TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA DE TRABALHO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E NO CONHECIMENTO

Resenha: VIDA DE TRABALHO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E NO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Resenha  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  510 Visualizações

O MUNDO DO TRABALHO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

"Se um avião sofre um atraso na rota Tóquio Moscou, isto gera repercussões e distúrbios em todos os aeroportos do mundo. Se as ações da IBM sofrem algum tipo de inflexão na bolsa de Milão, este fato atingirá Wall Street imediatamente. Globalização é isso: o globo, agora, é uma aldeia" (DE MASI, Domenico).

Nosso objetivo a seguir é apresentar alguns conceitos relevantes para entender as novas relações de trabalho no século XXI, discutir sobre as novas habilidades para o trabalho, bem como levantar o exemplo do teletrabalho e outras perspectivas de surgimento e morte de profissões face ao fenômeno do veloz desenvolvimento das tecnologias.

QUAL SOCIEDADE?

Surgimento de uma nova sociedade: expressa das mais diferentes formas como sociedade em rede (CASTELLS), sociedade da pós-informação (NEGROPONTE), sociedade de inteligências coletivas (LEVY).

Novas terminologias expressavam uma das maiores reviravoltas sócio-econômicas da história, sem falar nas conseqüências políticas e relativas à reorganização do Estado. Tudo isso porque há ganho de eficiência e uma mudança de processos que representa o surgimento de novas formas de fazer as coisas.

A nova economia está nas idéias, no conhecimento, na inteligência. Por isso, capital e trabalho ficam menos antagônicos pois o verdadeiro capital passa a ser o capital intelectual.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com