TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO NAS DIFERENTES SOCIEDADES

Pesquisas Acadêmicas: O TRABALHO NAS DIFERENTES SOCIEDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  13.790 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Nesse Trabalho escolar veremos que a questão do trabalho só pode ser entendida dentro de um contexto histórico, compreendendo como essa atividade humana se desenvolveu e se organizou nas diferentes sociedades humanas, e de seus valores em relação ao trabalho, tendo como base um sistema educacional vinculado a sua maneira de pensar, agir e senti. Toda educação faz parte de um tipo de sociedade e, por isso, umas das características da educação é reproduzir os valores dessa mesma sociedade. O indivíduo trabalha como foi socializado, processo adquirido pela educação formal, não formal e informal.

O trabalho sempre foi alvo de piadinhas por ser algo que nos ‘’tortura’’, mas o trabalho sempre foi necessário desde a antiguidade até os dias de hoje.

Nós, humanos, sempre trabalhos mesmo sem perceber. Até mesmo os primeiros

Humanos da terra tiveram que trabalhar, pois se não, eles não iriam se sustentar.

1

Produção nas sociedades Tribais

Nas sociedades tribais não existem um ‘’mundo de trabalho’’. Todos fazem de tudo, ou quase tudo pra sobreviver, como a caça e a pesca.

Aos nossos olhos os equipamentos utilizados por eles podem parecer bem primitivo, mas são tão eficazes para realizar as atividades necessárias quanto os nossos. As sociedades tribais são conhecidas como ‘’Sociedades de abundancia e do lazer’’, pois eles não se dedicam tanto como nós, eles dedicam o mínimo de horas para trabalhar ao dia.

O fato de dedicar menos tem a essa tarefa significava, ter uma vida de privações. Ao contrário, as sociedades tribais viviam muito bem alimentadas. É claro que tais relatos referem-se à experiência de povos que viviam antes do contato com o “mundo civilizado”.

A explicação para o fato de os povos tribais trabalharem muito menos do que nós está no modo como se relacionam com a natureza, também diferentes do nosso. Por um lado, para eles, a terra é o espaço em que vivem e tem valor cultural, pois nos dá seus frutos: a floresta presenteia os caçadores com os animais de que necessitam para a sobrevivência e os rios oferecem os peixes que ajudam na alimentação. Tudo isso é um presente da natureza. Por outro lado, os povos tribais têm uma profunda intimidade com o meio em que vivem.Conhecem os animais e as plantas, a forma como crescem e se reproduzem, o que é bom e o que é ruim para comer e quando podem utilizar certas plantas e determinados animais para alimentação, para cura de seus males.

2

O Trabalho na Europa antiga e Medieval

O trabalho na Europa Antiga e medieval era basicamente forçado, e quem tinha que trabalhar era os escravos, e os escravos eram comprados e vendidos pelos seus donos.

O trabalho escravo tornou possível a produção de grandes acumulações de riquezas, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e cultural que a humanidade conheceu em dados espaços e momentos: construíram-se diques e canais de irrigação, exploraram-se minas, abriram-se estradas, construíram-se pontes e fortificações, desenvolveram-se as artes e as letras. Nas civilizações escravagistas, não era pela via do aperfeiçoamento técnico dos métodos de produção que os senhores de escravos procuravam aumentar a sua riqueza; e os escravos, sem qualquer interesse nos resultados do seu trabalho, não se empenhavam na descoberta de técnicas mais produtivas.

3

A Escravidão na Antiguidade

A escravidão começou na pré-história onde sempre teve fins econômicos, todo escravo era propriedade de seu senhor, realizando um trabalho sem ter direito a pagamento. Mas de um modo geral, o escravo trabalhava em troca apenas de alimentação, roupa e abrigo.

Normalmente os escravos trabalhavam nas minas e nas plantações, poucas vezes tinham descanso e quando não faziam os que seus senhores mandavam eram punidos severamente.

Entre muitos povos também se tornava escravo quem não pudesse pagar as suas dívidas, ou ás vezes vendia a sua pessoa ou os seus filhos e familiares.

O trabalho escravo acontecia na mais variadas funções, os escravos podiam ser domésticos, podiam trabalhar no campo, nas minas, podiam ser ourives (executa ou vende objetos de ouro), remadores de barco, artesãos, etc. No entanto, os escravos que trabalhavam nos campos e nas minas tinham condições de vida piores se comparadas às dos escravos urbanos e domésticos.

Antigamente a escravidão era uma condição natural de vida. Eles eram proibidos de se casaram legalmente, constituir uma família, testemunhar num tribunal ou possuir uma propriedade.

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com