TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como O Relativismo Moral Foi Efetuando Posicionamentos Sobre Cultura E Norma Nas Diferentes Sociedades

Dissertações: Como O Relativismo Moral Foi Efetuando Posicionamentos Sobre Cultura E Norma Nas Diferentes Sociedades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 02:

Como o relativismo moral foi efetuando posicionamentos sobre cultura e norma nas diferentes sociedades?

Todas as culturas têm um nível de complexidade próprio, particular, não se pode comparar culturas distintas e falar que uma é mais complexa e elaborada que outra. Todos os seres humanos aprendem de uma forma ou de outra, a seguir regras, desempenhar papéis sociais, respeitar certos valores e manter o padrão de comportamentos culturalmente aceitos.

Isto faz com que haja semelhanças nos modos de ser, pensar, sentir, e agir no mundo por parte dos indivíduos que compartilham uma mesma cultura. O grande problema reside na ocorrência de contato entre pessoas de sistemas culturais diferentes, a reação provocada entre as pessoas, é de estranhamento, de surpresa ou ate mesmo de indignação, podendo levar a atitudes preconceituosas ou até mesmo de tolerância.

O relativismo moral procura compreender o outro, partindo do referencial dele, sem julgá-lo e sem considerar se está certo ou errado. Com certeza, o que a outra pessoa pensa, seus valores e crenças, refletem o que ela aprendeu ao longo de sua vida, na convivência com seu meio cultural.

Os valores morais apenas teriam aplicação no interior das fronteiras de cada cultura, não tendo qualquer validade fora delas.

Ao rejeitar o infanticídio, a poligamia ou a poliandria, por exemplo, a nossa cultura não estaria mais próxima da verdade que as sociedades onde estes padrões de cultura se aplicam.

Todos os códigos morais seriam relativos à sua cultura de origem, não havendo verdades universais: os valores seriam apenas convenções sociais, variando no espaço e no tempo.Tudo depende das convenções de cada sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com