TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA MANTA ASLFÁLTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Artigos Científicos: O USO DA MANTA ASLFÁLTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A umidade é um problema enfrentado pelo homem desde que ele utilizava as cavernas como sua moradia, onde se refugiava da chuva, de climas frios e de animais. A partir dessas intempéries o homem começou a buscar alternativas de métodos construtivos para a impermeabilização a fim de aprimorar cada vez mais a sua construção.

O primeiro método de impermeabilização utilizado no Brasil foi feito a partir da mistura de argamassa com óleo de baleia para revestimento de paredes e assentamentos. Um dos métodos tradicionais utilizados na atualidade na construção civil para evitar transtornos em relação à umidade é a utilização de mantas asfálticas, devido a grande confiabilidade que ela apresenta no sistema de impermeabilização. A impermeabilização correta na obra influencia diretamente na vida útil de uma construção, além de proteger as estruturas que ficam sob a ação de líquidos e gases. As mantas asfálticas são produzidas a base de asfaltos modificados e polímeros plastoméricos a partir de uma máquina específica para a sua produção, prontos para a aplicação e são usadas em piscinas, terraços, lajes, caixas d’ água, telhas entre outros, e sua aplicação deve ser feita apenas por profissionais especializados com a ajuda de um maçarico.

A aplicação da manta varia de acordo com o local, e o seu uso será conforme os respectivos índices de tração, alongamento, flexibilidade e espessura.

Existem empresas que são responsáveis somente por serviços de impermeabilizações, e a qualidade do serviço estará relacionado com o maior número de informações ou dados como áreas, número de pavimentos e tipo de ocupação.

1.1 JUSTIFICATIVA

Diante da problemática da umidade na construção civil as mantas asfálticas devem ser cada vez mais usadas por engenheiros e arquitetos, por terem uma maior qualidade na impermeabilização. Portanto o tema foi escolhido para mostrar a importância da impermeabilização e com todas as recomendações apresentadas espera-se que quando haja a presença de problemas decorrentes de filtração ou umidade o método a ser usado para combater esse problema seja a utilização da mata asfálticas, com todas os cuidados e normas técnicas para a execução desta impermeabilização.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Apresentar os diferentes tipos de mantas asfálticas e os seus respectivos locais de aplicação, incluindo as recomendações para o uso deste sistema de impermeabilização.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Caracterizar as mantas asfáltica na construção civil quanto aos seus índices de tração, alongamento, flexibilidade e espessura.

- Indicar os procedimentos genéricos para a correta execução dos serviços.

- Avaliar os principais problemas na ausência de um projeto adequado para a aplicação das mantas asfálticas.

- Conferir o tipo de acabamento desejado para o material.

- Mostrar os cuidados que devem ser tomados antes da aplicação das mantas asfálticas.

- Analisar quais as vantagens apresentadas pelo sistema de impermeabilização de mantas asfálticas.

- Conferir o tipo de acabamento desejado para o material.

3 REVISÃO DE LITERATURA

3.1 PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA MANTA

A máquina que fabrica a manta asfáltica tem aproximadamente 50m. Primeiro é passada uma bobina de estruturante limpa e esticada pelo lado direito da máquina onde há um tanque com asfalto a 200°C, em seguida passa pela água fria para endurecer. Depois uma face da manta é revestida com filme de polietileno e estampa da marca do fabricante. Nessa estampa que é aplicado o maçarico na hora da aplicação. Na outra parte vai o acabamento de alumínio ou outro material, e ela sai pelo lado esquerdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com