TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Do Gesso Na Construção Civil

Pesquisas Acadêmicas: O Uso Do Gesso Na Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O presente artigo tem como tema uso do gesso e dos produtos derivados do gesso na construção civil, são blocos, divisórias, pastas, forros a base de gesso. O gesso é um material frequentemente utilizado na construção civil e, em suas variadas formas, gera uma grande quantidade de resíduos. Os sistemas de vedação interna com gesso, além da redução de sobrecarga, também contribuem para uma melhor racionalização das atividades de produção. A aplicação da pasta de gesso pode substituir serviços de chapisco. Inicialmente foi realizada a pesquisa bibliográfica para coleta de informações e aprofundamento do tema proposto, para o posterior desenvolvimento do trabalho de conclusão. Na Construção Civil, peso é sinônimo de custo, consequentemente, sendo as paredes divisórias de blocos de gesso, ou de gesso Drywall, mais leves que as paredes divisórias em blocos cerâmicos. O uso de gesso na construção civil diminui os impactos naturais, com a produção de outros elementos utilizados na construção como, por exemplo, tijolo, cimento, etc.; favorecendo assim o meio ambiente e a qualidade de vida, tornando mais viável ambientalmente.

PALAVRA-CHAVE: Gesso. Blocos de gesso. Construção. Viabilidade. Econômica. Indústria

INTRODUÇÃO

É inegável a importância da indústria da construção civil quando se atenta para algumas de suas características estruturais: ela atua de forma significativa no PIB de qualquer país, sendo de 3% a 5% nos países desenvolvidos, e de 5% a 10% nos em desenvolvimento, e, ainda, absorve um número elevado de mão-de-obra, independente do nível de desenvolvimento econômico (BARREIRO JÚNIOR, 2003 apud CARVALHO, 2003).

O gesso é um material frequentemente utilizado na construção civil e, em suas variadas formas, gera uma grande quantidade de resíduos. Sendo assim, deve-se ter a preocupação com a forma de descarte destes resíduos. A utilização do gesso na construção civil é regulada pela Norma Brasileira de Regulamentação - (NBR) – 13.207/94. O gesso cola utilizado na construção civil é definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - (ABNT) como um gesso destinado à colagem entre si de elementos pré-moldados de gesso na execução de fechamento (parede e tetos), construído essencialmente de gesso e pequenas quantidades de aditivos (retentores de água, reguladores de pega, agentes de consistência, entre outros), podendo conter também cargas inativas. O gesso constitui uma alternativa como material de construção de diversificada e prática aplicação, rapidez na execução, isolamento térmico e acústico, resistência a incêndio, baixo custo e principalmente de qualidade. Sendo o Brasil o maior depositário do mineral gipsita, cujas características inerentes, contribuem fortemente para fazer do gesso um importante material de construção e potencial substituto para o cimento e seus derivados em muitas de suas aplicações, cresce a importância à análise dos impactos subsequentes ao seu emprego na construção civil. O consumo de gipsita para fabricação de cimento é restrito à região Nordeste, exceto no caso da produção de cimentos especiais. Isso se deve ao elevado custo do frete motivado pela grande distância que separa o pólo gesseiro do Araripe das fábricas de cimento de outras regiões do país. A grande vantagem na utilização do gesso é a rapidez, permitindo uma maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com