis e cobertores. Estas medidas são simples e essenciais para a prevenção de crises asmáticas.

A asma é uma doença para a qual não há cura. Porém, com os medicamentos atuais e a adoção de medidas de prevenção, os asmáticos podem controlar e reduzir as crises, levando uma vida normal.

Mais fôlego para seus pulmões

O sistema respiratório trabalha para que não falte oxigênio.

O sistema respiratório possui uma vasta rede de ramificações e 400 milhões de alvéolos. Todas as partes trabalham para que não lhe falte oxigênio. Porém esse abastecimento pode entrar em colapso se você se descuidar da saúde pulmonar.

Milhões de brasileiros sofrem de problemas respiratórios que afetam, de forma transitória ou crônica, sua qualidade de vida. Doenças como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pneumonia e câncer ocupam a segunda posição entre as razões mais importantes para procurar um médico. Durante os meses de outono e inverno, elas provavelmente são – juntamente com moléstias cardiovasculares – o primeiro motivo, segundo o médico Rafael Stelmach, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia. No Brasil, os problemas pulmonares são a quarta principal causa de mortes. No estado de São Paulo, as doenças respiratórias provocam 12% dos óbitos. Para saber cuidar dessa parte vital de nosso corpo, é importante antes de tudo entender seu funcionamento. Além de possibilitar a fala, a principal tarefa do sistema respiratório é abastecer de oxigênio os tecidos e eliminar o gás carbônico produzido por eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com